Encontro de Superioras e Ecônomas Locais

“Um aspecto fundamental para promover os pobres está na maneira como o vemos. Não serve um olhar ideológico que acaba usando os pobres.”

 

Aconteceu no Carit, Rio de Janeiro, nos dias 24 a 28 de junho o Encontro de Superioras e Ecônomas das comunidades locais, espalhadas pelo nosso Brasil. O tema abordado foi: Animação e Administração das Comunidades, em vista de uma vivência autêntica dos votos. Foi nosso primeiro Encontro depois da unificação acontecida em nosso Capítulo Geral, realizado em janeiro deste ano. Este encontro foi muito esperado por todas nós e a alegria do reencontro com as comunidades representadas por suas Superioras e Ecônomas, fez o coração arder de alegria e bater em ritmo descompassado, por estarmos novamente pensando juntas a nova caminhada das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Foram muitos anos, tendo os mesmos objetivos, mas em caminhadas e rumos diferentes. Nunca se perdeu o sentido do todo, da unidade, da pertença, mas cada qual foi adquirindo um jeito próprio de viver o Ser Carmelita, de acordo com os rumos tomados por cada Província e/ou Regional. Agora, somos novamente um único grupo, movido pela busca de novos horizontes.

Os primeiros dias foram assessorados pelo Padre Rhawy Chagas Ramos. Ele nos ajudou a aprofundar o verdadeiro sentido da vivência dos votos, em vista de uma experiência mais profunda com Jesus Cristo, na pessoa dos irmãos mais necessitados e que vivem à margem de uma sociedade, cada vez mais individualista e descartável, onde o outro não é mais visto. Onde o pobre se tornou um ser invisível para a grande maioria. Aí, entra a missão da Vida Consagrada, viver o verdadeiro “desapego, na luta diária contra a miséria, aliviando, encorajando e ajudando o mais possível, o nosso irmão e irmã que está neste difícil estado de miserabilidade”.

Nos demais dias, o Governo Geral e seu Conselho, nos ajudou a relembrar a nossa vivência no cotidiano da vida, através da administração dos bens. Somos responsáveis pelo seu gerenciamento, dentro dos critérios evangélicos. Repassou e simulou com a Assembléia, os meios utilizados para a prestação de contas e previsão orçamentária anual de cada Comunidade. Também, nossa Irmã Júlia Antônia dos Passos, responsável pelo Departamento  de Pessoal, salientou a necessidade de atenção redobrada e os cuidados que devemos ter com relação às datas, os preenchimentos dos documentos, envio de atestados, pois é um setor delicado e complexo. A nossa Superiora Geral, Irmã Maria Imaculada Rezende Pereira, nos informou sobre a situação do patrimônio imobiliário da Congregação, principalmente sobre aqueles que estão desocupados ou nas mãos de terceiros. Também foram assuntos da pauta, as várias equipes formadas, tendo em vista o Planejamento do Sexênio e a realização das Metas Capitulares. Estas equipes já tiveram um primeiro encontro, mas ainda estão sendo ampliadas para, então, iniciarem os trabalhos. Irmã Imaculada, nos lembrou da importância da participação de cada Irmã nos vários serviços, pois a Congregação somos todas nós. O Governo

Geral não existe sozinho e que, as Superioras das Comunidades são de suma importância para a realização das atividades, são as porta-vozes do Governo e as profetizas da esperança para cada uma das Irmãs a elas confiadas.

O nosso último dia de encontro foi iniciado como todos os demais dias, com o momento orante, porém, neste dia, tivemos a grata surpresa de rezar com uma jovem que evangeliza através das atividades com o tecido acrobático. A jovem Polyana nos levou a rezar as sete moradas de Santa Teresa, através de sua acrobacia. Foi um momento bastante significativo, pois nos levou a refletir também, sobre a forma, o jeito e a linguagem que os jovens utilizam e se identificam na evangelização. Nesta mesma manhã, fizemos a avaliação do Encontro e demos sugestões para o próximo encontro, para o Planejamento do Sexênio e para a Celebração dos 120 anos da Congregação. Encerrou-se o Encontro, pedindo as bênçãos de Nossa Mãe, Irmã, e companheira de caminhada, Nossa Senhora do Carmo, e de nossa querida Madre Fundadora, Madre Maria das Neves.

 

 Irmã Maria de Fátima de Carvalho



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência