“Deus é Amor, arrisquemos viver por Amor! Deus é Amor, ele afasta o medo!”

Nesta confiança, nossa Comunidade – Noviciado Nossa Senhora do Carmo segue com muito ardor sua missão formativa.  Os estudos foram bem intensos e profundos e para bem aprofundá-los contamos com generosas colaborações. Assim, Ir. Marlene Frinhani introduziu o estudo sobre nossas Constituições, momento muito rico, pois na sua didática, Ir. Marlene nos leva a experimentar o desejo de viver a consagração como Carmelita da Divina Providência. Também, Ir. Nieves Fonseca – Carmelita Missionária nos auxiliou com o estudo sobre Santa Teresa de Jesus, ajudando-me a aprofundar os três pilares da nossa Espiritualidade:  Contemplação, Fraternidade e Serviço, dentro da história desta Santa Doutora da Igreja. E, com muito entusiasmo, Francis Paulina – Carmelita Leiga refletiu conosco sobre a Espiritualidade Carmelitana, seguindo o modelo do Profeta Elias e da Virgem Maria, nossa Mãe, Irmã e Mestra. No Novinter, nós os noviços (as), tivemos a graça de meditar sobre Consciência Moral e Crítica, Cristologia e Mariologia. Assuntos, por sinal, bem complexos para a vivência nos tempos atuais.

 

Ilustrando com a vida, partilho algumas experiências vivenciadas na Missão de cada dia. Aqui em Viçosa/MG, no mês de Maio, com muita dedicação, o povo celebrou jubilosamente a Novena e Festa de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. Nesse ano, a novena teve por tema: “A Juventude no centro do olhar da Igreja”, proporcionando-nos a reflexão sobre a atuação do jovem na Igreja. E, por falar em juventude, no dia 9 de Junho, Irmã Rita de Cássia Silva, Mestra de Noviças e eu Noviça Beatriz, participamos de um Encontro Vocacional na Comunidade ‘Santa Teresa de Jesus’, em Barbacena/MG. Contamos com a presença de duas jovens, Karina Meneghin e Paula Faustino. Nesse encontro, foram tratados os temas: Vocação, partindo do chamado de Moisés e Espiritualidade Carmelitana.  Para moldar esse quadro da vida, tive a honra de participar do Tríduo preparatório dos Votos Perpétuos da Irmã Lucenir Fernandes. Momento marcado pela força do sentido de pertença que cada Irmã possui por nossa Família Religiosa. No ambiente havia um esforço muito grande para que, tudo corresse bem afim de que, nossa Irmã Lucenir saboreasse sua Consagração definitiva sabendo que suas Irmãs estavam unidas a ela pela oração e pela presença fraterna.

 

Que alegria crescer neste espaço tão propício para nossa formação religiosa!  Sabemos que as dificuldades existem, mas acima delas há o Amor de Deus a quem nos Consagramos para sempre. Continuemos unidas em Oração, pois é por ela que alcançaremos a Perfeição da Vida.

              Noviça Beatriz Marques



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência