CELEBRANDO NO CARMELO COMO “BATIZADOS E ENVIADOS”

Em Marimbá, as comemorações já começaram em junho! Numa reunião, em fervente clima Carmelitano, no dia 17 com 42 agentes de pastoral, lançamos o apelo: preparar e celebrar a festa de NOSSA SENHORA DO CARMO, padroeira do Carmelo e de Betim, com sabor missionário, antecipando o Mês Missionário solicitado pelo Papa Francisco.

            Acolhida a Programação com entusiasmo e responsabilidade, a Missão teve início no dia 28, com visitas missionárias dos oito Grupos de Reflexão, levando o pequeno Oratório com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, a casas com famílias e pessoas necessitadas de conforto, presença e oração.

            No dia 6 de julho iniciamos a novena, solenizada pela Fraternidade de Carmelitas Leigos: hasteamento do estandarte de Nossa Senhora Estrela do Mar, fogos, cantos, muita emoção e... pipocas.

            Durante os nove dias, tivemos a graça de participar de Celebrações Eucarísticas, zelosamente preparadas pelas várias pastorais da Comunidade, com homilias – verdadeiras catequeses missionárias - a partir do tema da novena “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão, com a Virgem do Carmelo em seu louvor profético.”

O tema de cada dia: um versículo do Cântico de Nossa Senhora (Lc 1, 47-55) – inspirou as homílias dos sacerdotes e as intenções do dia, também expressas nas preces da Comunidade.

            Muitas doações: 265 – cerca de 300 quilos de generosidade do nosso povo que, da sua reduzida despensa, partilhou, para ser entregue a outras despensas mais desprovidas!

Também guloseimas foram oferecidas por Carmelitas Leigos e por alguns grupos. E ainda, caldos, arroz doce, canjica, foram gratuitamente partilhados por amigos, aquecendo ainda mais as frias noites de julho.

            O dia 15, bem dentro do espírito carmelita, foi chamado “recolhimento missionário”: as famílias levaram a oração da Novena para rezar na própria casa ou na casa de vizinhos, com o convite para a Missa do dia 16.

            A festa foi o coroamento dessa caminhada. Bela, simples, solene, piedosa! Foi alegre e fraternalmente presidida por Frei José Roberto, o Franciscano que celebra semanalmente conosco. Foi concelebrada por nosso pároco Padre Adilson. Uma recordação da história e da espiritualidade carmelitana, carinhosamente preparada, compôs a homilia de Frei José Roberto.

            Após a renovação dos nossos votos, cada representante de movimento, pastoral ou serviço religioso, desde o pároco, foi convidado a fazer seu compromisso missionário, com a oferta de um chinelo. Em seguida, ao canto da “Flor do Carmelo”, as aspirantes piedosamente coroaram a imagem da nossa Estrela do Mar. Carmelitinhas jogaram flores!

            Não faltou o saboroso e tradicional lanche oferecido pela Fraternidade de Carmelitas Leigos para todos, acrescido da “sobremesa” – a torta de Adriano e Cristina. Tanta Gratuidade! Tanta Festa! Tanta alegria, foi ainda somada a bela e catequética celebração do Profeta Elias, no dia 20, preparada e conduzida pelas aspirantes e encerrada com o arriamento do estandarte da Mãe do Carmelo.

                                    “Ser Carmelita:

                                   Eis a nossa essência.

                                   Confiar sempre

                                   No Deus Providência”!

Comunidade Jesus Maria e José de Marimbá – Betim/MG



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência