Retrospectiva do Centro Social São José 2018

2018 foi um ano singular em nosso Centro Social. Começou com grandes desafios e responsabilidades, não diferente dos outros anos, porém, com a singularidade dos NOVOS desafios que enfrentamos, superamos alguns e continuamos no enfrentamento para 2019.

Mudanças na Equipe profissional, na Direção, com a chegada da Irmã Lusinete, para somar as conquistas e dividir as responsabilidades.

O Centro Social passou por uma reforma física, ampliando a qualidade do atendimento às crianças e melhorando o ambiente de trabalho. Contudo, não deixou de cumprir sua Missão de “acolher, promover e difundir os valores fundamentais no exercício da Cidadania e da Ética”.

Fomos agraciados com a colaboração de bons voluntários, benfeitores e amigos que tornaram o trabalho mais gratificante, juntamente com seus resultados que muito acrescentou.

As datas comemorativas foram celebradas com alegria e entusiasmo pelas crianças e por toda equipe. Celebramos o Dia de São José, com a confecção de artesanatos homenageando o pai de Jesus Carpinteiro. Também realizamos a Coroação de Nossa Senhora, com a sensível apresentação de todas as crianças e apoio das Irmãs que estiveram presentes para prestigiá-las, e várias outras celebrações religiosas.

As Oficinas aconteceram no decorrer de todo ano, com a variedade nas atividades e o entusiasmo das Monitoras. Passeios foram realizados, dentro da Cidade de Teresópolis, em comemoração ao mês das crianças.

Celebramos também o Dia da Família, Festa Junina e a Páscoa, festejando o simbolismo, como também ensinando os valores reais de cada data comemorada.

Nos reunimos com os responsáveis para aproximação das famílias, retorno das atividades com as crianças no Centro Social e, também, para ouvir o retorno dos pais/responsáveis.

A Equipe muito se alegrou com o retorno das famílias por nos transmitir os benefícios que o Centro Social São José proporciona aos seus filhos. Os relatos das famílias foram positivos no sentido de expressar o avanço na sociabilidade das crianças, no desenvolvimento motor, na educação e regras que os fizeram melhorarem o comportamento tanto em suas escolas, quanto em casa.

As famílias também relataram que o Centro Social é um lugar seguro e muito acolhedor, que se sentem tranquilas e gratificadas por esse espaço que as Irmãs, corajosamente, mantém ao longo dos anos.

A equipe técnica também realizou um trabalho desafiador de atendimento e Visitas Domiciliar às famílias e Visitas Institucionais com a rede sócio assistencial, para estreitamento das parcerias e atendimento ao público atendido.

E bem notável  o comprometimento da Congregação e dos voluntários para com o Centro Social no apoio financeiro necessário,  para que o Centro Social continue acolhendo e atendendo  as crianças e as famílias mais necessitadas de Teresópolis.

Priscila - Assistente Social



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência