II Caravana em defesa do Rio Tapajós

Nos dias 27 e 28 de agosto deste 2016, Itaituba-PA recebeu comunidades da nascente à foz do rio Tapajós, dos rios Teles Pires e Jurema, Mato Grosso até seu encontro com o Amazonas, para discutir seu presente e seu futuro.

 

A bacia do Tapajós hoje convive com planos sobre hidrelétricas, portos, hidrovias e mineração, como se seus habitantes não vivessem por cá. Pescadores, barqueiros, garimpeiros, ribeirinhos, indígenas, agricultores, extrativistas, artistas, trabalhadores urbanos e rurais, os povos do Tapajós vocalizam suas necessidades e demandas de desenvolvimento: que priorize a saúde, a educação, a cultura e a relação com o meio ambiente.

 

A Caravana é um encontro para esses povos decidirem metas comuns. "Dar voz a vários grupos de resistência, para unificar as forças em defesa dos povos e do Rio Tapajós. De 80 usinas Hidrelétricas 7 delas estão para serem construídas no Rio tapajós, em Itaituba. Fora o porto que já esta implantado em Miritituba.  Algumas Mineradora já estão causando sérios problemas de destruição e outros males como a prostituição de menores e a violência.

 

Esta Caravana contou com a presença de pessoas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro Mato Grosso, Amazonas  e Pará. Iniciamos com uma caminhada pelas Ruas da cidade. O Eixo temático foi trabalhado através de grupos e debates, noite cultural com exposições.

No domingo (28) encerramento com o abraço ao rio Tapajós que podemos ver no video: https://www.youtube.com/watch?v=CfgRCd8Meo0

 

Irmã Nelza, CDP



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência