É Missão de todos nós!

Nossa Comunidade – Noviciado Nossa Senhora do Carmo, assumiu o convite do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário : “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em Missão no mundo!” e a proposta do Governo Geral : “Com Madre Maria das Neves, buscando novas formas de vida na Igreja em saída”, para vivenciarmos com entusiasmo o chamado que o Senhor nos faz: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura..” (Mc 16,15).  Aprofundando cada proposta, partimos, em Missão, levando aos Irmãos a alegria do Evangelho.

Começamos nossa peregrinação rumo aos 120 anos de nossa Congregação, participando, nos dias 19 e 20 de outubro, das visitas missionárias na comunidade de Santo Antônio, em Viçosa, visitando as famílias. Momentos marcados pelo encontro com o Cristo sofredor, expresso nas diversas realidades encontradas. Sim, a Missão é urgente! É preciso testemunhar o Senhor ressuscitado aos Irmãos carentes.

Como essa atividade me ajudou a experimentar na prática a vivência dos Votos! Estamos realizando preciosos estudos sobre a Vida Religiosa Consagrada, com enfoque nos meios para bem viver nossa Consagração: a profissão dos Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. Para tais estudos, tivemos a assessoria das Irs. Valdete Guimarães – Congregação Servas de Maria Reparadora e Elizabetta Pompei- Congregação das Irmãs Missionárias Combonianas; através do Novinter, e do Pe. Rhawy Chagas Ramos, que muito enriqueceram minha formação. 

Destaco que, em tempos de muita banalização de alguns valores primordiais, somos profetas, porque assumimos em plena liberdade, na alegria e com todas as nossas limitações, um estilo de vida que denuncia as injustiças sociais, e proclama o advento de Cristo que se aproxima.  O testemunho da prática dos Votos – Pobreza, Castidade e Obediência - nos leve a sair do centro, e colocar no meio aqueles que estão à mercê da sociedade: os sem-voz, marginalizados, os pequeninos e excluídos, como Jesus fez em toda sua trajetória missionária.

Ser uma religiosa consagrada é assumir um constante êxodo, estar disposta a viver na dinâmica do Espírito Santo, procurando, pela graça de Deus, possuir um olhar sensível e misericordioso frente às novas realidades sociais e eclesiais. É amar sem limites os Irmãos, confiando que é ao próprio Deus que estamos amando e servindo. É perceber-se num diálogo constante com o Pai. Assumindo a Pobreza numa atitude alegre e despretensiosa da doação dos dons e talentos, a Castidade como expressão livre e amadurecida do amor que se doa, e a Obediência como forma de descobrirmos na convivência fraterna a Vontade do Pai. Assim, professaremos com a Vida o gratuito e generoso dom de Deus: a Vida Consagrada Religiosa.

Entusiasmada e sentindo-me amada pelo Senhor, sigo confiante meu processo formativo!

Noviça Beatriz Marques



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência