Sofrer com os que sofrem, sorrir com os que riem

Mais uma vez o mundo inteiro volta o seu olhar para o Haiti. Mas uma vez o País é surpreendido pelos fenômenos misteriosos que a mãe terra guarda dentro de si. Assim o Haiti e alguns países vizinhos foram surpreendidos pelo furacão Mathew, que não tinha como passar despercebido, por sua força incontrolável que devastava tudo que vinha pela frente. Casas, árvores, palmeiras e outros mais, tornavam-se um nada para ele. Levando consigo até mesmo muitas vidas. Assim vilas e famílias foram dizimadas.

 

Em Porto Príncipe, apenas sentimos o seu reflexos, mesmo assim parecia que as árvores iam sacar pelas raízes. Infelizmente em muitos lugares não só parecia como de fato tudo veio ao chão. Em muitas destas localidades estão presentes vários missionários brasileiros que ainda estão abalados com toda esta situação. Quando começam a falar ainda se emocionam muito e as  palavras cessam e as lágrimas fluem. 

 

A sensação é de que tudo está perdido, porém os brotos das bananeiras, e as árvores que conseguiram se erguer, apontando seus tímidos verdes, mostram que ainda há um pavio que fumega e não deixa morrer a esperança. A presença solidária manifestada nas mais variadas formas, fortalece as forças de quem parece ter perdido e mostra que ninguém está sozinho. Muita gente sensibilizada busca ajudar no que é possível. Assim a nossa comunidade religiosa, junto com os Frades Franciscanos visitamos alguns desses religiosos. O sentimento era só de gratidão. Não cessavam de nos agradecer e nas suas partilhas pareciam reviver tudo novamente. O objetivo desta visita, era um gesto solidário e fraterno e ao mesmo tempo buscar perceber quais são as maiores necessidades, que por sinal não são poucas. A falta de água, casas para construir, aumento de epidemias principalmente a cólera, a fome..., tudo isso são ações concretas e urgentes que deve-se tomar para que amenize de imediato o sofrimento do povo.

 

Portanto, nós, como grupos de missionários do Brasil, nos reuniremos e veremos como fazer para que as ajudas possam chegar a quem mais necessita. Com isso fortalecemos a nossa unidade e reacendemos a esperança de que nem tudo está perdido.

 

Lembramos também que nós aqui no Haiti nada faríamos se não fosse a generosidade de muitos brasileiros que não medem esforços de se unirem nesta corrente de solidariedade sobre tudo com os nossos irmãos mais necessitados.

Ir. Ideneide



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência