Gestores dos colégios Carmo participam de encontro em Cataguases

Diretoras e coordenadoras dos colégios Carmo, de Cataguases, Viçosa, Juiz de Fora e Teresópolis, estiveram reunidas, no último sábado, 14 de março, na escola de Cataguases, participando do Encontro de Gestores Carmelitas. Com o grupo esteve, como palestrante, o Frei Cléber dos Santos, Carmelita Descalço do Convento Santa Elizabete da Trindade, de Brasília. O tema abordado foi a origem e trajetória da Ordem Carmelita.

A preservação e fortalecimento da identidade cultural carmelita, nos colégios Carmo, é a pauta que estará presente, também, nos encontros que estão por vir, com os professores, demais funcionários e estudantes das escolas, como informou a responsável geral por este movimento, Irmã Sônia Maria Estevam, do Carmo de Viçosa.

“Como Carmelitas da Divina Providência, queremos ser, neste mundo, sinais da ternura e da misericórdia de Deus. Sentimo-nos chamadas a viver relações de misericórdia, com palavras, gestos e atitudes humanizadoras, realizando nossa missão profética, a exemplo de Madre Maria das Neves (Fundadora da Congregação que conduz os colégios Carmo)”. Assim, o grupo de gestores carmelitas apresenta o horizonte de seu projeto.

Durante o sábado, com as gestoras carmelitas, Frei Cléber dissertou sobre a história da Ordem do Carmo, que surgiu em Israel, no Monte Carmelo, de uma experiência religiosa ocorrida nos séculos XII e XIII d.C., período da Média Idade Média, quando aconteciam as Cruzadas. O grupo de eremitas que viveu nessa região do Monte Carmelo foi obrigado a migrar para a Europa, onde a Ordem do Carmo foi aprovada pelo Papa Inocêncio IV, em 1246.

Além dos eventos com os educadores, estão programados momentos formativos para os educandos: Dia de Formação para os alunos do Ensino Médio, o Dia do Aluno Carmelita, a Semana Vocacional e o Encontro de Ex-alunos.

Integra-se aos eventos, também, a Novena a Nossa Senhora do Carmo e Festa do Profeta Elias, em que participam, anualmente, de 7 a 20 de julho, as comunidades educativas e eclesiais.

Luciana Mendonça de Melo

Assessoria de Comunicação

Colégio Carmo de Cataguases



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência