CONGRESSO DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA NO NORDESTE

Nos dias 05 a 07/05/2017, na cidade de Caucaia – CE,  realizou-se o primeiro Congresso da Vida Religiosa Nordestina. Com o tema geral: “ Vida Religiosa Consagrada no Nordeste, convocada a intensificar a cultura do Encontro”. Com esta temática este momento foi esperado com muitas expectativas de alegrias e prazer de nos encontrarmos e juntos partilhamos a nossa missão em terras nordestinas. Não demorou muito para vivenciarmos esta experiência pois ao chegarmos o clima foi de muito acolhimento e reencontros com as Irmãs e Irmãos que há tanto tempo não nos encontrávamos.
 
Quanto aos temas trabalhados tivemos a graça de termos conosco o Irmão Raimundo (Jesuíta) que trabalhou com a dinâmica da Pedagogia do Encontro, apresentou, como pano de fundo, os discípulos de Emaús, onde Jesus é percebido a partir do momento em que ele se aproxima, caminha e conversa com os discípulos, senta-se com eles e no partir o pão Jesus é reconhecido. Os discípulos que antes estavam tristes e desanimados, se revigoram e reacendem a ESPERANCA. Percebe-se então que o encontro é diferente de proximidade, pois encontrar-se é diferente de aproximar-se. O encontro portanto é esse movimento gerador de Esperança. Os discípulos de Emaús ao encontrar-se  com Jesus,  abriu os olhos,  seus corações ardiam de esperança e saíram para anunciar Jesus Ressuscitado, portanto A ESPERANCA é a mola condutora da dinâmica do encontro. Irmão Raimundo abordou esta temática tanto no nível pessoal, institucional e organizacional, sempre ressaltando a cultura do encontro como relações humanizadoras e, que só é possível acontecer o verdadeiro encontro quando se tem abertura ao outro.
 
Fomos agraciados também pela presença da Irmã Annette Havenne. Ela reforçou que para acontecer a cultura do encontro precisa-se de uma motivação forte, que se chama ESPERANÇA e esta é  muitas vezes vivenciada, através da resiliência, do saber morrer pra depois renascer. Um exemplo muito claro que Ir. Anette lembrou foi o da bananeira que morre a cada cacho de banana que dá, porém os seus brotos são a continuidade desta bananeira que permanece mais viva e revigorada. Isso é a esperança, a âncora da nossa alma.
 
Da nossa Congregação participou deste Congresso um grupo significativo de Irmãs: Geralda Maria da Silva, Maria Eunice P. Vale, Terezinha Xavier, Joelma Gomes de Meneses, Eliane Damasceno, Rosilda de Souza Oliveira  e eu.
 
Irmã Ideneide do Rego


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência