Carmo Conectado - Teresópolis/RJ

O Colégio Nossa Senhora do Carmo, de Teresópolis, não mediu esforços para desenvolver a sua Proposta Pedagógica em Regime Especial, em atendimento às exigências do atual cenário, por conta da pandemia do COVID-19. Para fazer a transição do ensino presencial para o ensino à distância, aulas remotas, houve envolvimento e dedicação de todos os setores pedagógicos e administrativos. Diante disso, o espírito de equipe, a união e profissionalismo foram fundamentais para essa transição de descobrir outras formas de fazer a Educação. Desde as orientações e diretrizes dos Órgãos da Saúde e da Educação, o nosso Colégio vem se destacando na cidade, com as ações rápidas e medidas tomadas, cuja prioridade é a qualidade do trabalho prestado nos processos ensino-aprendizagem, tudo de forma a manter um ambiente virtual, sem perder os valores fundamentais da Educação Carmelitana.

Contamos com um conjunto de ações, para pôr em prática o ensino, sem perder a sequência das atividades pedagógicas planejadas para o ano letivo. Desde o início, foram realizadas reuniões, encontros, treinamentos, diariamente, entre a equipe diretiva, equipe pedagógica, corpo docente e todos envolvidos. Além disso, estudos e pesquisa de novas tecnologias, metodologias e ferramentas virtuais para aplicar e, também, tutoriais, foram elaborados para ajudar os professores, estudantes e famílias. Em constante movimento, continuamos nessa dinâmica com todo suporte de TI, apoio e inovação, a cada dia, em nossas aulas.

Utilizamos como ferramenta a plataforma do Sistema Bernoulli, nosso material didático já adotado, o Google Forms ambiente, para aplicação das avaliações on-line, e o Google Meet, que é o ambiente das salas de aula. Na proposta, as aulas remotas são divididas em momentos de aulas Síncronas e Assíncronas.  O Carmo conectado permite que os professores criem ambientes vibrantes de aprendizado. Além da programação do conteúdo curricular, os professores desenvolvem atividades e projetos on-line para entreter os estudantes nesse período, atrelados ao conhecimento, pois entendemos que é importante priorizar – mais do que nunca – o desenvolvimento das competências socioemocionais, como: resiliência, automotivação, autonomia. Além das competências múltiplas nas áreas do conhecimento, oferecendo, de maneira lúdica, situações de aprendizagem no ambiente virtual e doméstico. Assim, além de manter os vínculos entre os integrantes da família carmelitana, promove, também, um espaço prazeroso e acolhedor, para dar sequência às atividades pedagógicas. Confira algumas das nossas atividades:

 

- PROJETO RECREIO INTERATIVO  (6º ano do EF ao EM) visa ajudar os estudantes, professores e familiares a criar oportunidades, para que os mesmos compartilhem momentos de brincadeiras e descontração, no intervalo das aulas remotas. Ocorre uma vez por mês, envolvendo toda a família carmelitana em uma sala virtual. A cada mês é um tema. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril, e o tema abordado foi a Celebração da Vida – Páscoa. O professor Claudenilson José (História) abrilhantou a atividade com sua alegria, cantando e envolvendo a todos. Foi um sucesso.

 

- PROJETO DESAFIO CARMO (6 º ANO DO EF AO EM) faz parte da proposta de empreendedorismo e projeto de vida, desenvolvida no colégio. A cada semana, um professor lança um desafio para os alunos, e todos participam. Estamos no terceiro desafio: O primeiro desafio foi “Meu Pet”, o segundo Desafio, “Meu objeto especial”, e terceiro Desafio  “Meu livro preferido”.

 

- Oferecemos também os Simulados on-line, nos moldes do ENEM, para os alunos do Ensino Médio. Os Simulados são elaborados pelo Bernoulli, e os alunos obtêm os resultados via TRI. O 9ºano do Ensino Fundamental também realizou um simulado, elaborado pelos nossos professores. Mantemos o foco de preparar os estudantes para sucesso nas avaliações externas e ENEM. Além dos Simulados, as avaliações acontecem também on-line.

 

- Debate em Sociologia: “Racismo Reverso” foi o tema escolhido pela profª. Natacha, para trabalhar com as turmas da 2ª série do EM. O vídeo de standup comedy foi apresentado como introdução ao debate. Nesse debate, o aluno protagonizou o momento de fala, conseguindo coadunar a teoria a exemplos do dia a dia e nos meios artísticos, sua área de interesse.

 

- BATE PAPO DE ATUALIDADES

Aconteceu, no dia 05 de abril, um Bate Papo – Café com o Mundo – envolvendo os alunos do 9º ano do EF e séries do EM. De forma descontraída, os alunos e professores conversaram em uma sala virtual, com os convidados Felipe Medeiros - Espanha– estudante de Medicina , Débora Rocha – Irlanda – ex aluna do Carmo, estudante de Confeitaria, e Luciana Su Wer – China – ex aluna do Carmo , estudante de Comércio e Economia. O tema abordado foi o COVID-19 nesses países, e como é a vida nas faculdades no exterior. Uma manhã de grandes trocas e aprendizagem.

 

O Carmo, mais uma vez, inova e decola, unindo toda a sua equipe, no compromisso de continuar com a Educação de qualidade, respeitando a Vida, a Família e Saúde. Estamos em um momento  de desafio e de novas oportunidades e descobertas, para alunos e professores. Todos os trabalhos encontram-se nas nossas redes sociais e site.

 

Profª Ana Clara M. Coutinho

Coordenação Predagógica – EF Anos Finais e EM



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência