Últimas Notícias


Noviciado Canônico

No dia dezenove de janeiro, iniciei o meu Noviciado Canônico, com a Celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Paulo Dionê, pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, e com a participação do seminarista Samuelson Mesquita. Além da presença da Comunidade “Noviciado Nossa Senhora do Carmo”, esteve presente a Superiora Geral, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, Irmã Rita de Cássia Silva, Superiora Local e Mestra de Noviça, e as Irmãs Osmira Gonçalves, da Comunidade “Madre Santa Face”, e Graça Fernandes.

 

Iniciamos a celebração com a acolhida feita pela Irmã Rita, lembrando o sentido desse momento, dentro do Ano Vocacional Carmelita da Divina Providência, ressaltando que este é o tempo de vivenciar, com mais intensidade, as dimensões da Contemplação, Fraternidade e Serviço, que são exigências da Espiritualidade e Carisma.

 

Em sua homilia, Padre Paulo destacou a importância de levar em nosso alforge, a exemplo de Davi, o nosso sim, tudo o que somos, o Diretório, as Constituições e o que a Congregação oferece. Além disso, falou-nos da necessidade de nos revestirmos da fé e da confiança, para enfrentarmos os “filisteus” de hoje, que querem nos desviar do caminho e do projeto de Deus. Recordou que a maior riqueza que podemos ofertar é a nós mesmos, o nosso sim, que é construtivo. Dirigindo-se mais especificamente a mim, disse que a maior riqueza e contribuição no Ano Vocacional é o testemunho jovem.

 

Terminando a liturgia Eucarística, Irmã Rita fez a leitura dos Artigos 78, 79, 80 e 91 das nossas Constituições. Em seguida, Irmã Imaculada explicitou um pouco sobre o processo de formação do Noviciado, em nossa Congregação, convidando-me a expressar, diante dos presentes, da Igreja e da Congregação, representadas na pessoa de Padre Paulo e da Superiora Geral, as minhas disposições interiores para vivenciar esta nova etapa. Assim, expressei o meu desejo de continuar caminhando, com esperança de dar o meu sim, primeiramente, a Deus, e, também, à Congregação, e de aprofundar a espiritualidade e o carisma, e crescer no sentido de pertença. Concluindo a minha fala, recebi em mãos as Constituições das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e o Diretório Geral. Dirigindo-nos a nossa querida Mãe Maria, cantamos a música: "Óh! Maria, Mãe nossa querida".

 

Louvo e agradeço a Deus, por mais um passo na minha caminhada de busca e discernimento da vontade de Deus, e por esta querida família Religiosa, que me ajuda e acolhe com tanto carinho e fraternidade.

 

Noviça Gislane Paiva Araújo.

 

 

 

 


122 Anos da Congregação e Abertura do Ano Vocacional - CDP

Parabéns, Madre Maria das Neves!

Parabéns Irmãs Carmelitas da Divina Providência!

Parabéns, Jovens vocacionadas (os)!

Saquarema, 02 de dezembro de 2021! Este é o dia que o Senhor fez para nós! E, por isso, infinitas graças Vos damos, ó Senhor Deus altíssimo! “Casa Mãe” das Carmelitas, onde nossa Fundadora iniciou seus passos de profecia, aqui viemos para dar graças pelos 122 anos de História, bem vividos, com seus montes, vales e planícies. Nesta Festa da Congregação, houve uma pequena representação de 20 Irmãs e 20 pessoas da Comunidade Paroquial de Nossa Senhora de Nazaré. A pandemia limitou o número de pessoas, mas esta restrição não diminuiu o espírito de comunhão, gratidão e participação. Foi registrada a presença do Governo Geral, e da Equipe do Serviço de Animação Vocacional. Irmã Maria Imaculada de Resende Pereira fez uma linda Abertura, solenizando e dando Eco Vocacional de esperança, coragem e alegria, na Eucaristia das 19h. Foi o auge da gratidão, marcada pela liturgia bem preparada, expressa nas músicas, acompanhadas pela organista Irmã Julia Antônia dos Passos. A missa foi presidida pelo Padre Nédio dos Santos Lacerda, da Arquidiocese de Belo Horizonte,  e concelebrada por mais três Sacerdotes: o Pároco, Padre José Goretti Pio, o Padre Rhawy Chagas Ramos, grande amigo da Congregação, que também assessorou a transmissão, e o ex Pároco, Padre Jorge Ignaczuk, hoje Pároco de Bacaxá. A transmissão foi feita pelos links: canal da Pascom Paroquial e canal das Carmelitas CDP. Os Leigos, presentes em número reduzido, simbolizaram todos os fiéis daquela Cidade. Nossa Celebração marcou  também, a abertura do “Ano Vocacional Carmelita da Divina Providência,” dando início a uma programação recheada de momentos fortes trazidos no Organograma lançado. “A seara é imensa, e os operários são poucos”.

”Saquarema, és nosso poema! Teu lindo céu nos diz, teu lindo mar também: a história tão linda de alguém, Madre das Neves feliz que passou, mas em ti vive ainda...” A  Comunidade “Mãe da Providência”, de coração aberto e acolhedor, apresentou um clima “Fratelli Tutii”. Com todo carinho, ofereceu o café da manhã todo farto, um almoço típico de praiano, “peixada” deliciosa, e tendo, ao redor da mesa das Irmãs, os colaboradores, padres e alguns amigos. O calor humano era muito mais forte que a temperatura própria do Rio, e aí, o picolé esteve presente todos os dias, com muita delicadeza. Após a Celebração da Missa, que foi no alto do Penhasco, descemos do monte, e já nos esperava um farto coquetel fraterno, com variados salgadinhos, refrigerantes, e um bonito bolo de aniversário, com as velinhas dos 122 anos, os parabéns e as boas vindas de Irmã Sonia Marinho, em nome da Comunidade. Dava gosto de ver o entrosamento das Equipes: Governo geral, SAV e Comunidade. Por tudo, demos graças a Deus. A festividade foi vivida com as restrições, com o uso de máscaras, distanciamento, álcool gel, e completada com os “Mimos” que não podiam faltar, elaborados pela Equipe do SAV. A piedosa Oração da Manhã, dirigida pela Equipe do SAV, recordou nossas raízes, ajudando-nos no comprometimento com o carisma que Madre Maria das Neves nos deixou como herança, e, aos pés do altar, cantamos jubilosas: “Hoje que o tempo passou e o jardim floresceu, são flores lindas que Deus escolheu.” Ali, pedimos a interseção da Fundadora, para prosseguirmos com confiança, e entregamos nossa pequenez e nossa busca, como sinal visível do amor de Deus para o mundo.

            De todo o coração, a Equipe do SAV agradece à Inspiração Divina e ao Governo Geral. E abraça a todas e a cada uma de nossas Irmãs que assumiram este novo compromisso do Ano Vocacional, que busca aprimorar o nosso ser Consagrado, em busca de viver a radicalidade do evangelho, testemunhando-o diante dos Irmãos e, principalmente, dos Jovens.

“Deus infinito, nós Te louvamos e nos submetemos ao Teu poder!”

Irmã Ignez Miriam Calderano


Outubro Missionário

Este mês, iniciamos com a abertura, dia 3, nas Missas do domingo, em cada setor da Paróquia. Organizamos um cantinho missionário na igreja, com as cores dos continentes e frases alusivas ao tema. Animadas pelo convite do Papa Francisco, com o tema: Cuenta lo bueno que es Dios, e Lema: No podemos callar lo que hemos visto y oído. O Vicariato realizou formação com a metodologia de Santas Missões Populares, com os missionários novos, e estudo sobre o Evangelho de São Lucas, como também vídeos com a realidade daqui, incentivando a coleta pelos missionários.

Em nossa paróquia, realizamos dois momentos de formação bíblica para os missionários. Também se trabalhou o tema com catequizandos e Pastoral Juvenil, já que a Comunidade Juvenil, com 16 jovens, se chama: Juventude Missioneira Carmelita. Com eles também fizemos a vigília pelo dia Mundial das Missões, trabalhando a mística missionária. Assim vamos despertando o gosto e a responsabilidade de anunciar o Evangelho com a palavra e com a vida.  

Algumas pessoas da paróquia participaram da formação sobre as SMP, quando se retomou sua história, seus objetivos e metodologia, no intuito de dar continuidade a este processo que, por causa da pandemia, foi interrompido. Serviu para atiçar as brasas e reacender o fogo e ardor que elas trazem, lembrando-nos de que a vida é missão permanentemente.

Como Pastoral Vocacional do VAP, celebramos uma semana missionária vocacional, na qual realizamos encontros online com jovens das escolas da cidade e uma convivência vocacional na que foi trabalhado o lema do Domund, refletindo sobre aquilo que vemos e ouvimos, assim como nossas praticas, do que falamos, o que fazemos, o que testemunhamos.

 Não podemos deixar de falar o que vemos e escutamos.

Irmã Gorete


Renovação dos Votos

Com simplicidade e muita fé, na Festa da Natividade de Nossa Senhora, 8 de setembro, renovei meus Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. A Celebração foi preparada com muito carinho pela minha Comunidade “Santa Teresa D’Ávila”. A Eucaristia foi celebrada pelo Monsenhor Danival Milagres Coelho, pároco na Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Piedade, Barbacena/MG.

O clima era de profunda oração e comunhão com a nossa realidade mundial e, especialmente, brasileira. Um detalhe nos convidava a rezar com a vida sofrida e ceifada de tantos irmãos (ãs), devido à pandemia da COVID-19: o bordado da toalha do altar! Confeccionado com harmonia de cores e beleza, pela Irmã Marlene Frinhani, para que fosse oferecido a Nossa Senhora. Dedicando a ela cada pontinho do bordado, pela dor e luta do povo de Deus. A reflexão da Palavra foi cercada de ternura e esperança! Monsenhor Danival nos lembrou a fidelidade de Maria, muito antes de conceber Jesus. Colocou-nos no colo da Mãe, e nos convidou a sentir a luz do amor materno de Nossa Senhora, nos conduzindo nesta caminhada.

Confirmando minha pertença à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, sigo, com entusiasmo, as pegadas de Jesus e de Madre Maria das Neves, desejando, apoiada na graça de Deus, que meu testemunho ilumine outras jovens a começar essa linda jornada Carmelitana.

                                                 “Exulto de alegria no Senhor!” Is 61,10

 

 

Irmã Beatriz Marques Dias.


Mês da Bíblia

     “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”. (Gl 5, 25)

 

Este ano de 2021, quando se comemora os 50 anos do Mês da Bíblia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblica Catequética, propõe a leitura e a vivência da Carta Paulina aos Gálatas, com o lema: “pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

Portanto, a dinâmica deste mês nos introduz na mistagogia que a vivência da Palavra de Deus incute em nosso contexto diário. Somos convidados a deixar que Deus nos fale através da Sagrada Escritura, motivando-nos à abertura do coração, expressando, assim, uma resposta que nasce do fascínio de Deus, através da Sua Palavra divina.

Nesta Carta, São Paulo enfatiza que: “Em Cristo Jesus, somos todos irmãos e filhos de Deus, já não há diferenças ou divisões: somos todos um, pela graça do Batismo”(Gl 3,27). E assim, deixemo-nos envolver pela grandeza do amor divino revelado em Seu Filho Jesus, Aquele que nos salva e nos sustenta em sua divina misericórdia. Somos impelidos a uma profunda adesão a esse mistério pascal, que nos conclama a anunciar a boa nova do Reino de Deus.

Procuremos realizar, a partir da experiência cristológica, o sentido central de nossa ação missionária e evangelizadora. Inseridos, enfim, na prática cotidiana da vida imersa no Espírito Santo, vivamos, como nos é advertido em Gl 5, 22-23.25: “O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito”. Deixemo-nos, envolver, portanto, pela mensagem da Carta aos Gálatas e, assim como Paulo, possamos, convictos, expressar: “não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Oxalá, saibamos aproveitar este mês de setembro, para um profundo encontro com Deus e nossos irmãos, através da Sagrada Escritura. Que o Espírito Santo de luz e entendimento nos ajude a entrar na dinâmica da leitura e aprofundamento da Carta aos Gálatas.

 

Irmã Luciana Flávia Gonçalves

 


Testemunho Vocacional - Irmã Gorete!

CLIQUE AQUI, e confira o Testemunho Vocacional de nossa Irmã Gorete.

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 02/12/2021

    Celebração Eucarística dos 122 anos de nossa Congregação e Abertura do Ano Vocacional CDP - online no Youtube da Congregação
  • 23/10/2021

    I Encontro de Leigos - CDP - on-line
  • 30/09/2021

    Lançamento do Livro - Confidência de Irmã Maria de Santa Joana D Arc - Via Google Meet

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência