MISSÃO NA REGIÃO DE MONTALVO E SUAS COMUNIDADES - MÊS DE DEZEMBRO 2020

Na quinta-feira, 3 de dezembro, partiu do Puyo a equipe formada por Vicki (Ana Victoria Muñoz) coordenadora da zona 6, padre Mauricio Espinosa e hna. Gorete Alves. Voamos com os militares, esperando desde as 7h, mas só às 14h30min viajamos. No porto (Batalhão), nos aguardava Aurea Santi, catequista e coordenadora da catequese, e a Prof. Juana, catequista de Montalvo Centro. Começamos a aventura no rio Bobonaza, em direção à casa de missão, em Boveras. O rio estava crescido e bom para navegar. Ao chegar, organizamos a casa, preparamos as músicas e alguns detalhes das diferentes celebrações e sacramentos: Batizados, Confissões, Eucaristia, Crisma e Casamentos. A Comunidade de Pukayaco celebrou a Festa Cultural de sua comunidade e a mudança de lideranças e autoridades. Foram dias intensos, de muitas atividades, alegria e prazer, de ver as pessoas felizes com a presença dos missionários, e com a possibilidade de realizar os sacramentos, após esse momento difícil de pandemia. Todos os dias, éramos acompanhados por missionários-catequistas dali mesmo: adultos, jovens e crianças que, com disposição e alegria, subiam à canoa conosco, enfrentando a chuva, a lama, o frio. Eu, pela primeira vez, vivendo essa experiência, encantada com a exuberância da vida, a selva, o rio, o céu estrelado, sentindo o vento, a chuva a nos molhar, o silêncio. Viajamos para a comunidade mais distante, Teresa Mama, 6 horas em canoa, entre chuva, canto e sorrisos. Esperavam-nos dois casais, 14 batizados e uma crisma. Eles dançavam e tocavam seus tambores, indicando que havia festa. Depois de comer na casa dos dois casais, voltamos para Boveras, com direito a desfrutar de uma chuva forte, seguida de um belo pôr do sol. Eles nos ofereceram o melhor que tinham para comer e beber, a carne da selva e a chicha. A todos falamos e cantamos o amor de Deus. 

 

A missão foi realizada em 8 comunidades e no batalhão.

 

Foi muito emocionante abençoar um novo cemitério na Comunidade de Playas Moretal, com todos os traços e costumes típicos de sua cultura. Colocado no topo da montanha, leva-se horas para chegar lá, deslizando por uma caminho de difícil acesso e pura selva.

Vale ressaltar que os jovens caminham 2 horas, para chegar à escola, às 7h, em Montalvo. 

As crianças chegam em canoas, para estudar em Boveras, trazendo seus livros sem qualquer proteção; não têm mochilas ou bolsas.

 

As pessoas vivem com muita simplicidade, andam por aí de botas, ou descalças (mulheres). Eles cultivam mandioca, banana, papa china mamão, criam galinhas e patos. Levei algumas sementes de feijão guandu, e doamos para eles semearem. Houve muito interesse, várias pessoas quiseram a semente. Também trouxemos sementes de flores, mandioca, banana, limões, e alegria em nossos corações, por ter compartilhado a fé e a vida. A casa de missão está preparada, com uma linda imagem de Nossa Sra do Carmo, água encanada, energia solar, etc, esperando alguma Congregação, com gente valente, que se anime a servir aí. Obrigada, Senhor, por Sua presença viva nesta selva viva!

 

  Ir. Gorete Alves, Comunidade de Puyo



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência