EXPERIÊNCIA NO JUNIORATO

Sou a Irmã Lucenir Fernandes, natural de Unaí/MG. Atualmente resido na Comunidade Santa Teresa D’Avila, em Barbacena/MG e estou no 2º ano do Juniorato, última etapa de formação antes dos Votos Perpétuos.

Desde jovem fui chamada pelo Senhor aos serviços de Pastorais na minha Paróquia em Unaí e, desde então, a partir daí deixei-me encantar por Jesus Cristo e seu Reino e esse encantamento me conduziu à Fonte do Carmelo. Essa fonte que se traduz em Oração, Fraternidade e Missão e é aqui que o Senhor me proporciona a vivenciar a cada dia o seu amor e o serviço aos irmãos através da missão no Instituto Onda Gomes e pastorais. E é bebendo desta fonte do Carmelo que procuro vivenciar o meu objetivo desde o primeiro amor que é “ser toda de Deus”, em corpo, alma, pensamentos e atitudes. Ser integralmente de Deus e voltada para todos os irmãos.

Para a vivência deste ano em meu Projeto de Vida tenho como tema norteador “deixar-me envolver por seu Amor Misericordioso e transmiti-lo aos meus irmãos”.  Nele procuro realizar minhas aptidões dentro da minha realidade aqui em Barbacena nos trabalhos que me foram confiados pela Congregação no Instituto Onda Gomes, na qual estou atualmente como Diretora Tesoureira. Além disso, também desenvolvo três oficinas com as crianças, respectivamente: pintura em tecido, vagonite e teclado. Contribuo também na minha Paróquia auxiliando no serviço do Ministério da Extraordinária da Palavra, Pastoral da Comunicação, coordenadora da Catequese de adultos, o último sendo um trabalho com moradores de rua em situação de extrema vulnerabilidade social.

Seguindo o carisma e exemplo de nossa Madre Fundadora, Madre Maria das Neves, busco, sobretudo:

Servir a Deus com minha vida, procurando ter sempre os olhos fixos em Jesus Cristo, em sintonia e harmonia com o Senhor pela oração, no encontro diário com a Palavra, com a Eucaristia e a vivência dos Sacramentos, estudos, aprofundamentos e na vida fraterna da comunidade;

Aos pobres e enfermos procurando ser irmã de todos,servindo seja quem for sem excluir ninguém na prática da Misericórdia do ver, do compadecer, do fazer. Busco sempre fazer-me presente, procurando e enaltecendo sempre o melhor de mim para eles, pois todos os meus dons e talentos são presentes de Deus que devem estar a serviço dos irmãos.

Com a graça de Deus, sigo meu caminho, sempre guiada pela presença Trinitária, força constante e perene em minha vida. Sempre ciente que fui chamada a Vida Religiosa Consagrada para amar e servir e, um dia, como São João da Cruz poder dizer “Em Ti eu quero crer, te amar até morrer. Servi-te na alegria e na dor, pois ao entardecer do meu mortal viver, serei julgada pelo amor”.

 

Lucenir Fernandes de Araújo



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência