Escola Vocacional

Nos dias 13 a 18 de janeiro p.p., participei da Escola Vocacional, que ocorreu no Espaço Champagnat – Ribeirão das Neves, MG. Éramos 85 animadores vocacionais, das mais diversas Congregações, leigos e seminaristas, em preparação ao serviço da animação vocacional.

O curso teve por objetivo oferecer formação teórica e vivencial para animadores vocacionais, de modo a contribuir para a construção de uma cultura vocacional nas Congregações, nos Institutos e na Igreja. A programação passou por quatro eixos, que nortearam as atividades do evento: Sociológico, Eclesiológico, Psicológico e Metodológico. Todos eles compostos por palestras, rodas de conversa, oficinas, passeios, celebrações e confraternizações. A ideia é atender à demanda, de forma significativa, com os processos de Animação Vocacional para a Igreja.

O dia 13, inicio do evento, constou de acolhida, apresentação e histórico da Escola Vocacional, que principiou em 2014, e hoje é referência no Brasil. No segundo dia, o tema foi Análise da realidade sociopolítica na perspectiva juvenil, com oficinas sobre Política, Comunicação, Tecnologia, Negritude, Saúde Mental, Engajamento Eclesial e Solidariedade. No dia 15,  o tema trabalhado foi Ser Igreja no contexto atual, que também teve oficinas de Criatividade, Dança Circular, Comunicação Não Violenta e Projeto de Vida. Na quinta-feira (16), o assunto abordado na palestra foi Resiliência e sentido da vida, seguindo-se um passeio pelo centro de Belo Horizonte. O penúltimo dia foi para abordar o perfil do animador vocacional e o planejamento da atuação da Animação Vocacional. O dia 18 encerrou o evento com uma avaliação e envio dos cursistas.

O ambiente do encontro foi muito propício e acolhedor. Em todos os espaços havia expressões que permeabilizavam cultura e artes, utilizando recursos naturais que ressaltavam o tema: Árvore da vida brotando nos caminhos de Deus. A frase norteadora destacava que Deus é o cerne da questão e que não há como fazer pastoral vocacional, se não nos aproximarmos dos jovens. Devemos seguir o exemplo de Jesus no caminho de Emaús: aproximar, caminhar, escutar e partir o pão, com a finalidade de fazer os corações dos jovens arderem.

Irmã Júlia Antônia dos Passos



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência