Despedida e Entrega da cruz missionária de Puyo

Parece que foi ontem que recebemos a cruz missionária das mãos do Bispo de Tena, no encerramento da nossa Assembleia Geral, em 31 de junho. E depois, com solene peregrinação a levamos para a Catedral, para agradecer a Deus nosso novo plano pastoral missionário.  Hoje, quando iniciamos o mês de agosto, entregamos a cruz missionária a nossa irmã Igreja de Macas, nas mãos do Bispo Mons. Néstor Montes de Oca.

A passagem da cruz por nossas paróquias foi uma manifestação do amor de Deus, que, a partir da cruz, desperta em nós o espírito missionário, fazendo arder em nossos corações a paixão apostólica que grandes missionários, como São Francisco Xavier nos ensinam, sabendo que não podemos ficar apenas como meros expectadores de tantos irmãos que caminham com sua cruz às costas estendendo suas mãos, solicitando nossa solidariedade e companhia.     

Nosso mundo, dizíamos, necessita de novos cireneus que ajudem a seus irmãos a seguir até o calvário, desafiando a dor e a fadiga, novos samaritanos que levantem do caminho a tantos próximos caídos, despojados de sua dignidade, feridos, marginalizados pela injustiça e egoísmo.

Jesus, a partir da cruz, continua fazendo dela, a cruz, o lugar de encontro, cruz que cura, que consola, que fortalece, que purifica, que salva. Sinal de bênção.  

Esta cruz peregrina, vinda da Bolívia, nos prepara para o próximo Encontro Continental Missionário, que será na Bolívia em 2018.

Hoje, o povo fiel, com alegria e fé, celebrou esta festa missionária da entrega. Muitos vieram de longe. Mais de uma dezena de sacerdotes concelebraram com seus bispos de Puyo e Macas o grande momento eucarístico. Missionários/as consagradas/os e leigos, vindos de várias paroquias se fizeram presentes juntamente com os anfitriões de Chuvitayu que prepararam com todo carinho esta festa.

Terminada a celebração da Eucaristia, a cruz se pôs a caminho, depois que o bispo de Puyo a entregou ao bispo de Macas. Na porta da capela, um grupo de jovens Chuar fizeram uma dança em frente a cruz, antes de iniciarem a viagem até Macas.

A despedida se fez com cantos e aplausos de todos os presentes, que regressaram a suas casas com uma grande lição: ser profetas de Deus neste mundo e missionários solidários comprometidos a serem os novos missionários de que a nossa Igreja necessita. A Cruz avança pela Amazônia abrindo caminhos e deixando pegadas de santidade e um respaldo ao nosso projeto pastoral das Santas Missões Populares.

Mons. Rafael Cob Garcia,

Bispo do Vicariato Apostólico de Puyo-Equador.

(tradução livre: Ir. Dazir)

Pode-se ampliar as fotos com um clik.



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência