UM RAIO DE ESPERANÇA...

Fechar uma comunidade, uma obra é um dos momentos mais difíceis na vida de uma pessoa. Não se trata de apego a lugar ou mesmo à obra, seja ela qual for. Vila Isabel, ficou fechada durante quatro anos, porém, uma luz no final do túnel apareceu, num momento significativo da nossa história como Igreja e Província, e um dos passos dados neste triênio, foi a reabertura da Comunidade de Vila Isabel.

Com a reabertura, novos parceiros foram chegando. Parceiros que vivem à sombra da história, esquecidos pela sociedade e desamparados pelas autoridades.

Somos convocadas  cada dia para:” como Igreja, sair para ir às periferias geográficas, URBANAS E EXISTENCIAIS – as do mistério do pecado, da dor, das injustiças, da miséria, aos lugares recônditos da alma, onde cada pessoa experimenta a alegria e o sofrimento do viver.”(Papa Francisco)

É isto que está acontecendo em Vila Isabel, um “Condomínio”, onde várias pessoas e entidades utilizam nosso espaço, antes desocupado, para buscar um pouco mais de dignidade e oportunidade para o resgate da cidadania.

No dia 15 de fevereiro começou a funcionar a ONG: ASM, que trabalha com crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade, formando-os através da música. E no dia 15 de abril teve início o “BAZAR DU BOM”. Um grupo de mulheres que angariam doações de qualquer espécie e vendem para os moradores da Comunidade do Morro dos Macacos, assim, conseguem complementar a renda familiar.

É a vida circulando naquele espaço que ficou vazio por tanto tempo. É gratificante, ver a chegada das crianças, as aulas de música e a correria daqueles que antes, só viam a escola por fora. Muitos nos contam que o sonho era estudar neste Colégio e que conseguiram.

O Bazar é desafiador para aquelas mulheres e, fico a pensar a cada dia que converso com elas, quão grande o sofrimento destas mulheres e homens, que buscam honestamente um sustento para suas famílias.

Aos poucos vamos colocando as coisas no lugar, consertando uma coisinha ali, conhecendo novas pessoas, ouvindo muitas histórias sofridas e escrevendo uma NOVA PÁGINA DA HISTÓRIA para este lugar tão significativo para tantas Irmãs que por aqui passaram.

Agradecemos ao Governo Geral pela reabertura do espaço e das Irmãs que, comigo, assumiram mais este desafio, pois, é desafiador trabalhar com grupos tão diferentes, mas que buscam a mesma coisa: SOBREVIVER.

 

Ir.Maria de Fatima



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência