Livros
DO “AMPARO” PARA O CARMELO DA “PROVIDÊNCIA”
Um dos exercícios fascinantes que nos enredam é puxar pela memória!
Na memória, buscamos os arquivos e somos capazes de evocar sentimentos mais variados, e falar das coisas da alma. Neste texto, estamos recordando a trajetória de Irmã Bernadete da Imaculada Conceição.
Imaginemos uma estante, onde depositamos os porta-retratos da avó, do pai, o Sr. Manoel Antônio, dos tios e de duas irmãs, Antônia e Constantina; em destaque, uma menina de oito anos, chamada Carolina Rosa. Na parede, em um dos cômodos, está um painel, exibindo a Casa do Amparo, em Petrópolis, lugar onde Carolina cresceu, foi educada na fé e nas virtudes cristãs. Entre outros, os lugares preferidos eram: a capela, a gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, o quarto da Mamãezinha. Sem esquecer as pessoas: Padre Siqueira e umas Senhoras bondosas, vindas de Além-mar com a missão de amparar pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente, crianças e idosos.
“Eu vos agradeço, Senhor, por me terdes guardado naquele santuário sob as vistas da poderosa Mãe Santíssima do Amparo” (2ª estância).
Convém fazer uma pausa para contemplar o nascimento de Carolina no dia 03 de maio de 1874, em Vassouras/RJ. Mergulhemos no Mistério de uma alma vocacionada para Deus, preparada para dar continuidade ao projeto fundacional de Irmã Maria das Neves.
Qual é a essência dessa menina, foco da nossa contemplação?
CAROLINA, Menina que soube comunicar o sonho!
A presente Obra narrada, de forma simples e atraente, mostra um pouquinho da História da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Desde o seu início, vê-se, na História dessa Família Religiosa a “Mão da Divina Providência”.
Como destaque, entre tantos atos de amor e de proteção de Deus, trazemos a figura de Carolina, a futura Madre Bernadete, como uma “pedrinha” de fundamental importância para a construção e para a propagação do Carmelo de Madre Maria das Neves.
É importante perceber como as medidas iniciais tomadas foram fundamentais para a existência do novo Carmelo no coração da Igreja.
Acreditamos que você poderá facilmente entender o porquê do título: CAROLINA, Menina que soube comunicar o sonho! Vamos lá! Mergulhe com todo o seu carinho nas páginas deste livro!
CARMELO Jardim de Deus
Na prateleira infantojuvenil, faltava uma história: a do Carmelo. Agora não falta mais, porque Irmã Sebastiana Pereira Pires, inspirada por seu talento de desenhista, brinda-nos com sua obra: “Carmelo - Jardim de Deus”.
Em primeiro lugar, precisamos ter a ideia do que é um jardim com sua grande variedade de flores, de cores, de formas, de tamanho e de perfume.
O título que ela deu ao livro nos lembra do sonho de Deus, o Paraíso! No Paraíso de Deus, experimentamos as maravilhas da Criação. E, assim, capítulo por capítulo, a autora nos convida a contemplar a história dos e das Carmelitas, com seus personagens, lugares e até façanhas.
No primeiro capítulo, nós vamos conhecer quem são os primeiros carmelitas que viveram no Monte Carmelo. O personagem principal é o Profeta Elias.
O segundo capítulo apresenta novos personagens e uma interessante trama envolvendo rei, rainha e o sistema de governo da Idade Média. Aprendemos quem é a Senhora do Lugar.
O terceiro capítulo faz um convite audacioso: continuar construindo o “Carmelo - Jardim de Deus”.
O Carmelo passou por muitas mudanças, e, cada vez, era preciso se adaptar; o que não foi fácil. Uma das mudanças que desejo chamar a atenção é a missão que exercemos nas Escolas. As educadoras Carmelitas têm um jeito próprio de exercer a nobre tarefa de acompanhar o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Aqueles que desejam aprender, nas áreas do afeto, da espiritualidade, da vida cristã, gostam de estudar nos Colégios dedicados à Nossa Senhora do Carmo.
MADRE MARIA DAS NEVES, Pequena estrela que não quis brilhar
Já no título deste livro, “Madre Maria das Neves, a pequena estrela que não quis brilhar”, vê-se a singeleza de uma alma apaixonada e que não tinha outros olhares senão para o seu Amado. Assim foi a Estrela Madre das Neves. Ela preferiu brilhar somente para Jesus. Então, mesmo sem perceber, o seu brilho foi irradiado. E, assim, nasceu dela, a partir da luz dEle, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência; uma Família Religiosa no coração da Igreja e no mundo.
COM MARIA, EM BUSCA DO CARMELO! NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
É com muita alegria que apresentamos a você o livrinho da Novena de Nossa Senhora do Carmo, infanto juvenil, intitulado: "Com Maria, em Busca do Carmelo" de autoria da irmã Sebastiana Pereira Pires.
A autora, brincando com as letras e com os bonitos desenhos, nos conta a história linda deste Jardim florido que é o Carmelo.
O Carmelo é um dos locais mais lindos e coloridos da Terra de Israel, a prática de Jesus e de Nossa Senhora. Suas montanhas floresciam como um jardim - por isso, seu nome "Jardim florescente", tendo, abaixo, a beleza azul do Mar Mediterrâneo.
Ali morou o Profeta Elias. Depois dele, também o Profeta Eliseu e muitas pessoas foram morar naquelas montanhas, retornando a memória profética de Elias, e se comprometendo a viver sua missão: -ser fiéis à Palavra de Deus, zelosos por Seu Nome Divino, Sua honra, e ajudando o povo na fidelidade ao seu verdadeiro e único senhor.
Seus moradores, os primeiros carmelitas, prepararam um lugar de honra para a Mãe de Jesus e nossa. Os primeiros Carmelitas tinham muita afinidade com Maria. Eles a consideravam com sua Irmã maior. Maria é a Mãe do Carmelo, Nossa Senhora do Escapulário. Ela nos chama a viver como seus irmãos no Carmelo, a Fraternidade no Carmelo. Com Maria, é mais fácil chegar a Jesus! Jesus, o doce Amor de Maria! Maria, aquela que soube ler, viver e praticar a Palavra!
No Carmelo, encontraram um local adequado à sua busca de silêncio, meditação, rico da memória profética de Elias e seus seguidores. Eram conhecidos como Carmelitas, mesmo depois de se espalharem por outros lugares.
Sua veste distintiva era uma capa, lembrando o seu modelo, o Profeta Elias. Mais tarde, conforme o costume da época, adotaram, também, o escapulário, veste própria dos servos, caindo dos ombros, sobre o peito e as costas, como um avental.
Vamos passear por este jardim tão bonito que Irmã Sebastiana nos apresenta?
Aprofundamento Bíblico Atos dos Apóstolos
A obra: "Aprofundamento Bíblico Atos dos Apóstolos" traz reflexões em torno das primeiras Comunidades Cristãs, buscando recordar, hoje, o Coração pulsante do Espírito Santo a animar a caminhada dos cristãos. Este livro nasceu do desejo de continuar o Aprofundamento Bíblico na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, na dimensão da espiritualidade, em conformidade com o planejamento do sexênio 2019/2025. A Equipe de Aprofundamento Bíblico, Irmãs Marlene Frinhani, CDP, e Mellina Clemente Botelho, CDP, nos apresenta, de forma reflexiva e ilustrativa, os estudos a partir do livro dos Atos dos Apóstolos, os roteiros de maneira dinâmica e interativa. Destacamos nove temas para o nosso Aprofundamento, usando a metáfora de uma viagem de trem. Nas estações, pessoas entram e saem. Nesta viagem, são permitidas as paradas, mas, vamos deixar para descer só na última estação. Recordar o conteúdo desse livro poderá ser um incentivo para compreendermos a dinâmica sinodal proposta pelo nosso querido Papa Francisco. Somos uma Igreja que nasceu pequena, como um grão de mostarda, e que se expandiu para todas as nações. O pequeno grão continua dentro dela, o ardor e a fortaleza do Espírito Santo. As Comunidades de fé alimentam o ardor no coração da Igreja. E assim possamos anunciar a Boa Notícia com ardor e amor!
CAROLINA MENINA QUE SOUBE COMUNICAR O SONHO!
Carolina é a história de uma Religiosa Carmelita da Divina Providência, que, no encantamento por Jesus Cristo, passou pelo mundo aproveitando todo o seu tempo e esforço para comunicar o amor. A menina viveu e cresceu em ambientes favoráveis ao seu desenvolvimento humano e cristão. Aos doze anos, fez sua primeira Eucaristia e, a partir de então, jamais deixou a companhia do doce e amável jesus. Assim, concretizando o ideal de ficar para sempre em intimidade com Jesus Cristo, ela procurou, mais tarde, a Vida Religiosa Consagrada e, após passar por duas experiências de famílias religiosas, ingressou na iniciante Congregação das irmãs carmelitas da Divina Providência, na qual recebeu o nome de Madre Bernadete da Imaculada Conceição. Foi Madre Bernadete uma presença definitiva para a construção da história da nova família religiosa no coração da Igreja.
MADRE MARIA DAS NEVES, A PEQUENA ESTRELA QUE NÃO QUIS BRILHAR
Apresentamos-lhes, com alegria, o livro Infanto Juvenil: "Madre Maria das Neves A Pequena Estrela que não quis brilhar", de autoria de Irmã Sebastiana Pereira Pires - CDP. De maneira graciosa, Irmã Tiana traz para nós, nesta obra literária, um pouco da vida de Madre Maria das Neves, Fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Numa linguagem direcionada aos jovens e crianças, com belas ilustrações, também, de sua autoria, o pequeno leitor adentra no universo da leitura, conhecendo um pouco mais da História das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.
Coleção – Vasos de Barro e seus Tesouros
Volume IV – Confidências de Irmã Maria de Santa Joana D’Arc
O quarto volume da coleção “Vasos de Barro e Seus Tesouros”, conta a história da Irmã Maria de Santa Joana d´Arc. Irmã Marlene Frinhani nos apresenta a riqueza dessa “Carmelita da Divina Providência. Ela deixou-nos um legado precioso como pesquisadora, historiadora, escritora, compositora musical, poetisa, desenhista e educadora. Com seu estilo peculiar, esmerou-se ao pesquisar a história da Congregação, buscando precisão ao citar pessoas, fatos ocorridos, datas e contextos. Graças “a esse senso histórico e preciso dos acontecimentos, podemos apreciar suas Confidências”. Ocupemo-nos em conhecer seus escritos, mergulhando no mistério profundo de sua existência. Ao contemplar a beleza da vida de nossa Irmã Maria de Santa Joana d´Arc através de suas Confidências, percebemos o quanto foi conduzida pela Divina Providência. Assim, vamos aos poucos conhecendo a herança deixada por Irmãs que nos antederam na “trilha” de Madre Maria das Neves.
Irmã Maria Tereza de Jesus
Coleção – Vasos de Barro e seus Tesouros
Volume III – Irmã Maria Tereza de Jesus – Resumo da vida de uma alma amante de Jesus
Neste terceiro volume da Coleção “Vasos de Barro e seus Tesouro”, temos a alegria de trazer as anotações autobiográficas de Irmã Maria Tereza de Jesus (Maria do Carmo Chaves) que a nossa querida Francis Paulina Lopes da Silva, da Fraternidade de Carmelitas Leigos de Viçosa, organizou com todo carinho e cuidado. Não só organizou, mas mergulhou com atenção contemplativa na narrativa da experiencia de fé da Irmã Tereza. Francis introduz cada capítulo oferecendo a nós, leitores/as, a possibilidade de penetrar nesse “vaso de barro” e nos apropriamos do seu “tesouro”. Que o seu legado de amor apaixonado por Jesus e Maria, nos inspire em nossa caminhada espiritual.
Mística e Místicos
Mística e Místicos
O livro traz uma palavra muito sábia sobre a mística e os místicos. É uma palavra que bem da montanha, lá do Eremitério do Alto do Rio das Pedras. Dom Vital fez deste lugar o seu Monte Carmelo. Para quem já navegou um pouco no mundo bíblico e também nas grandes religiões da humanidade, sabe que a montanha é sempre um lugar de encontro. É onde o definitivo abraça o provisório, onde o divino se encontra com o humano, onde a fragilidade descobre-se portadora do mistério da vida. É também onde Deus desce e a humanidade sobe, sem que Deus deixe de ser Deus e que a humanidade deixe de ser humanidade. A palavra que vem da montanha é uma palavra capaz de amplitude. Não é uma palavra reducionista sobre a realidade e a vida mística. É claro, que a visão da mística que transparece no livro, e o autor confessa isto, é a perspectiva cristã. Mas, é justamente por isto, por saber-nos movendo na parcialidade é que conseguimos tocar o mistério da totalidade. Quando nos julgamos totais naquilo que somos, fazemos, sabemos e nas relações que cultivamos, nos distanciamos do Deus que nos totaliza. Este livro de Dom Vital não é um receituário sobre a mística e os místicos, nem um dicionário que traz definições acabadas. Hoje, muitas pessoas, não por culpa delas, mas, devido as urgências e perplexidades de nosso tempo, estão ávidas pelas respostas fáceis de ser encontradas no mercado, mas, que não nos fazem inteiros em nossas buscas. Esta obra que vem do alto do Rio das Pedras, carregada de experiências e relações com os mais diferentes tipos de pessoas e situações, é para quem quer sair da epiderme e tem coragem de navegar em águas produndas.
O Silêncio na vida carmelitana
O Silêncio na vida carmelitana
A nossa Tradição Carmelitana conserva, desde o início da Ordem do Carmo, o cultivo do Silêncio, quando nos propõe como substância da própria vida, o viver na Presença de Deus, em permanente contato com Ele: Caminha na minha presença e sê perfeito (Gn 12,1). É o mesmo convite feito a Abraão e à sua descendência. Já por esta afirmação vamos percebendo que o silêncio é fator de decisiva importância para a própria realização humana, para conduzir ao próprio aperfeiçoamento e maturidade. É então indispensável à vida de cada ser humano, já que todos são chamados á participação na vida divina: Deus nos escolheu Nele (em Cristo) antes da criação, para que sejamos santos e imaculados em sua presença, no Amor (Ef 1,4). O Carmelo compreendeu bem este chamado de Deus ao homem para o sede perfeitos (Mt 5,48) e tem a comunicar-nos longa experiência neste sentido. Suas origens nos falam da busca de um estilo de vida que favorece a educação do coração, em vista de uma vida reta e com pura consciência. Suas múltiplas reformas sempre enfatizaram a aprendizagem do silêncio, meio comprovadamente válido para se chegar ao Vacare Deo (= contemplação) na atenção amorosa e contínua à Presença Dele. As figuras inspiradoras da vida carmelitana, Elias e Maria, são modelos perfeitos de um Silêncio contemplante e disponível. Nossos místicos experimentaram os efeitos do silêncio em suas vidas. Este pequeno estudo tentará ajudar-nos na caminhada rumo à maturidade da nossa vida humana, tal como o Carmelo a compreende e ensina em sua rica espiritualidade.
Oração no Carmelo
A Oração no Carmelo
A todos aqueles que se interessam pela espiritualidade oferecemos esta pérola carmelitana com a intenção de recordar o valor da oração na vida cristã. Por mais que sejamos praticantes da oração não chegamos a saber tudo sobre este dom do Espírito em nossa vida. Vamos aprendendo a rezar, rezando assim como quem cultiva uma relação de amizade. Uma amizade verdadeira é cultivada com a frequência de uma escuta ativa e sincera do coração.
Madre Glória
Coleção – Vasos de Barro e seus Tesouros
Volume I – Madre Glória: A Felicidade de ser Carmelita em “Oração, Trabalho e Zelo”
A Coleção “Vasos de Barro e seus Tesouro”, que temos a alegria de apresentar, nasceu do olhar agradecido para a nossa vida de Irmãs Carmelitas da Divina Providência. A história de uma Família Religiosa é escrita pela vida de seus membros. Por isso, nosso olhar se volta, cheio de gratidão e reconhecimento, paras as Irmãs que nos precederam, desde a nossa querida Fundadora, Madre Maria das Neves, até os dias de hoje. Olhando a vida das Irmãs que nos precederam, sentimo-nos identificadas e felizes. Que bom é pertencer a esta família! Que desejo tão grande suscita em dar continuidade a essa história simples, pobre e bonita! Frágil como o barro, mas repleta dos tesouros da graça de Deus, em gesto de amor! Neste Volume I apresentamos a vida de Madre Maria de Nossa Senhora da Glória, contada pela Irmã Célia Vieira de Carvalho.
Madre Maria Magdalena
Volume II – Madre Maria Magdalena de Pazzi – Sua trajetória Espiritual
Neste segundo volume, Irmã Marlene Frinhani nos dá a oportunidade de conhecer um pouco do Itinerário Espiritual de Madre Maria Magdalena de Pazzi, que foi Superiora Geral da Congregação antes de Madre Glória. Depois de contemplar a beleza da vida de nossa querida Madre Glória, animando-nos hoje com o dinamismo que marcou sua consagração a Deus, é momento de nos deixarmos tocar pelo vigor espiritual de Madre Maria Magdalena de Pazzi. Sua trajetória espiritual e seu caminho para Deus sejam igualmente estímulo para nosso empenho na subida do Monte Carmelo, sempre guiadas pelas mãos amorosas de Nossa Mãe, a Virgem do Carmelo.
Madre Maria das Neves
Carmelitas - Uma História nas mãos da Divina Providência
Volume I - Madre Maria das Neves e Seu Carmelo
Estas páginas encerram um precioso memorial da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência: resgatam e conservam a história de suas origens, o espirito de sua Fundadora, madre Maria das Neves e de sua cofundadora, Madre Bernadete da Imaculada Conceição. Como em uma árvore frondosa, de cujo tronco se escorre a seiva fecunda, que a vivifica e gera flores e frutos, a Providência Divina vem cuidando e conduzindo a história desta pequena família. E graças ao trabalho dedicado e cuidadoso da Irmã Maria de Santa Joana d’Arc, hoje temos o registro da trajetória de nossas primeiras Irmãs, seu exemplo de virtude e zelo pela causa do Senhor, suas vidas marcadas por uma espiritualidade própria, à luz do ideal carmelitano. Este primeiro livro, intitulado Madre Maria das Neves e seu Carmelo, trata das origens da Congregação, de 1898 até 1912.
Madre Bernadete
Volume II - Madre Bernadete da Imaculada Conceição uma chama em nossa trilha
Este segundo livro, Madre Bernadete da Imaculada Conceição: uma chama em nossa trilha, também escrita pela Irmã Joana d’Arc, trata da vida, realizações e do pensamento de Madre Bernadete, indicada pela Fundadora e iluminada por Deus, para dar continuidade e organizar a Congregação. “Ela foi a mina fecunda de onde foram sacadas as belas joias que ora são oferecidas a todas as Irmãs da nossa feliz Congregação”, escreveu sobre ela a autora. Eis por que se reúnem, numa só obra, esses dois livros. Trata-se de uma única história que de desdobra a partir de dois momentos na vida da Congregação. Duas histórias de vida, que se complementam na busca de um mesmo ideal de entrega confiante a Deus, no Carmelo, ao serviço desinteressado aos irmãos. Se Madre Maria das Neves nos deixou o exemplo de vida, fé, oração e serviço por seu carisma inicial: “servir a Deus nos pobres e enfermos”, Madre Bernadete cuidou para que esses espirito fosse preservado, cultivado em sua essência, mantendo viva na Congregação a chama inicial e provendo os meios para a sua continuidade e autonomia, no serviço à Igreja, ao longo dos tempos.
Um dos exercícios fascinantes que nos enredam é puxar pela memória!
Na memória, buscamos os arquivos e somos capazes de evocar sentimentos mais variados, e falar das coisas da alma. Neste texto, estamos recordando a trajetória de Irmã Bernadete da Imaculada Conceição.
Imaginemos uma estante, onde depositamos os porta-retratos da avó, do pai, o Sr. Manoel Antônio, dos tios e de duas irmãs, Antônia e Constantina; em destaque, uma menina de oito anos, chamada Carolina Rosa. Na parede, em um dos cômodos, está um painel, exibindo a Casa do Amparo, em Petrópolis, lugar onde Carolina cresceu, foi educada na fé e nas virtudes cristãs. Entre outros, os lugares preferidos eram: a capela, a gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, o quarto da Mamãezinha. Sem esquecer as pessoas: Padre Siqueira e umas Senhoras bondosas, vindas de Além-mar com a missão de amparar pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente, crianças e idosos.
“Eu vos agradeço, Senhor, por me terdes guardado naquele santuário sob as vistas da poderosa Mãe Santíssima do Amparo” (2ª estância).
Convém fazer uma pausa para contemplar o nascimento de Carolina no dia 03 de maio de 1874, em Vassouras/RJ. Mergulhemos no Mistério de uma alma vocacionada para Deus, preparada para dar continuidade ao projeto fundacional de Irmã Maria das Neves.
Qual é a essência dessa menina, foco da nossa contemplação?
A presente Obra narrada, de forma simples e atraente, mostra um pouquinho da História da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Desde o seu início, vê-se, na História dessa Família Religiosa a “Mão da Divina Providência”.
Como destaque, entre tantos atos de amor e de proteção de Deus, trazemos a figura de Carolina, a futura Madre Bernadete, como uma “pedrinha” de fundamental importância para a construção e para a propagação do Carmelo de Madre Maria das Neves.
É importante perceber como as medidas iniciais tomadas foram fundamentais para a existência do novo Carmelo no coração da Igreja.
Acreditamos que você poderá facilmente entender o porquê do título: CAROLINA, Menina que soube comunicar o sonho! Vamos lá! Mergulhe com todo o seu carinho nas páginas deste livro!
Na prateleira infantojuvenil, faltava uma história: a do Carmelo. Agora não falta mais, porque Irmã Sebastiana Pereira Pires, inspirada por seu talento de desenhista, brinda-nos com sua obra: “Carmelo - Jardim de Deus”.
Em primeiro lugar, precisamos ter a ideia do que é um jardim com sua grande variedade de flores, de cores, de formas, de tamanho e de perfume.
O título que ela deu ao livro nos lembra do sonho de Deus, o Paraíso! No Paraíso de Deus, experimentamos as maravilhas da Criação. E, assim, capítulo por capítulo, a autora nos convida a contemplar a história dos e das Carmelitas, com seus personagens, lugares e até façanhas.
No primeiro capítulo, nós vamos conhecer quem são os primeiros carmelitas que viveram no Monte Carmelo. O personagem principal é o Profeta Elias.
O segundo capítulo apresenta novos personagens e uma interessante trama envolvendo rei, rainha e o sistema de governo da Idade Média. Aprendemos quem é a Senhora do Lugar.
O terceiro capítulo faz um convite audacioso: continuar construindo o “Carmelo - Jardim de Deus”.
O Carmelo passou por muitas mudanças, e, cada vez, era preciso se adaptar; o que não foi fácil. Uma das mudanças que desejo chamar a atenção é a missão que exercemos nas Escolas. As educadoras Carmelitas têm um jeito próprio de exercer a nobre tarefa de acompanhar o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Aqueles que desejam aprender, nas áreas do afeto, da espiritualidade, da vida cristã, gostam de estudar nos Colégios dedicados à Nossa Senhora do Carmo.
Já no título deste livro, “Madre Maria das Neves, a pequena estrela que não quis brilhar”, vê-se a singeleza de uma alma apaixonada e que não tinha outros olhares senão para o seu Amado. Assim foi a Estrela Madre das Neves. Ela preferiu brilhar somente para Jesus. Então, mesmo sem perceber, o seu brilho foi irradiado. E, assim, nasceu dela, a partir da luz dEle, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência; uma Família Religiosa no coração da Igreja e no mundo.
É com muita alegria que apresentamos a você o livrinho da Novena de Nossa Senhora do Carmo, infanto juvenil, intitulado: "Com Maria, em Busca do Carmelo" de autoria da irmã Sebastiana Pereira Pires.
A autora, brincando com as letras e com os bonitos desenhos, nos conta a história linda deste Jardim florido que é o Carmelo.
O Carmelo é um dos locais mais lindos e coloridos da Terra de Israel, a prática de Jesus e de Nossa Senhora. Suas montanhas floresciam como um jardim - por isso, seu nome "Jardim florescente", tendo, abaixo, a beleza azul do Mar Mediterrâneo.
Ali morou o Profeta Elias. Depois dele, também o Profeta Eliseu e muitas pessoas foram morar naquelas montanhas, retornando a memória profética de Elias, e se comprometendo a viver sua missão: -ser fiéis à Palavra de Deus, zelosos por Seu Nome Divino, Sua honra, e ajudando o povo na fidelidade ao seu verdadeiro e único senhor.
Seus moradores, os primeiros carmelitas, prepararam um lugar de honra para a Mãe de Jesus e nossa. Os primeiros Carmelitas tinham muita afinidade com Maria. Eles a consideravam com sua Irmã maior. Maria é a Mãe do Carmelo, Nossa Senhora do Escapulário. Ela nos chama a viver como seus irmãos no Carmelo, a Fraternidade no Carmelo. Com Maria, é mais fácil chegar a Jesus! Jesus, o doce Amor de Maria! Maria, aquela que soube ler, viver e praticar a Palavra!
No Carmelo, encontraram um local adequado à sua busca de silêncio, meditação, rico da memória profética de Elias e seus seguidores. Eram conhecidos como Carmelitas, mesmo depois de se espalharem por outros lugares.
Sua veste distintiva era uma capa, lembrando o seu modelo, o Profeta Elias. Mais tarde, conforme o costume da época, adotaram, também, o escapulário, veste própria dos servos, caindo dos ombros, sobre o peito e as costas, como um avental.
Vamos passear por este jardim tão bonito que Irmã Sebastiana nos apresenta?
A obra: "Aprofundamento Bíblico Atos dos Apóstolos" traz reflexões em torno das primeiras Comunidades Cristãs, buscando recordar, hoje, o Coração pulsante do Espírito Santo a animar a caminhada dos cristãos. Este livro nasceu do desejo de continuar o Aprofundamento Bíblico na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, na dimensão da espiritualidade, em conformidade com o planejamento do sexênio 2019/2025. A Equipe de Aprofundamento Bíblico, Irmãs Marlene Frinhani, CDP, e Mellina Clemente Botelho, CDP, nos apresenta, de forma reflexiva e ilustrativa, os estudos a partir do livro dos Atos dos Apóstolos, os roteiros de maneira dinâmica e interativa. Destacamos nove temas para o nosso Aprofundamento, usando a metáfora de uma viagem de trem. Nas estações, pessoas entram e saem. Nesta viagem, são permitidas as paradas, mas, vamos deixar para descer só na última estação. Recordar o conteúdo desse livro poderá ser um incentivo para compreendermos a dinâmica sinodal proposta pelo nosso querido Papa Francisco. Somos uma Igreja que nasceu pequena, como um grão de mostarda, e que se expandiu para todas as nações. O pequeno grão continua dentro dela, o ardor e a fortaleza do Espírito Santo. As Comunidades de fé alimentam o ardor no coração da Igreja. E assim possamos anunciar a Boa Notícia com ardor e amor!
Carolina é a história de uma Religiosa Carmelita da Divina Providência, que, no encantamento por Jesus Cristo, passou pelo mundo aproveitando todo o seu tempo e esforço para comunicar o amor. A menina viveu e cresceu em ambientes favoráveis ao seu desenvolvimento humano e cristão. Aos doze anos, fez sua primeira Eucaristia e, a partir de então, jamais deixou a companhia do doce e amável jesus. Assim, concretizando o ideal de ficar para sempre em intimidade com Jesus Cristo, ela procurou, mais tarde, a Vida Religiosa Consagrada e, após passar por duas experiências de famílias religiosas, ingressou na iniciante Congregação das irmãs carmelitas da Divina Providência, na qual recebeu o nome de Madre Bernadete da Imaculada Conceição. Foi Madre Bernadete uma presença definitiva para a construção da história da nova família religiosa no coração da Igreja.
Apresentamos-lhes, com alegria, o livro Infanto Juvenil: "Madre Maria das Neves A Pequena Estrela que não quis brilhar", de autoria de Irmã Sebastiana Pereira Pires - CDP. De maneira graciosa, Irmã Tiana traz para nós, nesta obra literária, um pouco da vida de Madre Maria das Neves, Fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Numa linguagem direcionada aos jovens e crianças, com belas ilustrações, também, de sua autoria, o pequeno leitor adentra no universo da leitura, conhecendo um pouco mais da História das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.
Volume IV – Confidências de Irmã Maria de Santa Joana D’Arc
O quarto volume da coleção “Vasos de Barro e Seus Tesouros”, conta a história da Irmã Maria de Santa Joana d´Arc. Irmã Marlene Frinhani nos apresenta a riqueza dessa “Carmelita da Divina Providência. Ela deixou-nos um legado precioso como pesquisadora, historiadora, escritora, compositora musical, poetisa, desenhista e educadora. Com seu estilo peculiar, esmerou-se ao pesquisar a história da Congregação, buscando precisão ao citar pessoas, fatos ocorridos, datas e contextos. Graças “a esse senso histórico e preciso dos acontecimentos, podemos apreciar suas Confidências”. Ocupemo-nos em conhecer seus escritos, mergulhando no mistério profundo de sua existência. Ao contemplar a beleza da vida de nossa Irmã Maria de Santa Joana d´Arc através de suas Confidências, percebemos o quanto foi conduzida pela Divina Providência. Assim, vamos aos poucos conhecendo a herança deixada por Irmãs que nos antederam na “trilha” de Madre Maria das Neves.
Irmã Maria Tereza de Jesus
Volume III – Irmã Maria Tereza de Jesus – Resumo da vida de uma alma amante de Jesus
Neste terceiro volume da Coleção “Vasos de Barro e seus Tesouro”, temos a alegria de trazer as anotações autobiográficas de Irmã Maria Tereza de Jesus (Maria do Carmo Chaves) que a nossa querida Francis Paulina Lopes da Silva, da Fraternidade de Carmelitas Leigos de Viçosa, organizou com todo carinho e cuidado. Não só organizou, mas mergulhou com atenção contemplativa na narrativa da experiencia de fé da Irmã Tereza. Francis introduz cada capítulo oferecendo a nós, leitores/as, a possibilidade de penetrar nesse “vaso de barro” e nos apropriamos do seu “tesouro”. Que o seu legado de amor apaixonado por Jesus e Maria, nos inspire em nossa caminhada espiritual.
Mística e Místicos
O livro traz uma palavra muito sábia sobre a mística e os místicos. É uma palavra que bem da montanha, lá do Eremitério do Alto do Rio das Pedras. Dom Vital fez deste lugar o seu Monte Carmelo. Para quem já navegou um pouco no mundo bíblico e também nas grandes religiões da humanidade, sabe que a montanha é sempre um lugar de encontro. É onde o definitivo abraça o provisório, onde o divino se encontra com o humano, onde a fragilidade descobre-se portadora do mistério da vida. É também onde Deus desce e a humanidade sobe, sem que Deus deixe de ser Deus e que a humanidade deixe de ser humanidade. A palavra que vem da montanha é uma palavra capaz de amplitude. Não é uma palavra reducionista sobre a realidade e a vida mística. É claro, que a visão da mística que transparece no livro, e o autor confessa isto, é a perspectiva cristã. Mas, é justamente por isto, por saber-nos movendo na parcialidade é que conseguimos tocar o mistério da totalidade. Quando nos julgamos totais naquilo que somos, fazemos, sabemos e nas relações que cultivamos, nos distanciamos do Deus que nos totaliza. Este livro de Dom Vital não é um receituário sobre a mística e os místicos, nem um dicionário que traz definições acabadas. Hoje, muitas pessoas, não por culpa delas, mas, devido as urgências e perplexidades de nosso tempo, estão ávidas pelas respostas fáceis de ser encontradas no mercado, mas, que não nos fazem inteiros em nossas buscas. Esta obra que vem do alto do Rio das Pedras, carregada de experiências e relações com os mais diferentes tipos de pessoas e situações, é para quem quer sair da epiderme e tem coragem de navegar em águas produndas.
O Silêncio na vida carmelitana
A nossa Tradição Carmelitana conserva, desde o início da Ordem do Carmo, o cultivo do Silêncio, quando nos propõe como substância da própria vida, o viver na Presença de Deus, em permanente contato com Ele: Caminha na minha presença e sê perfeito (Gn 12,1). É o mesmo convite feito a Abraão e à sua descendência. Já por esta afirmação vamos percebendo que o silêncio é fator de decisiva importância para a própria realização humana, para conduzir ao próprio aperfeiçoamento e maturidade. É então indispensável à vida de cada ser humano, já que todos são chamados á participação na vida divina: Deus nos escolheu Nele (em Cristo) antes da criação, para que sejamos santos e imaculados em sua presença, no Amor (Ef 1,4). O Carmelo compreendeu bem este chamado de Deus ao homem para o sede perfeitos (Mt 5,48) e tem a comunicar-nos longa experiência neste sentido. Suas origens nos falam da busca de um estilo de vida que favorece a educação do coração, em vista de uma vida reta e com pura consciência. Suas múltiplas reformas sempre enfatizaram a aprendizagem do silêncio, meio comprovadamente válido para se chegar ao Vacare Deo (= contemplação) na atenção amorosa e contínua à Presença Dele. As figuras inspiradoras da vida carmelitana, Elias e Maria, são modelos perfeitos de um Silêncio contemplante e disponível. Nossos místicos experimentaram os efeitos do silêncio em suas vidas. Este pequeno estudo tentará ajudar-nos na caminhada rumo à maturidade da nossa vida humana, tal como o Carmelo a compreende e ensina em sua rica espiritualidade.
