Projetos do Carmo - Teresópolis brilham na FECTI


Alunos e professores do Colégio Nossa Senhora do

Depois do destaque alcançado na Mostra de Ciências do Colégio Nossa Senhora do CARMO – Teresópolis, três projetos criados por alunos e supervisionados por professores foram credenciados a participar da FECTI – Feira da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. A mostra aconteceu no último final de semana, no Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica, no Maracanã, Rio de Janeiro, onde alunos e professores representaram com maestria o Colégio.

Os trabalhos, que representaram o colégio foram: “A Melipolinicultura como prática educacional: Abelhas sem ferrão, conservação e uso sustentável dos recursos naturais em uma turma de sétimo ano”, dos alunos Maria Eduarda Gomes Maia, Stemberg dos Santos Figueiredo, Pedro Mendes, Clara Almeida, João Vitor  e Ana Clara Gonçalves Miranda. O projeto tem como orientador o Professor Antonio Fernandes Ferreira Junior; “Transtornos Mentais”, com Julia Alexandra Cosati de Carvalho da Silva Pombo, Júlia Balbino dos Santos e Monik Silva de Souza. O professor orientador é Fábio Lima de Almeida; “Engenheiros da Natureza: Ensino de geometria por meio da matemática das abelhas em uma turma de sétimo ano”, dos alunos Maria Fernanda Torquato Seabra, Júlia Moreira Maciel, Maria Mariana do Carmo, Miguel Maia e Rafael Souza Martins. A orientadora é a professora Luana Titonelli.

Em suas redes sociais, a docente comentou sobre a alegria de ver seus alunos em um evento tão significativo. “Estou muito orgulhosa dos meus pequenos cientistas. Estão arrasando nas apresentações! E hoje vejo frutos de um projeto que fizemos durante este ano letivo e sei que valeu a pena! A matemática é linda e não está limitada à sala de aula, na verdade está em toda parte. Hoje falamos da geometria das abelhas. Compartilhamos e recebemos conhecimentos. Este é um daqueles dias que confirmo que fiz a escolha certa em relação à minha profissão! Amo ser professora”.

Outro que acompanhou os alunos na viagem foi o professor Antônio Fernandes. Ele também usou as redes sociais para celebrar. “Semana de teste do coração, de renovar e de gratidão. Um colégio de Teresópolis teve, em 2018, uma jornada inspiradora em ciências. Em pleno século XXI, um ensino baseado somente na transmissão de informação já não atende aos anseios das novas gerações, que pedem por novos espaços, novos métodos e novas maneiras mais colaborativas de extrair conhecimentos relevantes da informação que nos cerca. Assim, é possível, potencializar competências e desenvolver novas habilidades. Nesse binômio Competência x Habilidade, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, recebeu suas medalhas conquistadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA e por fim, a participação na XII Fecti. Dias intensos, coração renovado e principalmente, a certeza de estar no caminho certo. Obrigado Colégio Nossa senhora do Carmo pela confiança e apoio”.



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência