O PRIMEIRO GRUPO

Como uma estrela de cinco pontas formando um conjunto de luzes e de carismas pessoais assim se constituiu o primeiro grupo da nossa Congregação. Cada uma com seu nome e sua descendência familiar traçando os caminhos da Divina Providência para a nova família religiosa que se formava no início do século XX. Rita de Cássia Aguiar, vinda de Patrocínio Paulista/SP, recebeu o nome de Irmã Maria das Neves, aquela que manifestou o desejo de servir a Deus aos pobres e enfermos. 
 
Carolina Rosa de Abreu, vinda de Valença/RJ, recebeu o nome de Irmã Bernadete da Imaculada Conceição, discípula obediente que ofereceu de sua inteligência, preparo intelectual e perspicácia para organizar os primeiros passos jurídicos da Congregação após a morte da Fundadora. Maria dos Santos Barros, vinda de Campos/RJ, recebeu o nome de Irmã Margarida do Sagrado Coração, mulher trabalhadora, de pulso forte e coragem generosa, assumiu a função de sustentáculo do frágil grupo, mantendo a unidade e o carisma da Fundadora. 
 
Guilhermina Francisca Vitória, vinda de Patrocínio/MG, recebeu o nome de Irmã Rita do Espírito Santo. Testemunhava suavidade no trato, postura contemplativa e serena. Bebeu do mel da bondade da Fundadora e legou-nos a marca da espiritualidade com seu silêncio, oração e fidelidade. 
 
Maria do Carmo Chaves, vinda do Canindé/CE, recebeu o nome de Irmã Teresa de Jesus, gozava de um temperamento expansivo, com experiência da vida no campo, ofereceu ao grupo seu jeito de ser nordestino comunicando valores culturais e através dos cantos e dos contos. 
 
Experiência comunitária que na diversidade de dons viu o milagre da partilha e lançaram o alicerce para uma Congregação fundada para estar a serviço do Reino de Deus. Assim, o primeiro grupo, como uma estrela de cinco pontas brilhou com a intensidade da Luz Divina, apontando os caminhos de uma caminhada de cento e dezesseis anos de existência. 

Ir. Margarida

Madre Maria das Neves

Madre Bernadete

Madre Rita

Ir. Teresa de Jesus


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência