Últimas Notícias


Mística, Espiritualidade e Fraternidade em Caminho: vivências do 3º Novinter

Nos dias 10 à 13 de Junho de 2025 aconteceu o 3° Encontro do Novinter,  com a temática Espiritualidade e Vida Fraterna, assessorado pela Irmã Maria Inês  Ribeiro da Congregação das Mensageiras do Amor Divino.

          Nos dois primeiros dias à Irmã buscou nos mostrar que a espiritualidade é a mística, mesmo não sendo sinônimos estão interligadas, pois a espiritualidade é viver de forma concreta o evangelho de Jesus Cristo, como uma busca por um significado, uma conexão com algo além do material enquanto por outro lado a Mística são experiências religiosas diretas, profundas e internas com o Divino mestre.

            Em uma de suas falas ela nos deixou claro que enquanto uma pessoa não passa por uma experiência profunda ela não consegue resolver suas mazelas.

Tendo em vista que estamos vivendo em um mundo em que muitas das vezes os nossos compromissos vêm de certa forma atropelando o nosso ser pessoa levando-nos a vivermos uma vida mais exaustiva e cansada e perdendo o ideal de nossas vidas, o momento íntimo com o Senhor.

            Ainda sobre espiritualidade ela nos fala da importância dos sentidos do nosso ser em que ao abrirmos a nossa visão somos capazes de nos impressionar pelo outro e assim vivermos e experimentarmos o amor.

Ela nos fala também sobre o projeto de espiritualidade onde destaca que em cada época é tempo de reinventar, restaurar para cada um de nós o projeto de nossa espiritualidade.

              Nos deixando claro que Ser Cristão é ser pessoa, mas não qualquer tipo de pessoa. Mais de interiorizar em nós que somos pessoas criadas por Deus e moldadas através dos exemplos de Cristo.

           Depois ela nos fala sobre a Mística dos olhos abertos em que nos convida a nos dirigir a Deus que se faz presente em nossa história, um Deus que não está as alturas fora do nosso alcance, mais sim próximo de nós, como um amigo, nos fazendo perceber que o místico é aquele que descobre que não pode parar de caminhar que sente o forte desejo de encontrar-se com Deus e de também lutar pela justiça e pela igualdade.

        E finalizamos o tema sobre espiritualidade com a lectio divina, momento de nos encontrarmos com nosso ser mais íntimo e mais ainda com Deus para ouvirmos sua voz, e percebermos que ele caminha ao nosso lado, que revigora e nos dá forças para continuar aquilo que nos foi confiado.

Sobre vida fraterna a Irmã Maria Inês nos mostrou práticas para serem colocadas no nosso dia a dia visando o nosso crescimento na Fraternidade e nos fazendo perceber a importância de termos o diálogo e exercermos sobretudo o amor entre os irmãos e irmãs.

Pois assim como cantamos o mantra: “Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça Deus nos conduz”

Em nossa vida nosso relacionamento comunitário trevas e luz se misturam nós temos a certeza de que a graça de Deus permanece e essa é a nossa Esperança como pessoas chamadas a viver em comunidade em Fraternidade sabendo como e o que falar e sendo presença na vida um do outro.

Além de nos proporcionar este rico conteúdo que contribue para nossa formação, tivemos atividades durante a noite para crescer mais ainda nossos vínculos de amizade, onde em uma das atividades tivemos o Arraiá do Novinter, com danças, comidas típicas e principalmente muita alegria e algumas dinâmicas para interagimos.

Por tudo o que foi vivido, interiozado, graças sejam dadas ao nosso Deus.

Noviça Izabela Maria da Silva Santos

 

 


NOTÍCIA DO NOVINTER DE MAIO DE 2025

Nos dias 13 a 16 de maio de 2025, aconteceu o segundo encontro do Novinter deste ano, com a temática: Consciência Crítica e Consciência Moral. O evento foi assessorado pelos Padres José Carlos dos Santos, da Arquidiocese de Mariana, e Padre Luís, Marista.

Foram dias em que foi possível aprofundar o conhecimento sobre nossa moral, bem como sobre a consciência crítica, tendo em mente que, para desenvolvê-las melhor, é necessário percorrer um caminho de autoconhecimento, para discernir o certo do errado e o bem do mal.

Além das falas dos assessores, tivemos uma dinâmica que considero muito importante, pois nos permitiu perceber na prática a relevância de cultivar a consciência crítica e moral no nosso dia a dia. Assim, podemos tomar decisões que visem o bem comum de todos, evitando que nossas escolhas beneficiem apenas uma pessoa ou um grupo específico.

