Visita Missionária em Moçambique

Visita Missionária a Moçambique

 

Com a missão, à nós confiada pelo Governo Geral, de conhecer a realidade eclesial de Moçambique, nós, Ir. Evanete e Ir. Mellina, chegamos neste país no dia 04 de junho p.p. para uma experiência missionária junto deste povo. No aeroporto de Maputo nos esperavam os frades carmelitas, Frei Lázaro e Frei Raimundo, que nos levaram para a sua comunidade na cidade de Matola, onde encontram-se Dom Frei Paulo Cardoso, Frei Sérgio e demais formandos. No dia seguinte, participamos da Eucaristia Na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, onde comemorou-se a festa dos Mártires de Uganda e mais tarde almoçamos na comunidade que tem esses mártires como padroeiros. Com muita festa, dança e alegria, como é próprio dos africanos. Dentre outras iguarias foram servidos dois pratos típicos: xima e cacanha. A xima é o angu feito com farinha de milho branco e a cacanha é uma planta amarga com a qual faz-se um caldo que acompanha a xima.

Durante a nossa estadia em Matola estivemos hospedadas com as Irmãs Dominicanas da Educação da Imaculada Conceição, que têm como missão a promoção das mulheres com curso profissionalizante de corte e costura; a alfabetização de adultos; reforço escolar para crianças e adolescentes; escola pré-primária para 123 crianças; lar para os idosos e centro de saúde e maternidade. No 3º dia de nossa chegada, tivemos uma bela surpresa, pois após o jantar as Irmãs nos presentearam com uma sacola e uma capulana (tecido próprio dos africanos utilizado para várias ocasiões). Este gesto de receber uma capulana tem o significado de realmente ter chegado em terras africanas.

No dia 10 viajamos para Nampula onde ficamos até o dia 05 de julho.  Nesta Arquidiocese encontramo-nos com o arcebispo Dom Tomé Makhweliha, da Congregação dos Dehonianos, a quem esclarecemos o motivo da nossa presença. Lá estivemos hospedadas com as Irmãs Carmelitas do Sagrado Coração de Jesus cuja residência é voltada à formação das postulantes, noviças e junioristas. Atende também algumas jovens universitárias como pensionistas.

Este período foi de idas e vindas durante o qual tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade das Igreja local. Para isto, participamos das celebrações eucarísticas e visitamos várias comunidades dentre elas: a Paróquia Nossa Senhora das Graças na cidade de Murrupula; a Paróquia de Santa Rita, nas várias comunidades da cidade de Caramaja. Visitamos os nossos missionários brasileiros aqui presentes: os Padres Missionários Claretianos, as Irmãs Combonianas, as Irmãs de Jesus Crucificado, Os Padres Scalabrinianos e conhecemos outras congregações missionárias.

A convite de Dom Luiz Fernando Lisboa, brasileiro, Congregação dos Passionistas, Bispo da Diocese de Pemba, em Cabo Delgado, seguimos para lá onde estivemos durante 01 semana e ficamos hospedadas com as Irmãs Pastorelas.

Conhecemos a missão de Nangalolo na cidade de Muidumbe e participamos das visitas pastorais na cidade de Metuge. Aqui também encontramos vários missionários brasileiros: Os Passionistas, as Irmãs Servas da Anunciação, As Pastorelas e outros.  

Testemunhamos a vida difícil e sacrificada do povo de Moçambique com o desafio da escassez de bens materiais e econômicos, a saúde precária e comprometida, uma população com o nível de educação muito reduzido e uma juventude sem perspectiva de futuro. Somente estando presente na realidade local que compreendemos a classificação econômica do país no quadro das Nações.

Ficamos encantadas com a alegria e entusiasmo que vimos em todos os missionários brasileiros aqui presentes, testemunhando grande amor pelo povo e o desejo de contribuir para o crescimento do país. Uma vez que oportuguês é a língua oficial em todo o país, somente as crianças muito pequenas não o conhecem, torna-se mais fácil o contato e diálogo com o povo.

Estamos muito felizes com esta experiência que nos enriquece e ao mesmo tempo interpela e sonhamos com a possibilidade de no futuro plantarmos neste solo africano o carisma de Madre Maria das Neves. 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência