Homenagem ao Colégio Nossa Senhora do Carmo de Teresópolis/RJ


Aluna em seu 1º dia de aula

Este lindo texto é da aluna Helena Carvalho, do 3º ano do Ensino Médio de 2016, e merece ser compartilhado, pois nas suas palavras, encontramos onde o Carmo deixa de ser uma escola e se torna uma família!

 

“Eu, como aluna do Colégio Nossa Senhora do Carmo durante quinze anos, sem nunca ter pisado em outra instituição de ensino, não poderia deixar de homenagear o colégio no qual cresci e me formei.

 

Há uma linha tênue que separa "ser humano" de "gente". Ser um ser humano é ter, simplesmente, um coração pulsando sangue, ser gente é ter a pulsação desse coração no ritmo da batida do coração de outros "alguéns". Num mundo em que as pessoas são qualificadas pela velocidade em que executam tarefas, estudar no Carmo é privilégio. Nesse colégio, aprendi a ser gente. A olhar para o lado, reconhecer habilidades infinitas de outras pessoas, ver o próximo como semelhante. No Carmo, aprendi que dois trabalham muito melhor que um, que amor nunca é demais e que humildade é fundamental na vida de qualquer pessoa. Dentro desses muros, nunca fui mais um número na chamada. Nasci ser humano, mas aqui me "gentilizei " em todos os possíveis sentidos metafóricos dessa palavra. Sou gente gentil. No Carmo, aprendi a ver o mundo muito além da física ou dos números complexos da matemática. Me habilitaram a enxergar além dos relevos aprendidos em geografia. Hoje, sei que a língua portuguesa vai muito além das orações coordenadas e subordinadas, já que um "bom dia" muda o dia de alguém. Nessa escola, entendi que a anatomia de biologia vai além dos ossos que tive que decorar, pois um abraço apertado, que une corações, vale mais do que qualquer corpo humano desenhado nos livros. Por fim, descobri de vez que a história vai muito além do último capítulo do livro escolar que li há umas semanas atrás. Porque a minha nova história começa agora. A última chamada foi a chave para a porta do mundo. Tal mundo que me chamará todos os dias. Porém, sem a oração da Irmã Arlete pela manhã, sem a Ângela colocando a turma para dentro de sala, sem o tio Lourenço dizendo que todas as meninas são modelos lindas, sem a tia Cláudia me ouvindo e me apoiando em todos os momentos que precisei, sem a famosa frase dos professores "tá fácil para quem estudou". Mas, não tenho o que temer. Afinal, tive formação em ser gente. E gente não tem medo do mundo, gente transforma o mundo. Obrigada Colégio Nossa Senhora do Carmo por ter me dado a melhor formação que eu poderia ter: simplicidade, humildade e coragem para a vida que me espera. Que venha a faculdade!”

 

Helena Carvalho, aluna do Colégio Nossa Senhora do Carmo de Teresópolis,

formada em 2016.


Último dia de aula 231/2016

Turma 231/2016


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência