Vivência de Advento e Natal

Na Comunidade Missionária Santa Teresinha do Menino Jesus

 

Esse é o terceiro ano em que passamos o Natal aqui em Puyo-Equador. O primeiro foi o mais difícil, as saudades de como celebramos no Brasil, da família, o segundo um pouco mais tranquilo, e agora o terceiro com o coração já está sereno, as relações e os vínculos com as pessoas são mais profundas e intensas, aos poucos vamos nos adentrando no verdadeiro sentido do Natal acontecer no coração, como diz a música “o natal começa no seu coração”.

 

Iniciando o Advento,  me perguntava como vamos celebrar esse ano? Como fazer o presépio? Nossa comunidade fez retiro dia 30 de novembro com o belíssimo texto do Pe. Adroaldo: Advento: modo criativo de esperar. Foi como o clarear de um novo dia, quando vão saindo os primeiros raios até tornar-se tudo iluminado. Uma frase marcante foi: Advento não é aguardar alguém ausente; mas despertar para se fazer presente Àquele que está sempre presente. Também a liturgia de cada dia ia nos ajudando a sintonizar, a penetrar no que seria, Vem Senhor... O Salvador não cessou de vir, vem diariamente, vem para dar à nossa vida a profundidade e a largura de seu amor...

A natureza também se preparava, tivemos aqui no quintal 3 ninhos de passarinhos, que tiveram seus filhotes.

 

Dia 15 de dezembro iniciamos a novena em quase todos os setores da Paróquia, pois um já encerrou dia 17. O nosso canto sempre trazia à memória: Preparo minha casa, Jesus vai chegar, preparo também o coração, Jesus sempre chega em qualquer irmão. Nessa dinâmica, fomos preparando nossa casa, a Igreja, os grupos de mulheres, as famílias, as crianças, dando curso de Batismo.

 

Esse ano não pedimos roupas, cestas básicas, nem caramelos. A providência nos foi mandando. A cada hora chegava uma doação. Deu e sobrou, o grupo de Cáritas e a Catequese da Paróquia foram a duas comunidades indígenas mais distantes, ” compartir” a alegria do natal e doações.

 

Tivemos o retiro de Advento e dois compartir com os missionários do Vicariato. Momentos ricos de fraternidade e partilha de vida. Por tudo, damos graças ao Deus Menino, cantando:

ALEGRÍA, ALEGRÍA E PLAZER, HÁ NACIDO YA EL NIÑO EN EL PORTAL DE BELEN.

 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência