FORMAÇÃO DE COLABORADORES

FORMAÇÃO DE COLABORADORES

Instituto Onda Gomes – Barbacena-MG

 

 

No dia 02 de julho de 2018 das 8:00hs às 9:30min realizamos a terceira formação de Colaboradores deste ano de 2018 aqui do Instituto Onda Gomes juntamente com as colaboradoras da comunidade Santa Teresa D’Ávila. Ir. Marlene Frinhani é responsável por essas formações aqui no Instituto.

Antes de iniciar a formação. Ir. Marlene fez a apresentação do livro: “Uma Família de Migrantes: Sua Saga, Seu Heroísmo, Sua História!” , de sua autoria que conta toda a história da sua família, fazendo uma ponte com o tema a ser tratado.

Tivemos como tema: “Despertar da Fé – A Dose Certa no Momento Certo” conduzido pela Ir. Marlene Frinhani que faz parte da comunidade Santa Teresa D’Ávila.

Iniciamos com um momento orante. Em seguida Ir. Marlene motivou a todas a partilharem um pouco da experiência de fé de cada uma e em que momento elas perceberam essa experiência em suas vidas.

Com o texto proposto para essa reflexão, Ir. Marlene explicou cada uma das fases da criança nesse despertar da fé. Num cartaz mais resumido assim ela expressou:

  • Do nascer até aos 03 anos de idade, fase do “colo”: Como falar de Deus?
  • Dos 03 aos 08 anos de idade, fase da “imaginação”: Que imagem de Deus?
  • Dos 08 aos 12 anos de idade, fase do “pensamento”: Trabalhar o bem e o mal, a justiça e sentido da vida.
  • Dos 12 aos 18 anos de idade, fase da “complexidade – Entrada na vida adulta”: Trabalhar as atitudes, vocação, sexualidade e afetividade.

Segundo o texto, o desenvolvimento da sensibilidade moral acontece nas experiências diárias. O relacionamento mais profundo com Deus passa da fase indiferenciada dos primeiros anos de vida. O despertar da fé é essencial para criarmos o hábito de discernir o que é o BEM e o MAL.

Ir. Marlene encerrou a formação nos deixando algumas mensagens referente a tudo o que foi refletido. Concluímos com uma oração e com um momento de dedicatória da Ir. Marlene nos livros que ela presenteou a cada colaboradora.

Por tudo isso, demos graças a Deus!

                                                                                             Ir. Michele Guimarães.

 

 


Equipe de Colaboradores do Instituto com as Irmãs

Ir. Marlene fazendo dedicatória!


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência