Colégio Carmo de Cataguases promove gincana com metodologias ativas de aprendizagem

Estudantes criam murais multimídia com slides, vídeos, imagens e links para outros aplicativos

"Olhares para a vida" foi o tema da Semana do Carmo 2021, a tradicional gincana científica e cultural do Colégio Carmo de Cataguases, realizada online, nesta semana, de 14 a 17 de julho. Participaram, competindo entre si, as 12 turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

A partir da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, os estudantes se encontraram em 74 grupos, por videoconferências, nos dois primeiros dias do evento. Foram orientados a criar documentos compartilhados, virtualmente, para edição de slides e vídeos. O resultado foi a publicação de um total de 184 trabalhos, todos postados pelas próprias equipes, em murais multimídia e interativos (os Padlets), que já estão abertos à visitação da comunidade estudantil, em links disponíveis no site da escola: www.colegiocarmo.com.br.

Professores, e os próprios alunos, se surpreenderam com a criatividade das equipes durante as apresentações, realizadas na manhã de sexta-feira. Além de slides científicos e culturais e links para diferentes aplicativos tecnológicos, os Padlets apresentam vídeos em que os estudantes aparecem, ora dançando, ora recitando poesias, ora discursando.

Com indicações das turmas, foi criada também uma playlist da Semana do Carmo no Spotify.  Esta foi uma das "tarefas especiais", intitulada "Músicas que embalam nossa vida", com uma seleção de 26 sucessos, cujas letras apresentam uma visão positiva da vida e dos valores humanos.

O clima descontraído e festivo característico das Semanas do Carmo, um evento anual realizado pela escola, chegou às videoconferências. Usando fantasias coloridas ou backgrounds digitais nas cores definidas para cada turma, tanto os alunos quanto os professores aproveitaram para confraternizar, ora reunidos com a série toda, ora com os grupos de quatro a cinco estudantes.

Como acontece todos os anos, foi realizada, paralelamente, a campanha de arrecadação de alimentos, que serão doados para instituições assistenciais locais.

Parabenizando os envolvidos no evento, a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares, afirmou: "Meu agradecimento pela colaboração de todos os profissionais da escola, no apoio para a realização de nossa Semana, e aos alunos, por sua dedicação e comprometimento no cumprimento das tarefas propostas."

Luciana Mendonça de Melo

Colégio Carmo de Cataguases



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência