Últimas Notícias


112 Anos do Albergue “Santo Antônio”

O Albergue "Santo Antônio" foi fundado em 08 de setembro de 1912, pelo Frei Candido-OFM, uma casa dedicada ao acolhimento de “Velhos e inválidos”, usando a expressão da época. A história das Irmãs Carmelitas da Divina Providência se mistura com a história do Albergue Santo Antônio; não há como falar do Albergue sem falar das Irmãs. Elas, que aqui chegaram em 21 de fevereiro de 1927.

Hoje, temos 60 residentes e mais de 50 funcionários, além de voluntários. São muitos os desafios, mas temos mantido e assegurado um serviço de boa qualidade para a população idosa que necessita de assistência.

Ao comemorar 112 anos, recordamos, com gratidão, as Irmãs que por aqui passaram. Como não lembrar a Irmã Leopoldina, grande mentora da reforma e construção do atual Albergue. Ainda recordamos as Irmãs: Cenira do Carmo, Henriqueta, Guadalupe, Fausta, Noemia, Irene, Maria Estefânia, Maria Júlia, Tarcila, e tantas outras que, em tempos difíceis, doaram suas forças e habilidades para cuidar da manutenção da casa e da subsistência dos residentes.

Mas perto do nosso tempo, não podemos deixar de lembrar as Irmãs Odete, Herondina, Zilda, Imaculada Fortini e Nair Cristina, que, também, passaram pelo Albergue e deixaram registros significativo na sua história.

E, hoje, agradecemos também à Irmã Meiriane, que é a provedora do Albergue. Mesmo com tantos afazerem, abraçou essa nobre causa. Gratidão eterna à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, pois, sem elas, talvez não tivéssemos chegado aos 112 anos.

                                                                   

                                                                              Cleusa de Fátima

                                                                        Diretora administrativa

 

 

 


Espaço de Convivência Vocacional Carmelitas da Divina Providência

No terceiro final de semana do mês de agosto - dedicado à Vida Religiosa Consagrada, nossa Praça Santa Rita ganhou os ares de muita alegria e movimento em torno das nossas Religiosas Carmelitas.

As Irmãs Sebastina Pereira Pires (Tiana) e Beatriz Marques Dias foram as idealizadoras do evento e, juntamente com uma grande equipe, composta por membros atuantes nas diversas frentes pastorais de nossa Igreja, organizaram e fizeram acontecer o lindo e suave espetáculo para todos nós.

 Tudo, teve início no sábado, dia 17, quando, de verdade, toda a Praça ganhou o tom de festa, fé, alegria e, sobretudo, tornou-se um enorme palco de silêncio para contemplar a presença amorosa de Deus, que continua chamando pessoas para dedicarem suas vidas inteiramente a Ele.

Na manhã do domingo, dia 18, a praça tornou-se, mais uma vez, um grande palco de peças teatrais, músicas ao vivo, poesia, artes e muita diversão, que chamaram a atenção de todos para saberem, realmente, quem seriam as Irmãs Carmelitas da Divina Providência, cuja existência, em Cataguases/MG, é quase tão antiga quanto nossa própria cidade. Entre os pontos marcantes, quero destacar a encenação da peça intitulada: QUEM SOMOS NÓS! Foi tão lindo sentir que a minha Cataguases foi, e continua sendo, o ninho onde vivem nossas Religiosas Carmelitas.

O evento foi concluído, lindamente, com as palavras de apreciação e com as bênçãos do nosso Pároco, Padre Renato.

Para mim, Ana Carolina, só aumentou o meu encanto e, também, um grande sentido de pertencimento a esse lindo Carmelo de Madre Maria das Neves. Quanto encanto tem essa história! Sinto-me orgulhosa em ter esse Carmelo em minha vida! Obrigada, queridas Irmãs Carmelitas!

Ana Carolina Campos de Oliveira


Noviciado

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a tua palavra"(Lc.1,38)

Com muita alegria e sob a proteção de Maria, no dia 19 de julho p.p, iniciei meu Noviciado na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Mais um passo nesta caminhada para Deus, seguindo a trilha de Madre Maria das Neves. 

Recordo e percebo o quão Deus, por Seu Espírito Santo, me vem conduzindo e orientando, desde minha primeira etapa de Formação, o Aspirantado, no ano de 2022, em Juiz de Fora/MG, e, depois, o Postulantado, no ano de 2023, em Viçosa/MG. Momentos vividos com muita oração, fraternidade, alegria e aprendizados.

Hoje, com imensa alegria, e movida pela força do Espírito Santo, continuo me esforçando para discernir e dar minha resposta ao bom Deus.

A exemplo de Maria, e com a certeza de que Deus me chama a esta vocação e caminho, dou meu SIM, com alegria, esperança e humildade, para iniciar mais uma etapa de minha formação: o Noviciado. Com o desejo de crescer no amor a Deus e aos irmãos e irmãs, me coloco, assim como Maria, a serviço do Senhor, pedindo que, com sua intercessão, eu possa continuar bebendo e saciando minha vida e vocação na fonte do Carmelo e do carisma de Madre Maria das Neves (nossa Fundadora). Desta forma, reativando, cada vez mais, o meu sentido de pertença, responsabilidade e compromisso com esta querida Família Religiosa, buscando contribuir com o que for preciso, apesar de minhas limitações, com meus dons, talentos e aprendizados.

Expresso minha gratidão a Deus por Seu amor por mim, e por me orientar e fortalecer quando precisava, e a todas as Irmãs, amigos e amigas que me acolheram, acompanharam, ajudaram até este momento, para estar aqui.

 

Noviça Izabela Maria da Silva Santos 


Memória à Irmã Goreti

É muito gratificante para mim, fazer um pouco de memória, com algumas pinceladas, sobre a presença de Irmã Goreti (Maria Cavati) em Saquarema /RJ.

Após uma longa caminhada, 92 anos, e destes, 70 de Vida Religiosa Consagrada, e mais de 50, vividos em Saquarema, fica, para nós, uma grande e terna lembrança do quanto significa todo este caminho percorrido pela Irmã Gorete, na trilha de Madre Maria das Neves. Para ela, tenho certeza, foi um privilégio ter sido esta caminhada, realizada aqui, em Saquarema, local onde Madre Maria das Neves concretizou seu sonho de servir a Deus nos pobres e pequenos.

Posso, sem medo de erro, dizer que Irmã Gorete, aqui em Saquarema, por todo este tempo, à imitação de Madre Maria das Neves, carinhosamente, serviu a Deus nos pobres. Sua dedicação, doação, à causa do Instituto “Madre Maria das Neves”, hoje Centro Social “Madre Maria das Neves”, foco de sua entrega, foi sem limites, hoje, inesquecível.

No serviço às crianças assistidas, foi incansável no tempo do internato, buscando doações para a manutenção da Obra e assistência às crianças e adolescentes. Quando o Instituto passou a externato, além de continuar a busca por doações, ainda se empenhava na remoção das crianças de suas casas para o Instituto, pois não havia transporte urbano no bairro do Boqueirão, onde elas residiam. Buscava-as, de Kombi, pela manhã e, à tarde, levava de volta.

Nossa querida Irmã Goreti foi, também, uma apóstola na Paróquia “Nossa Senhora de Nazaré”, em Saquarema, Bacaxá, Sampaio Correia e Jaconé, conduzindo, de Kombi, o padre Manoel, o pároco, às Comunidades, para as Celebrações Eucarísticas, Batismo, cursos ministrados por ele. Enfim, com esse serviço, favoreceu a assistência religiosa ao povo da Paróquia, que era muito extensa. Não esqueço o seu coral, animando as Celebrações Eucarísticas. Gorete foi uma grande evangelizadora e alfabetizadora, com sua escolinha, na sacristia da Igreja “Santo Antônio”, de Bacaxá. Muitos são os profissionais que passaram por suas mãos. Olhando a vida dessa missionária, vejo que, ali, existia uma MOLA MESTRA para toda essa dedicação, doação e entrega, na simplicidade. O grande amor que a alimentava: Jesus na Eucaristia e Sua Mãe, através da grande devoção ao rosário.

Aqui, temos um pequeno resumo de quem foi a Irmã Goreti para nossa Saquarema, um grande legado que a Congregação ofereceu à terra amada por Madre Maria das Neves.

Homenagem do povo de Saquarema: a nossa Paróquia “Nossa Senhora de Nazaré” fez o enceramento do mês em honra a Nossa Senhora, com a procissão, saindo de nossa capela até a Igreja matriz. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré ficou o dia conosco. À 18hs, abrimos a capela para acolher as pessoas que fariam parte da procissão. Para surpresa nossa, com a capela cheia, foi feita a homenagem à Irmã Goreti, em agradecimento aos relevantes trabalhos por ela realizados em favor do povo. O sr. Otávio, coordenador dessa atividade, é ex-aluno dela.

 

 

Irmã Zélia Maria Salgado Gomes

Comunidade “Mãe da Providência”, Saquarema/RJ


Despertar Juvenil

No último dia 08, com alegria e expectativas, realizamos aqui, em nossa Comunidade "Mãe da Providência", em Saquarema/RJ, o nosso primeiro Despertar Juvenil, para os jovens acima de quatorze anos de idade. Na preparação e realização desse encontro, contamos com a ajuda do Seminarista Bernardo César, Irmãs Emília Gonçalves e Mellina Botelho que, mesmo tendo chegado há dois dias à nossa Comunidade, colaborou com a animação do encontro.

No primeiro momento, tivemos a acolhida, com música e apresentação dos participantes.  Em seguida, com a Irmã Gorete, fizemos um momento de interiorização, escuta, relaxamento e oração. E, ainda, para descontrair, dançamos a música da Amizade.

Depois de serem acolhidos, fizemos uma roda ao ar livre, para refletirmos sobre o tema: " Vocação à vida e o amor de Deus", com o seminarista Bernardo, que trouxe o exemplo de São Paulo Apóstolo como testemunho da graça e misericórdia de Deus. Terminamos essa parte com uma dinâmica no campinho, onde os jovens foram desafiados a caminhar de olhos vendados, ouvindo apenas uma voz em meio a tantas que tentavam atrapalhar.

No segundo momento, convidei os jovens a tomarem consciência de que a vivência cristã é uma resposta concreta ao chamado à vida e ao amor de Deus por nós.  Trouxe, como motivação, o texto " Santos de calça jeans", de São João Paulo II.

Como exemplo de vivência cristã, passei um vídeo sobre a vida do Beato Carlo Acutis, padroeiro da Internet, que reflete muito bem o que o Papa João Paulo disse.

Além disso, trouxe os principais pontos do capitulo: " O chamado à santidade" do documento "Gaudete et exsultate", do Papa Francisco, para animar os jovens na busca e vivência da santidade com alegria, discernimento, e perceber que isso não é algo restrito, mas um chamado universal.

Concluímos esse momento com uma dinâmica feita com balões e alfinetes, para que fossem induzidos ao erro, e, um por um, começassem a estourar os balões uns dos outros.

Com isso, refletimos que, para viver a santidade, é preciso ter discernimento, para não nos deixarmos enganar por sinais e caminhos que, muitas vezes, parecem ser bons, mas nos levam para longe de Deus.

Após esse momento, enquanto cantávamos um refrão meditativo, nos dirigimos à capela, onde foram convidados a estarem diante de Deus e retomarem aquilo que vivenciaram e ficou mais forte.

Ficamos felizes com a presença e participação de cada um, e pelo retorno positivo que nos deram. Esse encontro nos trouxe esperança para que, aos poucos, possamos continuar caminhando juntos, em outros encontros.

Irmã Gislane Paiva de Araújo


Educandário “Dom Silvério”, 112 Anos

Aos 20 de maio de 1912, nascia, em Cataguases-MG, o Educandário “Dom Silvério”, uma Obra Social coordenada pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência, com o intuito de receber crianças em situação de vulnerabilidade, e ofertar conhecimento cristão e valores, para criar um ser humano cada vez mais íntegro.

No dia 20 de maio de 2024, 112 anos após a construção desta obra, e estamos aqui para comemorar. Qual forma melhor se não, proporcionando as crianças uma semana inteira de atividades diferenciadas e fora do ambiente a que estão acostumadas! Por este motivo, a equipe pedagógica, com o apoio dos demais funcionários, durante os dias 13 a 20 de maio, os educandos do “EDS” voltaram no tempo, para conhecer o antigo prédio, por fotos. Aprenderam sobre Santa Rita, Padroeira da Cidade, que nos ensina sobre fé e obediência todos os dias. Visitaram o Museu com lembranças preservadas, desde a chegada da Madre Bernadete e demais Irmãs a Cataguases. Tivemos passeio à Reserva Ecológica Água limpa, Pit stop, com perguntas de conhecimentos sobre nossa Obra, momento cinema com o filme “kung fu Panda”, e vários lanches gostosos.

Qual a melhor forma de comemorar um aniversário, se não com festa? Neste dia 20 de maio, tivemos um delicioso almoço e, claro, o bolo para os parabéns. Como um momento de festa e alegria, nossas crianças puderam partilhar do amor e carinho de Jesus com Seus filhos.

Pedimos a Deus que prolongue a vida daqueles que, todos os dias, se levantam para cumprir o legado de Madre Maria das Neves e Madre Bernadete, que Nossa Senhora do Carmo continue abençoando crianças, pais, funcionários e Irmãs, para que muitas outras crianças possam degustar o prazer que é ser uma criança do Educandário “Dom Silvério”.

 

Carolina Rodrigues Fialho

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 06/09/2024

    Retiro dos Educadores Carmelitas da Divina Providência - No Seminário da Floresta, em Juiz de Fora/MG
  • 27/08/2024

    44ª ASSEMBLEIA ELETIVA DA USGCB - União das Superioras-Gerais de Congregações Brasileiras
  • 19/07/2024

    Entrada da Postulante Izabela Maria no Noviciado "Nossa Senhora do Carmo" - CDP

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência