Últimas Notícias


Outubro Missionário

Este mês, iniciamos com a abertura, dia 3, nas Missas do domingo, em cada setor da Paróquia. Organizamos um cantinho missionário na igreja, com as cores dos continentes e frases alusivas ao tema. Animadas pelo convite do Papa Francisco, com o tema: Cuenta lo bueno que es Dios, e Lema: No podemos callar lo que hemos visto y oído. O Vicariato realizou formação com a metodologia de Santas Missões Populares, com os missionários novos, e estudo sobre o Evangelho de São Lucas, como também vídeos com a realidade daqui, incentivando a coleta pelos missionários.

Em nossa paróquia, realizamos dois momentos de formação bíblica para os missionários. Também se trabalhou o tema com catequizandos e Pastoral Juvenil, já que a Comunidade Juvenil, com 16 jovens, se chama: Juventude Missioneira Carmelita. Com eles também fizemos a vigília pelo dia Mundial das Missões, trabalhando a mística missionária. Assim vamos despertando o gosto e a responsabilidade de anunciar o Evangelho com a palavra e com a vida.  

Algumas pessoas da paróquia participaram da formação sobre as SMP, quando se retomou sua história, seus objetivos e metodologia, no intuito de dar continuidade a este processo que, por causa da pandemia, foi interrompido. Serviu para atiçar as brasas e reacender o fogo e ardor que elas trazem, lembrando-nos de que a vida é missão permanentemente.

Como Pastoral Vocacional do VAP, celebramos uma semana missionária vocacional, na qual realizamos encontros online com jovens das escolas da cidade e uma convivência vocacional na que foi trabalhado o lema do Domund, refletindo sobre aquilo que vemos e ouvimos, assim como nossas praticas, do que falamos, o que fazemos, o que testemunhamos.

 Não podemos deixar de falar o que vemos e escutamos.

Irmã Gorete


Renovação dos Votos

Com simplicidade e muita fé, na Festa da Natividade de Nossa Senhora, 8 de setembro, renovei meus Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. A Celebração foi preparada com muito carinho pela minha Comunidade “Santa Teresa D’Ávila”. A Eucaristia foi celebrada pelo Monsenhor Danival Milagres Coelho, pároco na Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Piedade, Barbacena/MG.

O clima era de profunda oração e comunhão com a nossa realidade mundial e, especialmente, brasileira. Um detalhe nos convidava a rezar com a vida sofrida e ceifada de tantos irmãos (ãs), devido à pandemia da COVID-19: o bordado da toalha do altar! Confeccionado com harmonia de cores e beleza, pela Irmã Marlene Frinhani, para que fosse oferecido a Nossa Senhora. Dedicando a ela cada pontinho do bordado, pela dor e luta do povo de Deus. A reflexão da Palavra foi cercada de ternura e esperança! Monsenhor Danival nos lembrou a fidelidade de Maria, muito antes de conceber Jesus. Colocou-nos no colo da Mãe, e nos convidou a sentir a luz do amor materno de Nossa Senhora, nos conduzindo nesta caminhada.

Confirmando minha pertença à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, sigo, com entusiasmo, as pegadas de Jesus e de Madre Maria das Neves, desejando, apoiada na graça de Deus, que meu testemunho ilumine outras jovens a começar essa linda jornada Carmelitana.

                                                 “Exulto de alegria no Senhor!” Is 61,10

 

 

Irmã Beatriz Marques Dias.


Mês da Bíblia

     “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”. (Gl 5, 25)

 

Este ano de 2021, quando se comemora os 50 anos do Mês da Bíblia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblica Catequética, propõe a leitura e a vivência da Carta Paulina aos Gálatas, com o lema: “pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

Portanto, a dinâmica deste mês nos introduz na mistagogia que a vivência da Palavra de Deus incute em nosso contexto diário. Somos convidados a deixar que Deus nos fale através da Sagrada Escritura, motivando-nos à abertura do coração, expressando, assim, uma resposta que nasce do fascínio de Deus, através da Sua Palavra divina.

Nesta Carta, São Paulo enfatiza que: “Em Cristo Jesus, somos todos irmãos e filhos de Deus, já não há diferenças ou divisões: somos todos um, pela graça do Batismo”(Gl 3,27). E assim, deixemo-nos envolver pela grandeza do amor divino revelado em Seu Filho Jesus, Aquele que nos salva e nos sustenta em sua divina misericórdia. Somos impelidos a uma profunda adesão a esse mistério pascal, que nos conclama a anunciar a boa nova do Reino de Deus.

Procuremos realizar, a partir da experiência cristológica, o sentido central de nossa ação missionária e evangelizadora. Inseridos, enfim, na prática cotidiana da vida imersa no Espírito Santo, vivamos, como nos é advertido em Gl 5, 22-23.25: “O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito”. Deixemo-nos, envolver, portanto, pela mensagem da Carta aos Gálatas e, assim como Paulo, possamos, convictos, expressar: “não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Oxalá, saibamos aproveitar este mês de setembro, para um profundo encontro com Deus e nossos irmãos, através da Sagrada Escritura. Que o Espírito Santo de luz e entendimento nos ajude a entrar na dinâmica da leitura e aprofundamento da Carta aos Gálatas.

 

Irmã Luciana Flávia Gonçalves

 


Testemunho Vocacional - Irmã Gorete!

CLIQUE AQUI, e confira o Testemunho Vocacional de nossa Irmã Gorete.


Mês Vocacional na Comunidade “José e Maria”, em PetrolinaPE

“Live Vocacional”

 

Atendendo ao pedido do nosso Pároco Humberto Ferreira, realizamos uma “live vocacional” no dia 18 de agosto, na nossa Paróquia Sagrada Família, às 19h15, após a celebração eucarística. O objetivo era apresentar um pouco sobre o carisma de cada uma das três congregações presentes e atuantes na Paróquia.

As três congregações são: Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena e Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo. Tivemos como mediador o seminarista diocesano Henrique.

 

Celebrando o mês vocacional

 

Para dinamizar o mês vocacional na nossa Paróquia Sagrada Família, em Petrolina, a Comunidade Santa Teresinha, do bairro Dom Avelar, convidou representantes de cada vocação específica, de acordo com a semana no mês vocacional. Para a semana da vida religiosa consagrada, a coordenadora da Comunidade pediu a presença de uma Irmã Carmelita da Divina Providência. A Irmã Mellina Clemente Botelho esteve presente nesse encontro, realizado no dia 19 de agosto, às 19h30min, no qual estiveram vários membros da Comunidade, conversando com eles sobre vocação e o seu testemunho vocacional.

 

Exposição Vocacional

 

As Irmãs Salesianas do Colégio Maria Auxiliadora convidaram todas as congregações religiosas, presentes em Petrolina, para uma exposição vocacional em seu colégio, no dia 20 de agosto. Assim sendo, cada família religiosa teve a oportunidade de apresentar o material vocacional, e falar um pouco a história de sua congregação. Cada congregação ganhou um espaço para montar a sua tenda vocacional, que foi visitada por todos os alunos do colégio, em sistema de rodízio, no turno da manhã e da tarde. Foram, também, apresentados os vídeos e fotos de cada família religiosa.

Irmã Mellina Clemente Botelho

 

 

 

 

 

 


Festividades em honra a Nossa Senhora do Carmo e Santo Elias

Aconteceram, entre os dias 07 e 20 de julho, a Novena de Nossa Senhora do Carmo e o Tríduo de Santo Elias, no Santuário Santa Rita de Cássia, Viçosa-MG. Neste ano, as festividades tiveram como tema central “Maria, aquela que nos ensina a acreditar e esperar no Senhor”. Houve  a participação de diversos grupos, que nos ajudaram a rezar e adentrar na espiritualidade de cada liturgia, preparada com muito cuidado, expressando a piedade e a devoção da família carmelita.

          Cada dia da novena e do tríduo ficou marcado por um tema relacionado ao Evangelho, que nos trouxe o impulso de continuar caminhando, com muita fé, a exemplo do profeta Elias e de Maria Santíssima. Alunos de todos os segmentos, ex-alunos, educadores, famílias e funcionários do Colégio Nossa Senhora do Carmo, além das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e da Fraternidade de Leigos Carmelitas, participaram das Celebrações Eucarísticas, representando todos os que gostariam de estar unidos presencialmente.

          Devido à restrição de público nas igrejas, causada pela pandemia de Covid-19, houve número limitado de participantes, mas as celebrações foram transmitidas pelo canal do YouTube da Paróquia Santa Rita de Cássia, contando com expressiva participação dos fiéis que acompanharam de suas casas. Além disso, nas redes sociais do colégio, foram compartilhados os registros de cada momento, trazendo o sentimento de unidade e comunhão de toda a comunidade escolar e família carmelita.

          As novenas compõem uma tradição antiga da Igreja, como um ato de gratidão e devoção popular aos Santos e à Virgem Maria. Teólogos, como Scott Hahn, explicam que o fundamento está exatamente no louvor a Deus (três dias de louvor a cada pessoa da Santíssima Trindade), bem como pode fazer alusão aos nove meses qm que Nossa Senhora esteve grávida de Jesus, pela ação do Espírito Santo. Há explicações, também, em torno do número 10, número redondo que representa a plenitude e perfeição (nove dias de orações somados ao dia da Festa do(a) Santo(a)).

Essas festividades devem ser sempre organizadas com muito zelo e carinho, pois nesses momentos recorremos a Deus em nossas necessidades, elevando nossas mentes e corações, sobretudo, neste tempo tão difícil em que o mundo inteiro ainda sofre com as consequências da pandemia. Que possamos, assim como a Virgem Maria e o profeta Elias, ser sal e luz, cumprindo a vontade de Deus, levando paz, alegria e muita esperança a tantos quantos precisarem!

 

Geovane Macedo da Costa

Professor de Ensino Religioso e Projeto de Vida

Colégio Nossa Senhora do Carmo (Viçosa-MG)

Veja Mais

Lugares da nossa missão

Goiás

- Goiânia

Amazonas

- Manaus

Pará

- Itaituba

Equador

- Puyo

Pernambuco

- Petrolina

- Olinda

- Sapucarana

Espírito Santo

- Anchieta

Haiti

- Porto Príncipe

Ceará

- Caririaçu

Rio de Janeiro

- Rio de Janeiro

- Teresópolis

- Saquarema

Eventos

  • 02/12/2021

    Celebração Eucarística dos 122 anos de nossa Congregação e Abertura do Ano Vocacional CDP - online no Youtube da Congregação
  • 23/10/2021

    I Encontro de Leigos - CDP - on-line
  • 30/09/2021

    Lançamento do Livro - Confidência de Irmã Maria de Santa Joana D Arc - Via Google Meet

Animação Vocacional

Veja Mais


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência