ESPIRITUALIDADE DO CARMELO


Nossa Senhora do Carmo
No coração da Madre Fundadora estava gravado um selo indizível que ela traduziu ao escolher a espiritualidade do Carmelo para iluminar o carisma “Doar a vida a Deus aos pobres e enfermos”.
 
Nas várias fases da nossa história encontramos pessoas que nos ajudaram conhecer e aprofundar as fontes do Carmelo. 
 
Ao receber a Regra do Carmo Maria das Neves vislumbrou um caminho a ser percorrido nesse grande manancial. Percebeu então duas colunas fortes que sustentam oitocentos anos de vivência.
 
O Profeta Elias mostrou-nos a dimensão profética da nossa Missão na Igreja. A caminhada de Elias, cheia de aventuras, fez-nos buscar o livro dos Reis e reconhecer ali um processo encantador de fidelidade à Aliança, de zelo incansável pelas coisas de Deus, de lutas e tropeços, de conversão e de completa entrega nas mãos da Divina Providência. Maria, a Senhora do Carmelo, entrou na família de Madre Maria das Neves de muitas maneiras: Santa Maria do Monte Carmelo, Senhora do Lugar, Virgem do Escapulário, Flor do Carmelo, uma ladainha de nomes.
 
Nossas Irmãs de todas as épocas derramam abundantes louvações à Nossa Mãe Santíssima do Carmo através de poesias, cânticos, saudações, súplicas, palavras de amor. Brotam facilmente as expressões mais belas para homenagear essa Mãe, Mestra, Irmã, Amiga!
 
A Congregação bebeu na Fonte da Ordem do Carmo, desde sua filiação. Os Superiores Gerais, cada um na sua época, foram solícitos em nos oferecer ocasiões de aprimoramento da espiritualidade carmelitana. Podemos citar alguns colaboradores que fizeram história conosco nos últimos cinquenta anos aproximadamente. Todos com competência e amizade fraterna. 
 
Frei Vital Wilderink no aprofundamento da mística do Carmelo; Frei Carlos Mesters, nos levou à fonte da Palavra de Deus e despertou nosso ardor pela Leitura Orante da Bíblia; Frei Emanuelle Boaga, elucidou os muitos aspectos históricos da Ordem: Reformas, Santos e Santas Carmelitas, Regra do Carmo; Frei Domingos Fragoso nos apontou a importância da integração da Família Carmelitana no Brasil e na América Latina. Dom Paulo Cardoso acendeu a chama de um Carmelo em Missão.
 
A Congregação participou intensamente dos encontros e cursos promovidos pelo INTERCAB (Intercâmbio do Carmelo no Brasil); pelo FOCAL (Formação de Formadores da América Latina); PABI (Projeto e Aprofundamento Bíblico). Esses Cursos e encontros favoreceram o enriquecimento mútuo, o crescimento da fraternidade, a irradiação do carisma, a integração com outras Congregações Carmelitas. No exercício de troca de conhecimento e vivência da espiritualidade do Carmelo os laços se estreitaram e são muitos os colaboradores. 
 
Os textos, as publicações em livros e outros meios de divulgação, são em grande número de modo que é sempre novo o Esplendor do nosso Carmelo. 


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência