• Nome:
    E-mail:
    Telefone:
    Mensagem:
  • Se você deseja iniciar um acompanhamento, ou conhecer melhor nosso carisma, entre em contato conosco:

    Irmãs Carmelitas da Divina Providência

    Rua Caraça - 648 / Serra

    Belo Horizonte - MG

    CEP: 30220-260

    Telefone: (31) 3225-4758

    E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
  • Entrada no Noviciado


    "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a tua palavra"(Lc.1,38)

    Com muita alegria e sob a proteção de Maria, no dia 19 de julho p.p, iniciei meu Noviciado na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Mais um passo nesta caminhada para Deus, seguindo a trilha de Madre Maria das Neves. 

    Recordo e percebo o quão Deus, por Seu Espírito Santo, me vem conduzindo e orientando, desde minha primeira etapa de Formação, o Aspirantado, no ano de 2022, em Juiz de Fora/MG, e, depois, o Postulantado, no ano de 2023, em Viçosa/MG. Momentos vividos com muita oração, fraternidade, alegria e aprendizados.

    Hoje, com imensa alegria, e movida pela força do Espírito Santo, continuo me esforçando para discernir e dar minha resposta ao bom Deus.

    A exemplo de Maria, e com a certeza de que Deus me chama a esta vocação e caminho, dou meu SIM, com alegria, esperança e humildade, para iniciar mais uma etapa de minha formação: o Noviciado. Com o desejo de crescer no amor a Deus e aos irmãos e irmãs, me coloco, assim como Maria, a serviço do Senhor, pedindo que, com sua intercessão, eu possa continuar bebendo e saciando minha vida e vocação na fonte do Carmelo e do carisma de Madre Maria das Neves (nossa Fundadora). Desta forma, reativando, cada vez mais, o meu sentido de pertença, responsabilidade e compromisso com esta querida Família Religiosa, buscando contribuir com o que for preciso, apesar de minhas limitações, com meus dons, talentos e aprendizados.

    Expresso minha gratidão a Deus por Seu amor por mim, e por me orientar e fortalecer quando precisava, e a todas as Irmãs, amigos e amigas que me acolheram, acompanharam, ajudaram até este momento, para estar aqui.

     

    Noviça Izabela Maria da Silva Santos 

    Testemunho Vocacional - Irmã Gorete


    CLIQUE AQUI, e confira o Testemunho Vocacional de nossa Irmã Gorete! 

    Celebrando 90 anos


    Celebrar o dom da vida é uma grande graça que Deus nos concede, e eu, há noventa anos, agradeço a Deus essa grande dádiva que me foi concedida viver com alegria, desde o meu nascimento, em 23 de maio de 1.931, até os dias de hoje, tendo nascido em uma família que me educou na fé, na vivência dos valores cristãos e um grande amor a Nossa Senhora.

    Os anos foram passando e eu fui sentindo, dentro de mim, o chamado à Vida Consagrada, como Carmelita da Divina Providência, nos últimos anos, no Colégio Carmo de Cataguases.

    Sempre escolhi, para dar os meus passos uma data que me falasse de Nossa Senhora, porque foi com o título de Imaculada Conceição que vivenciei sua devoção, e a ­­­­­­­­venerei em minha casa e família. Escolhi, então para revelar e comunicar esse desejo à minha mãe, o dia 31 de maio de 1.951, que se tornou muito significativo para mim. Minha mãe, depois de me ouvir e escutar, disse: “eu já estava esperando isto”.

     

    Tudo é graça, tudo é dom. 90 anos são passados, e a fidelidade de Deus me sustentando, me envolvendo e me ajudando a ser fiel ao Seu chamado, vencendo as dificuldades, porque, quem não as tem? Sofrimentos com a perda de minha mãe, irmãos e a última, minha querida Irmã Mercês. Fiquei só, mas tenho uma família que me quer muito bem, e não se esquecem de mim, além da minha família congregacional, da qual tudo recebo.

    No dia 23 de maio, data do meu nascimento, dia de Pentecostes, fomos convidadas para o almoço na comunidade do Carmo, muito bem preparado, com gosto de fraternidade e amizade. Para comemorar, em minha comunidade, os meus 90 anos, escolhi, de acordo com o meu desejo e das Irmãs, a possibilidade da Celebração Eucarística, que é o centro da nossa vida e a fortaleza para a nossa caminhada.

     

    Aqui no Educandário, para nós, Irmãs, no dia 31 de maio, Visitação de Nossa Senhora, Padre Jorge, Pároco, aceitou celebrar e, com ele, Padre João Batista, o vigário. Eucaristia, momento forte e próprio para agradecer, e externar minha gratidão pela minha vida, meus 90 anos. Padre Jorge, em sua homília, deixou-nos muito agradecidas e enriquecidas com suas palavras.

     

    Tudo aconteceu neste ambiente alegre, bonito, saudável e bem preparado, na varanda espaçosa do Educandário, com vistas para o jardim, que tantas pessoas apreciam, e se encantam, também com os passarinhos. Terminando a Eucaristia, no momento de ação de graças, deixei umas palavras de gratidão e agradecimentos para todos, daquilo que, na simplicidade, brotou do meu coração. O Magnificat foi entoado e, como Maria, minha e nossa mãe, também agradeço a Deus a minha vida, pedindo que Ele me ajude a escutar o que Ele me diz, até o final dos meus dias, testemunhando o amor e a fraternidade, como é o meu desejo de Carmelita.

     

    Após a benção final, caminhamos para outro espaço bem ornamentado, tendo à frente a Irmã Lucenir e funcionários, onde já nos esperavam gostosos alimentos, e todos se serviram à vontade e a gosto. Muitas fotos foram tiradas, para ficarem registrados os meus 90 anos de vida e graças a Deus que, em sua infinita bondade, me concedeu. À minha Comunidade, que tudo preparou em união, e às Irmãs do Carmo, pela presença amiga, externei meus agradecimentos pela fraternidade e amizade, por tudo o que foi feito e realizado.

     

    Peço a Deus que recompense a todas por este gesto bonito de fraternidade, e também às Irmãs das diversas Comunidades, pelas mensagens e telefonemas que recebi.

    Deus seja louvado!

     

    Irmã Maria Auxiliadora Fernandes

    Quero, Maria, ser sim também, Deus é a herança que escolhi


    Desde o mês de janeiro de 2021, estamos vivendo profundamente, um tempo de ação de graças: 25 anos de presença missionária em Puyo, 02 março – nascimento – e 08 de março – Páscoa definitiva de Madre Maria das Neves. Somando a tudo isso, meus 25 anos de Vida Religiosa Consagrada. Momento em que o Senhor fixou Seu olhar sobre nós, e nós n’Ele, e, assim, fomos, ao longo da história, nos comprometendo com o Serviço ao Reino, a exemplo de nossa Fundadora.

    Celebrar 25 anos é celebrar o amor de Deus por cada uma de nós, é dádiva, é ter a alegria e a certeza de estar sempre com Ele, que caminha e faz história conosco. Posso confirmar: “Aquele que nos chamou é fiel, fiel és Aquele que nos chamou”.

    Fazendo uma releitura na minha vida, desde o seio da minha família, através de meus pais e irmãos, já percebia algo que não era tão claro, porém, insistente.

    Nas etapas de Formação, Ele mesmo se encarregou de colocar outras pessoas, que me ajudariam neste processo de entrega/doação – “infinitas graças vos damos meu Deus!”. Assim, se foi solidificando o meu chamado, a ponto de dizer, como Maria: Faça-se em mim... Deus é a herança que escolhi.

    Virando um pouco a “página”, não por coincidência, nem por casualidade, mas por Providência Divina, quando, mesmo sem clareza do que ia passar, participava do envio de nossas Irmãs para esta missão em Puyo – Equador, acredito que eu já estava inscrita para, depois de várias experiências, em diversos lugares, compartilhar também a minha vida e missão aqui, e celebrar um duplo 25 anos em terras equatoriana.

    O meu sentimento, hoje, é de gratidão por todos aqueles (as) que fizeram e fazem parte do meu caminho.

    Nesta caminhada para Deus e para os irmãos, o segredo sempre será: permanecer no Coração de Deus, no colo d’Ele, e auscultar, com os ouvidos e o coração, o que Ele vai nos pedindo daqui para frente. Confiando na promessa “não temas... Eu te chamei pelo nome, tu es Meu (minha)” (Is.43,1), seguirei caminhando em direção d’Aquele que “É”, à luz do Seu Espírito.

    Irmã Marieta Raimunda dos Santos

    Missão Ad-gents Puyo/Equador

    Somos seres de encontro


     

    Fomos criados para nos encontrar com um Outro – Deus; um outro - o próximo. E comigo mesma. Desde quando fomos gerados no seio materno, peregrinamos nesta busca de descobrir que somos seres de encontro, todos feitos do mesmo barro, e chamados aviveremplenitude.

     Na tentativa de responder a este chamado universal, nós, Irmãs Carmelitas da Divina Providência, estamos, há 25 anos, em Puyo, no Equador.

    Atualmente, moramos numa paróquia da periferia, bairro Santo Domingo, onde atendemos às necessidades pastorais e sociais do lugar, por meio do acompanhamento às comunidades, às criancas, adolescentes, jovens e, também adultos, através da catequese. Damos também assistência às familias, idosos e doentes levando a Eucaristía e ajudando nas necessidades de alimentação, vestimenta, remédios.    

    Boa parte dos moradores daqui são indígenas e, por isso, imigram muito. As pessoas vivem ao léu, sem pouso certo. Umas vendem o que plantam, outras vendem seus artesanatos, alguns trabalham no comércio, na saúde  ou em escolas.

    Nossa casa fica abaixo da igreja, e é o ponto de referência para o povo. Muitas são as pessoas que chegam, para pedir auxílio e apoio, seja humano, espiritual ou econômico.

    Neste tempo de pandemia, testemunhamos a generosidade e solidariedade deste povo, doando alimentos e roupas para quem necessita. Também nos sentimos muito cuidadas por eles, como chamadas telefônicas, mensagens e recomendações, trazendo o almoco já pronto, frutas, verduras, leite, etc.

    Morar aqui é fazer uma experiência muito bonita da Providência de Deus na nossa vida, e na vida das pessoas, assim como de gratuidade e generosidade. Trago aqui o exemplo de uma catequista bem pobre, que tem muitas dificuldades financeiras, e mora numa casa bem pequeña. No pior momento da pandemia, acolheu na sua casa 4 jovens da Colômbia, que nao tinham como voltar, por estar tudo fechado. É assim nosso povo, humilde, generoso e batalhador.

    Faço o convite a você que está lendo: Vinde e vede!

    Irmã Viviana Beatriz Porra

    Missão Ad-gents Puyo/Equador

    Testemunho Vocacional


    Meu nome é Gislane, tenho 21 anos, e sounatural de Viçosa. Atualmente resido em Juiz de Fora- MG, na Comunidade “Fraternidade Carmo”, como Postulante da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

    A minha caminhada vocacional, propriamente dita, nesta congregação, se iniciou quando, ouvindo a canção, “Vinde prestes ao Carmelo”, percebi, na imposição do escapulário, o sinal de Deus que confirmou a minha busca. Assim, compreendi, por meio deste acontecimento, o Seu convite para fazer parte desta Família Religiosa.

    Movida de alegria, esperanças e desejos, comecei a minha caminhada de discernimento em Betim, onde permaneci por quase dois anos. Animada a continuar dando minha resposta ao Senhor, no dia dois de fevereiro de 2020, data em que recordamos a “Apresentação do Senhor”, iniciei uma nova fase formativa: o Postulantado.

    O que mais vem me encantando, na espiritualidade é a vida de oração no Carmelo, que tem como missão ser sinal da Igreja orante no mundo. Deste modo, nossa vida comunitária é organizada e centrada na escuta da Palavra e na participação diária da Eucaristia.

    A comunicação do amor de Deus, no Carmelo de Madre Maria das Neves acontece na escola, na saúde, na catequese, e em muitos outros espaços. Como postulante, me engajei na catequese com crianças menores e no Colégio Nossa Senhora do Carmo, aqui em Juiz de Fora, como auxiliar de turma na Educação Infantil.

    No entanto, em virtude da pandemia, não pude dar continuidade a essa missão e, como todos, tivemos que assumir uma nova missão: sermos, mais do nunca, testemunhas da alegria, da esperança, da fraternidade e da fé. Hoje, apesar das dificuldades causadas pelo isolamento social da Pandemia COVID-19, vejo a graça de Deus em minha vida, pois cresci na convivência fraterna, na descoberta de novos dons para serem colocados a serviço, e na percepção das minhas limitações, que devem ser trabalhadas em torno do amor. Além disso, os estudos e retiros mensais tem me ajudado no meu processo de autoconhecimento, de retomada e consciência da minha história pessoal e vocacional, assim como no discernimento da vontade de Deus em minha vida.

    Atualmente, já há quase um ano da minha formação como postulante, continuo me esforçando para que, no dia a dia, possa crescer em santidade, no amor a Deus e ao próximo, pela vida de oração. Com o desejo de continuar o discernimento da minha vocação e missão, inspiro-me em Elias e Maria e no exemplo de Madre Maria das Neves, a fundadora da nossa Congregação, e nas suas palavras: “Servir a Deus, aos pobres e aos enfermos” com as quais tenho me identificado. 

    Postulante Gislane Paiva de Araújo

    

    Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
    E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
    Telefone: (31) 3225-4758

    Irmãs Carmelitas
    Da Divína Providência