Oração no Carmelo
A todos aqueles que se interessam pela espiritualidade oferecemos esta pérola carmelitana com a intenção de recordar o valor da oração na vida cristã. Por mais que sejamos praticantes da oração não chegamos a saber tudo sobre este dom do Espírito em nossa vida. Vamos aprendendo a rezar, rezando assim como quem cultiva uma relação de amizade. Uma amizade verdadeira é cultivada com a frequência de uma escuta ativa e sincera do coração.
Madre Glória
Volume I – Madre Glória: A Felicidade de ser Carmelita em “Oração, Trabalho e Zelo”
A Coleção “Vasos de Barro e seus Tesouro”, que temos a alegria de apresentar, nasceu do olhar agradecido para a nossa vida de Irmãs Carmelitas da Divina Providência. A história de uma Família Religiosa é escrita pela vida de seus membros. Por isso, nosso olhar se volta, cheio de gratidão e reconhecimento, paras as Irmãs que nos precederam, desde a nossa querida Fundadora, Madre Maria das Neves, até os dias de hoje. Olhando a vida das Irmãs que nos precederam, sentimo-nos identificadas e felizes. Que bom é pertencer a esta família! Que desejo tão grande suscita em dar continuidade a essa história simples, pobre e bonita! Frágil como o barro, mas repleta dos tesouros da graça de Deus, em gesto de amor! Neste Volume I apresentamos a vida de Madre Maria de Nossa Senhora da Glória, contada pela Irmã Célia Vieira de Carvalho.
Madre Maria Magdalena
Neste segundo volume, Irmã Marlene Frinhani nos dá a oportunidade de conhecer um pouco do Itinerário Espiritual de Madre Maria Magdalena de Pazzi, que foi Superiora Geral da Congregação antes de Madre Glória. Depois de contemplar a beleza da vida de nossa querida Madre Glória, animando-nos hoje com o dinamismo que marcou sua consagração a Deus, é momento de nos deixarmos tocar pelo vigor espiritual de Madre Maria Magdalena de Pazzi. Sua trajetória espiritual e seu caminho para Deus sejam igualmente estímulo para nosso empenho na subida do Monte Carmelo, sempre guiadas pelas mãos amorosas de Nossa Mãe, a Virgem do Carmelo.
Madre Maria das Neves
Volume I - Madre Maria das Neves e Seu Carmelo
Estas páginas encerram um precioso memorial da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência: resgatam e conservam a história de suas origens, o espirito de sua Fundadora, madre Maria das Neves e de sua cofundadora, Madre Bernadete da Imaculada Conceição. Como em uma árvore frondosa, de cujo tronco se escorre a seiva fecunda, que a vivifica e gera flores e frutos, a Providência Divina vem cuidando e conduzindo a história desta pequena família. E graças ao trabalho dedicado e cuidadoso da Irmã Maria de Santa Joana d’Arc, hoje temos o registro da trajetória de nossas primeiras Irmãs, seu exemplo de virtude e zelo pela causa do Senhor, suas vidas marcadas por uma espiritualidade própria, à luz do ideal carmelitano. Este primeiro livro, intitulado Madre Maria das Neves e seu Carmelo, trata das origens da Congregação, de 1898 até 1912.
Madre Bernadete
Este segundo livro, Madre Bernadete da Imaculada Conceição: uma chama em nossa trilha, também escrita pela Irmã Joana d’Arc, trata da vida, realizações e do pensamento de Madre Bernadete, indicada pela Fundadora e iluminada por Deus, para dar continuidade e organizar a Congregação. “Ela foi a mina fecunda de onde foram sacadas as belas joias que ora são oferecidas a todas as Irmãs da nossa feliz Congregação”, escreveu sobre ela a autora. Eis por que se reúnem, numa só obra, esses dois livros. Trata-se de uma única história que de desdobra a partir de dois momentos na vida da Congregação. Duas histórias de vida, que se complementam na busca de um mesmo ideal de entrega confiante a Deus, no Carmelo, ao serviço desinteressado aos irmãos. Se Madre Maria das Neves nos deixou o exemplo de vida, fé, oração e serviço por seu carisma inicial: “servir a Deus nos pobres e enfermos”, Madre Bernadete cuidou para que esses espirito fosse preservado, cultivado em sua essência, mantendo viva na Congregação a chama inicial e provendo os meios para a sua continuidade e autonomia, no serviço à Igreja, ao longo dos tempos.
Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758
Da Divína Providência