Vivemos em uma sociedade onde muitas pessoas se deixam conduzir pela impulsividade da maioria, sem expressar com liberdade sua opinião sobre o que somos convidados a viver e experimentar. Durante a dinâmica, foi perceptível esse comportamento. No começo, todos se uniram a uma ideia, sob uma certa pressão, mas aos poucos alguns participantes começaram a demonstrar suas opiniões e a agir de forma mais livre, tomando decisões que não eram motivadas pelo desejo de uma realização própria, muitas vezes voltada a obter algo em troca, ou pelo medo do que essas decisões poderiam gerar, como condenação ou castigo.

Dentre os temas abordados, destaco dois que me chamaram atenção: o primeiro fala das três instâncias do ser humano — o ID, que se assemelha à atitude de uma criança que ainda não conhece a realidade e, por isso, não consegue tomar decisões; o EGO, que representa o início da compreensão da realidade, mas ainda sem discernir claramente o que é bom ou mal; e o SUPEREGO, que corresponde a uma pessoa madura, capaz de perceber a realidade e discernir o que é bom ou ruim, buscando o bem comum.

O segundo tema que me chamou atenção foi sobre os níveis de desenvolvimento humano que moldam nossa moral. Ele nos convida a passar do estado de fazer o bem e o certo por medo de castigo, ou por interesse, para uma compreensão plena da importância das leis, e a capacidade de perceber quais são justas ou injustas, cumprindo-as de forma consciente, sem pesar para um lado ou para outro, ou para uma única pessoa.

Refletindo bem, podemos pensar na importância que Deus dá à vida, criando leis que vão do 4° ao 10° mandamento, garantindo o bem do ser humano com sua plena humanidade, independentemente de perfeições, qualidades ou defeitos. Todos temos direitos iguais em busca de uma vida plena, pois, apesar de nossas infidelidades, Deus nos ama imensamente. Seu amor é tão grande que entregou sua vida por nossa salvação e santificação, através de sua morte na cruz.

Na última noite do Novinter, tivemos um momento de atividades com um show de talentos, onde alguns Noviços e Noviças se divertiram e trouxeram alegria a todos, colocando seus dons e talentos em prática e facilitando ainda mais a interação entre nós.

Noviça Izabela Mariada Silva


Semana Santa no Carmo de Juiz de Fora

As celebrações da Semana Santa no Colégio tiveram início na tarde de segunda-feira, 14 de abril, com a encenação do Domingo de Ramos. Alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental protagonizaram e assistiram à representação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Com ramos nas mãos — símbolo de louvor, esperança e acolhida —, revivemos esse momento marcante que inaugura a Paixão de Cristo. Na manhã da quarta-feira, 16 de março, os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram de uma emocionante encenação do Lava-pés e da Partilha do Pão. Ao recordarem a Última Ceia, nossos jovens foram convidados a mergulhar no coração do Evangelho: o amor que se faz serviço, a humildade que edifica e a partilha que transforma. Na tarde desse mesmo dia, a Educação Infantil e os Anos Iniciais também vivenciaram, em linguagem adaptada, a beleza e profundidade desses gestos de Jesus, reforçando desde cedo a importância da empatia, da fraternidade e do cuidado com o próximo.

Transbordando os limites do espaço escolar, a vivência da Semana Santa foi levada para os lares. Cada aluno e educador recebeu um pãozinho e um texto orientador para um momento de oração em família. Um gesto simples, mas profundamente simbólico, que reforça a dimensão comunitária e doméstica da fé cristã, inspirando a oração, o diálogo e a partilha no cotidiano do lar. Esses momentos de espiritualidade e reflexão integram a proposta da Educação Integral Carmelita, que reconhece a dimensão espiritual como essencial à formação humana. Ao celebrarmos juntos os mistérios centrais da nossa fé, fortalecemos nossos vínculos como comunidade educativa e reafirmamos o compromisso com os valores evangélicos que iluminam nosso caminho.

Lívia Saenz – Jornalista do Colégio do Carmo de Juiz de Fora

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 07/07/2025

    Início da Novena de Nossa Senhora do Carmo
  • 22/04/2025

    ENCONTRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO SEXÊNIO 2025-2031
  • 13/01/2025

    XIX Capítulo Geral Ordinário

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência