Votos Perpétuos

A nossa comunidade, Ir. Tereza de Jesus, com alegria e fraternidade, acompanhou com orações e apoio toda a preparação da Ir. Lucenir, para concretizar nos seus votos perpétuos o seu sim definitivo no seguimento de Jesus Cristo, na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

A comunidade pode testemunhar que a graça e a fidelidade de Deus não lhe faltaram, em momento algum, na abertura do seu coração, para acolher e responder o seu sim, com generosidade e amor.

Três dias que antecederam o grande dia 16 de Junho, festa da Santíssima Trindade, escolhido por ela, aconteceu um Tríduo Vocacional, com a presença de nossas Irmãs, a noviça Beatriz, aspirantes e vocacionadas que, com entusiasmo e alegria, puseram os pés e os corações a caminho e percorreram algumas comunidades da Paróquia de Santa Rita com visitas, catequese e escuta.

Padre Jorge Luiz Passon, sempre presente, celebrando a Eucaristia, nas três noites, muito nos apoiou. Após o Evangelho nossas Irmãs Osmira, Alenir e Tereza Cristina, falaram bonito,  com entusiasmo sobre a vida religiosa consagrada, agradando a todos os presentes.

O dia 16, ás 10 horas, no Santuário de Santa Rita, aconteceu o momento mais sublime e gratificante: a celebração Eucarística, presidida por D. Geovane Luiz da Silva, bispo auxiliar de Belo Horizonte e concelebrantes: Padre Jorge Passon, pároco do Santuário de Santa Rita, Padre João Batista, vigário e Padre José Carlos, grande amigo da Congregação.

Toda a liturgia, com a participação das Irmãs a partir da entrada, com os quadros de nossa Fundadora Madre Maria das Neves e Madre Bernadete, Irmã Lucenir com a sua mãe, senhora Maria Abadia (D. Lia), Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, Superiora Geral. Todo o cerimonial com Dom Geovane e os sacerdotes concelebrantes acima sitados.

O coral dos Irmãos do Santíssimo Sacramento abrilhantou toda a celebração, cantaram bonito com músicas bem escolhidas para o momento.

A palavra de Dom Geovane, com sua reflexão clara e precisa, revelou para nós todo amor à Santíssima Trindade, cuja festa estávamos celebrando.

Fomos gerados pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo e, a eles devemos adorar, amar e glorificar, grande mistério que deve envolver todo o nosso SER, e nós religiosas, devemos estar em sintonia e em comunhão constante com a Trindade, cultivando o dom da Esperança porque é ela que nos empurra para a frente, nos faz felizes e nos ajuda a realizar, no dia a dia, o serviço de Jesus a nós confiado, em nossa missão, onde quer que estejamos.

O momento da celebração dos votos pronunciados pela Irmã Lucenir, com toda força e amor do seu coração, teve a acolhida da Irmã Imaculada Rezende, Superiora Geral; emocionou também nossos corações, renovando a nossa opção, o nosso sim.

No final, Irmã Lucenir agradeceu a todos, à Congregação e, em especial, a Deus o dom de sua vocação como consagrada Carmelita da Divina Providência.

          Ir. Maria Auxiliadora Fernandes 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência