Encontro Vocacional

Tema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2, 5
 
Foi realizado no dia 22 de dezembro, no Bairro Marimbá, em Betim - MG, um Encontro Vocacional organizado pela Irmã Júlia Antônia dos Passos, integrante da Equipe da Pastoral Vocacional, pelas Irmãs da Comunidade “Jesus, Maria e José”: Irmã Maria Natalícia de São Gabriel, Irmã Liza Helena Ramos, Irmã Maria da Conceição Vasconcelos Coelho (Ceça), Irmã Maria da Glória Melo e Irmã Terezinha Rodrigues de Lima, e pelas Aspirantes Naiara Cristina Reis e Gislane Paiva de Araujo. Participaram do Encontro seis jovens: Ana Alice, Maria Lucília, Vanusa, Tatiana, Vitória e Beatriz. 
 
Iniciamos com a acolhida e o cafezinho, proporcionando um ambiente de alegria e fraternidade. Em seguida, Irmã Júlia apresentou a proposta do Encontro, e conduziu o momento de oração, trabalhando um pouco o autoconhecimento, através de pequenas histórias que ajudaram na reflexão das próprias motivações e vivências. 
 
No momento seguinte, Irmã Liza tratou o tema “Vocação na Bíblia”, apresentando o chamado de Eliseu, seguidor de Elias. De forma interativa e reflexiva, as jovens reconheceram algumas das exigências que uma vocação específica traz consigo. Posteriormente, Irmã Natalícia e a aspirante Naiara apresentaram um pouco da Espiritualidade Mariana, fazendo reflexões sobre a relação de intimidade e familiaridade com Maria, que a Carmelita da Divina Providência é chamada a cultivar. 
Após o almoço, Irmã Júlia e a aspirante Gislane conduziram um divertido momento de recreação no jardim, com um “Caça-tesouro” e a brincadeira “O que é, o que é”. Em seguida, as aspirantes e as jovens puderam fazer uma roda de conversa, para partilharem experiências e ficarem mais próximas. Dando continuidade, Irmã Júlia e a aspirante Gislane apresentaram o Carisma, a Espiritualidade e as Áreas de Missão da Congregação. Nesse momento, as jovens puderam conhecer a origem de nossa Congregação, um pouco sobre nossas Irmãs pioneiras, além de perceber também a dinamicidade da Vida Religiosa Consagrada.
 
Ao final, fizemos a Leitura Orante de um trecho do Primeiro Livro de Samuel: 3,1-10, buscando interiorizar a importância de estarmos abertas, para ouvir e discernir o chamado de Deus. Todas as jovens manifestaram a alegria de terem passado o dia, convivendo com as Irmãs, percebendo a proximidade, o acolhimento, a simplicidade de cada uma. Além disso, manifestaram o desejo de participar de outros Encontros Vocacionais. 
Agradeçamos ao nosso Pai, Deus de Amor, e à Nossa Mãe Bem-Aventurada, por esse abençoado Encontro e maravilhosa experiência na Comunidade “Jesus Maria e José” em Marimbá. 
 
Aspirantes Naiara Reis e Gislane Araújo
 


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência