Em Preparação ao Capitulo Geral

Rio de Janeiro, 19 e 20 de maio de 2018.

 

O primeiro encontro em preparação ao XVIII Capitulo Geral Ordinário da Congregação. Iniciou-se na manhã do sábado, dia 19 de maio, com a Eucaristia celebrada pelo Assessor canônico Pe. Jawy Chagas Ramos.

 

As frases que mais marcam esse tempo foram: Unificar para reavivar, e o mantra Deus nos dê um espirito de Unidade, conforme Jesus Cristo. E foi isso que marcou nosso encontro, com todas as Irmãs do Governo Geral, algumas Irmãs do Regional Nordeste, algumas Irmãs da Província Madre Bernadete e da Província Madre Maria das Neves, formando um grupo de 59 Irmãs.

 

Algumas reflexões nos ajudam na vivência desse momento, como as Palavras da Ir. Dazir nos recordando que nosso modelo de Unidade é a Santíssima Trindade.

 

Outras reflexões do Assessor foram nos ajudando a clarear nosso processo de Capitulo retomando a unificação da Congregação. Unificar para reavivar.

A vida Religiosa é sempre profética, angustiada, busca caminhos novos para ser fiel ao seguimento de Jesus Cristo.

O carisma ultrapassa o limite da comunidade.

A unificação começa dentro de nós. A unificação já existe na Congregação, o que está em estudo é a forma de governo. 

Fomos convidadas a deixar-nos modelar, pois tudo nasce do coração. A semente de Deus está em cada uma de nós.

 

Após alguns esclarecimentos desse processo de unificação, recebemos um texto, onde se faz uma leitura das formas de organização já vividas na Congregação, para trabalharmos em grupo. Observou-se que, a cada duas décadas aproximadamente, houve necessidade de rever a forma organizacional da Congregação que se estava desenvolvendo. No plenário foi feita a partilha do que se observou no estudo e houve oportunidade de esclarecimentos

 

No domingo iniciamos o dia com a missa de Pentecostes, pedindo os dons e a luz do Espirito Santo para guiar-nos.

O dia foi dedicado à revisão, do Diretório Geral, a partir da síntese e observações feitas em comunidade. Seguido de partilha no plenário.

Encerramos do dia com uma avaliação e a oração.

Irmã Creusa da Costa Lima



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência