1ª Profissão Religiosa

No dia 8 de Setembro de 2020 – Festa da Natividade de Nossa Senhora – fiz minha profissão religiosa na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. A Celebração Eucarística aconteceu na Igreja da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes – Viçosa/MG, e foi presidida pelo querido Pe. Paulo Dionê Quintão, pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, e concelebrada pelos padres José Evangelista Gomes, vigário na Paróquia Santa Rita de Cássia, e Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Devido à pandemia do novo Corona Vírus, houve poucas Irmãs presentes na Celebração, e também sem a presença dos meus familiares e amigos. Assim, a Missa foi transmitida pelo Youtube da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e da Paróquia Santa Rita de Cássia, possibilitando a participação de todos que gostariam de se fazer presentes. Esse momento foi celebrado com unção e amor.

Com palavras entusiásticas, Pe. Paulo Dionê me encorajou a carregar sempre, em minha “mochila”, a Fé e a Humildade, a exemplo de Nossa Senhora, que acolheu sua Missão, e se abandonou confiante nos braços ternos do Pai. Ainda trouxe, em sua reflexão, a imagem de Maria ao pé da cruz, que soube perseverar na fé, abraçando o Projeto do Pai. “...cultive essa humildade e fé nas promessas de Deus, para que o Senhor concretize na sua vida o propósito que Ele tem...” Pe. Paulo me lembrou que não estou sozinha nesta jornada, e que sempre devo me recordar daqueles que caminharam e que caminharão comigo.

A seguir, Ir. Maria Imaculada Resende Pereira – Superiora Geral, acolheu minha Profissão Religiosa. Enquanto assinávamos a fórmula, cantamos: “Virgem Mãe dos Carmelitas, vossa bênção derramai, sobre os Filhos rumo ao Pai...”.  Pelas mãos de Ir. Leonor de Jesus Garcia, recebi o Escapulário do Carmo, como sinal visível do meu compromisso de estar sempre a serviço de Deus e dos Irmãos, a exemplo de Nossa Senhora.

A minh’alma engradece o Senhor por este momento especial na minha vida. Agradeço à Congregação pela acolhida fraterna e apoio; a minha família, pelo estímulo na caminhada; às minhas formadoras – Ir. Terezinha Rodrigues de Lima (Mestra de Aspirantes), Ir. Sebastiana Pereira Pires (Mestra de Postulantes) e Ir. Rita de Cássia Silva (Mestra de Noviças), que, com ternura e firmeza, me ajudaram a crescer no Seguimento de Jesus Cristo, e a me encantar pela Missão da Família de Madre Maria das Neves. À Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, pelos trabalhos pastorais que experienciei neste tempo de formação e por nos ter cedido o espaço para a Celebração e confraternização. O( Bom Deus os recompense com infinitas graças. Gratidão aos Irmãos (ãs) de caminhada, das muitas comunidades onde passei, Deus os abençoe, por me terem ajudado a amadurecer meu chamado à Vida Religiosa Consagrada. Meu carinho e ternura à Ir. Alenir Pedrosa que, com criatividade, confeccionou o convite para minha 1ª Profissão, e, pelas Redes Sociais da Congregação promoveu toda a divulgação desse momento. Muito obrigada à Comunidade do Noviciado Nossa Senhora do Carmo, pelos dois anos de convivência fraterna, apoio e suporte na formação. Minha gratidão e ternura às Irmãs da Comunidade da Casa Central e a Ir. Júlia Antônia dos Passos, pela presença fraterna, nos ajudando na organização da casa e da liturgia.

Fui envolvida de profunda alegria, gratidão e confiança em Deus. Meu coração recordava com carinho todo processo vocacional percorrido até aquele momento. Eu me senti amada pelo Senhor e por meus Irmãos (ãs) – que, com telefonemas e mensagens, me enviaram apoio e incentivo.

Que a Festa da Natividade de Maria, nossa Mãe, em que confirmei minha pertença a Família de Maria das Neves, pela Profissão dos Votos, me ajude a caminhar com olhos fixos no Senhor, para que, pela graça de Deus, eu renove, no cotidiano da Missão, meu compromisso de “servir a Deus, aos pobres e enfermos!”. Sigo confiante e, como o salmista, exclamo: “Exulto de alegria no Senhor!”

Irmã Beatriz Marques Dias



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência