Aplicações do modelo de Bohr

Os alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio - Carmo de Juiz de Fora - tiveram uma aula prática de Química com o professor Felipe Mageste. No Laboratório do Colégio, o professor demonstrou aos alunos algumas aplicações práticas do modelo de Bohr, anteriormente estudado em sala de aula.

O modelo de Bohr, também conhecido como modelo semiclássico do átomo, é um modelo atômico, desenvolvido em 1913 pelo físico dinamarquês Niels Bohr.

“Inicialmente, o professor fez o teste de chamas, em que os elétrons de minerais se excitam e liberam energia em forma de luz, cuja cor é característica de cada elemento. Para a experiência, foram utilizados os minerais sódio, estrôncio, cobre e bário, que liberam as cores amarela, vermelha, verde azulado e verde-claro, respectivamente. Depois, com a lâmpada negra, Felipe mostrou que alguns materiais adquirem energia e liberam luz visível. Esse fenômeno é chamado de luminescência. Os materiais utilizados foram: a vitamina B, o sabão em pó diluído em água e a clorofila”.

Marcela Francisquini Abreu, Primeiro Ano A – Ensino Médio



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência