Semana da Educação Infantil - Carmo de Juiz de Fora

Desde 2012, o Dia da Educação Infantil passou a ser comemorado no dia 25 de agosto. A data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010, em um terremoto no Haiti. Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República na época, Maria do Rosário, a criação da data foi importante, pois teve a intenção de estimular debates anuais em todo o País sobre os níveis de qualidade da educação infantil brasileira.

Com esse propósito, nossa Educação Infantil preparou uma semana de atividades especiais para nossos pequenos, promovendo conhecimento, reflexão e diversão.

Na segunda-feira, dia 20, as turmas da Educação Infantil assistiram atentamente a uma contação de histórias feita pela funcionária do Colégio, Angélica Freitas, sobre o Saci. As crianças gostaram muito de aprender um pouco mais sobre esse importante personagem do folclore de nosso país.

Na terça-feira, dia 21, foi o momento de dançar e de cantar ao som do Grupo Lúdica Música. O Colégio teve a honra de receber os músicos no Anfiteatro Irmã Clotilde para uma tarde de muita diversão para as crianças e, também, para os adultos.

Na quarta-feira, dia 22, em homenagem ao Dia do Folclore, a professora de Música, Luísa Mendonça, e a professora de Educação Física, Elza Ganimi, comandaram as atividades, ensinando brincadeiras folclóricas aos alunos. As crianças aprenderam a brincar de “passa anel”, “escravos de Jó”, “seu mestre mandou” e muito mais.

Na quinta-feira, dia 23, foi a hora dos pequenos usarem o que aprenderam sobre o Saci. As turmas do Infantil tiveram uma tarde cheia de aventuras, caçando o personagem, com garrafas e peneiras, pelo parquinho do Colégio.

Na sexta-feira, 24, os alunos do Maternal III prepararam um Momento Cultural muito especial. Usando como base o que aprenderam em sala de aula sobre o folclore brasileiro, as crianças, com a ajuda de suas professoras, recitaram diversas cantigas de roda, adivinhas e falaram um pouco sobre alguns personagens importantes de nossa cultura.

Foi um bonito encerramento para uma importante semana que promoveu momentos lúdicos e integração ao segmento.



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência