Conclusão de Curso

 Ensinar não é transferir conhecimento,

mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.

Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.  (Paulo Freire)

 

            É tempo de louvar e agradecer ao Senhor por todas as maravilhas que Ele realiza em minha vida. Há quatro anos iniciei em Barbacena MG, na Instituição Superior de Educação "Dona Itália Franco" Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG o Curso de Pedagogia. Realmente foi um tempo de muito confronto, trabalho, seriedade e conquistas, onde pude adquirir e compartilhar experiências as quais foram sendo confrontadas no dia a dia da missão em que estou inserida no Instituto "Onda Gomes". Educar é uma arte que vai além de alfabetizar o sujeito para  ler, escrever e efetuar contas. Educar é caminhar lado a lado com a pessoa é fitar os olhos do educando perpassando por toda sua história humana e familiar e a partir desse encontro proporcionar espaço de desenvolvimento integral desse sujeito cuidando para que realmente ele desenvolva sua personalidade com integridade e harmonia. Nesse sentido, a pedagoga é desafiada a despertar no aluno o que ele tem de melhor escondido em seu interior. 

            Esse momento, portanto, é de gratidão e alegria pela conclusão  do Curso de Pedagogia, pois, sabemos que a formação acadêmica nos prepara para o exercício técnico e consciente de uma determinada profissão. Acredito que para a Vida Religiosa um curso Superior além de nos preparar para uma profissão específica ele nos abre margens e principalmente nos instiga ao exercício da missão a nós confiada com segurança e responsabilidades técnicas mais assertivas.

            Agradeço à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência na pessoa das Irmãs Dazir da Rocha Campos, Superiora Geral e Maria Imaculada Resende Pereira, Superiora Provincial, pela confiança, apoio e principalmente pela oportunidade de aperfeiçoar minhas habilidade profissionais na intenção de melhor servir a Congregação. Agradeço com muita ternura minha querida Comunidade Santa Teresa D'Ávila, pela compreensão, incentivo e dedicação durante os anos da caminhada acadêmica. Enfim, gratidão a cada uma das Irmãs que sempre pude sentir a presença fraterna, atenciosa e amiga durante essa trajetória.

            Por tudo quero dar graças ao Senhor, e pedir a nossa querida Mãe Santíssima que nos abençoe e nos conduza no bom caminho da fidelidade e da fraternidade.

Irmã Luciana Flávia



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência