4º CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL

Participaram do 4º Congresso Vocacional do Brasil, as Irmãs Liene Gomes e Célia Maciel, ocorrido nos dias 05 a 08 de Setembro p.p., no Santuário de Nossa Senhora Aparecida – SP, éramos cerca de 700 participantes: Sacerdotes, Religiosos/as, Diáconos Permanentes, Novas Formas de Vida Consagrada, Seminaristas, Casais. O tema: Vocação e Discernimento. Lema: “Mostra-me os teus caminhos” (Sl25,4).

O evento foi promovido pela CNBB, em parceria com CRB Nacional. Vivemos num clima de Pentecostes, com muita abertura, alegria e participação mesclada de compromisso e esperança. Fez-se  presente a Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, Presidente da CRB Nacional. Também marcaram presença Bispos de todo Brasil; uns permaneceram por mais tempo, quanto outros tiveram que retornar logo às suas Dioceses.

A Celebração Eucarística de abertura foi presidida por Dom Walmor Olivera de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB, que, em sua homilia, clamou alto e de bom tom: “A hora é agora. Deixemos para trás tudo que não edifica a nossa missão: comodismo, desânimo, desilusão, e entremos na barca de Jesus, para remarmos junto com Ele que foi, e continua sendo: coragem, determinação, confiança, coerência, permanecendo fiel ao cumprimento do Projeto do Pai”. Disse também que o esforço é nosso, mas a graça é de Deus. Desejou-nos  dias leves, mas com o coração aberto, para que sejamos, melhores e ajudemos os adolescentes e jovens a descobrir os seus caminhos.

Como eixo central, o Congresso percorreu o seguinte caminho: Palestras proferidas pelos sacerdotes: Padre Ângelo Mezzari, rcj que discorreu sobre o tema da Caminhada Vocacional do Brasil, e o Padre  Amedeo Cencini, fdcc que refletiu sobre Vocação e Discernimento. Ele afirmou que a boa Pastoral Vocacional é aquela que se dirige aos adolescentes e jovens, para ajuda-los a descobrir o sentido  da vida, e o projeto que Deus tem para cada um e cada uma.

     No decorrer da sua fala, mereceram destaque, os seguintes pontos:

  1. Lugar Psicológico: Na busca de sentido; Cada geração é jovem à sua maneira, e os jovens são o meio pelo qual a sociedade experimenta o mundo em mudança,  e responde aos desafios dessa mudança;
  2. Lugar Teológico: Os jovens são o caminho pelo qual a Igreja encontra os motivos novos da fé, em tempos novos;
  3. Lugar Sociológico: Constata-se o  fim do Cristianismo tradicional, aquele transmitido de geração em geração. Os jovens de hoje são a primeira geração incrédula. Estamos diante de uma crise  do Cristianismo tradicional. Teremos um Cristianismo por opção, pois segundo Tertuliano, Não se nasce cristão, se torna. Disse também que Deus é o eternamente chamante, chama porque ama, e aos que ama e chama, os envia em missão.

Além dos dois temas que nortearam o Congresso, tivemos trabalhos em grupos, para discutir os desafios e as dificuldades presentes na Igreja, em âmbito de: Seminários, Vida Religiosa Consagrada, Novas Formas de Vida, Família etc..., e oficinas diversas, que trouxeram à tona questionamentos, angústias, preocupações. O assessor atuou de uma forma aberta e democrática, conseguindo envolver a todos na discussão dos temas.

O Congresso foi concluído com um Show em homenagem ao Padre Zezinho, pela sua vida doada à Evangelização, cantando e levando sua mensagem de paz por todas as  regiões do Brasil.

 

                                                                                              Irmã Célia Maciel



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência