Festa Junina no Colégio Carmo - Cataguases

O Colégio Carmo - Cataguases realizou sua Festa Junina no último sábado, 9 de junho, com a presença de sua comunidade escolar no Ginásio Poliesportivo Carmelitano. As crianças e jovens da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio se apresentaram, com as danças típicas. A garotada curtiu as brincadeiras com prendas da pescaria, estoura balão e boca do palhaço. As famílias também aproveitaram a tarde e a noite para experimentar os caldos e outros quitutes que não podem faltar neste tradicional "arraiá".
 
O encanto da festa, é claro, fica por conta dos pequenos da Educação Infantil, que deixam os pais, avós e tios boquiabertos com cada passinho. No Maternal II, um sabiá saiu da gaiola para cantar com seu bando. No Maternal III, os trenzinhos caipiras levaram os noivos para um casamento na roça. As turmas do 1º período fizeram a colheita do café, com suas peneiras enfeitadas de fitas coloridas e um criativo forró, dançando juntinho com espantalhos, foi a sensação das danças do 2º período. No "Carimbó" e na "Farinhada", das turmas do 1º ano, meninas com saiões de chitão e meninos com peneiras rodavam pelo centro do ginásio. O som ficou por conta da professora de música, Alethea Sarmento, com teclado e voz. As professoras e ajudantes de cada turma organizaram as coreografias e todo o projeto de valorização do folclore brasileiro, sob orientação da Coordenadora Denise Furtado. 
 
Já era noite quando começaram as danças do Ensino Fundamental. As crianças do 2º ano, tendo em mãos almofadinhas vermelhas, cantavam alto que "É proibido cochilar". A "Sanfoninha Choradeira" embalou a dança das turmas do 3º ano e novamente as peneiras balançaram nas mãos das crianças do 4º ano, ao som de "Penerô, Xerem". O 5º ano entrou na dança com muitas fitas amarelas jogadas ao vento com a canção "Aproveita, Gente". Descalços e com os chinelos nas mãos, os alunos do 6º ano dançaram "Na base da chinela". As coreografias do 2º ao 6º anos foram conduzidas pela professora de Educação Física, Graziella Porfiro, com o apoio da Coordenadora Ana Brígida.
 
"Xenhenhem" foi a canção escolhida pelas turmas do 9º ano, em coreografia ensaiada com a colaboração da mãe de uma aluna. Dançando juntinho, os pares mostraram que têm ritmo, recordando os antigos bailes na roça. Logo depois, uma grande quadrilha se formou, com estudantes do 8º ano e do Ensino Médio, mesclando o forró e o sertanejo que, em tom de brincadeira, eram quebrados por batidas de funk, misturando tradições e modismos. Para fechar a festa, o "Fogaréu" animou a dança do 7º ano. As coreografias foram apresentadas pela professora de Educação Física Ana Gabriela.
 
"Nossa festa é o resultado de um trabalho maravilhoso desta grande equipe, que ao longo das últimas semanas se dedicou intensamente para que tudo saísse bem. Agradecemos a todos os funcionários, irmãs carmelitas, professores, alunos, pais, além das pessoas que, com sua generosa colaboração, contribuíram na preparação dos caldos, pastéis e doces", afirmou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares.
 
Luciana Mendonça de Melo, jornalista do Carmo de Cataguases


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência