A Família se reúne!

Nos dias 25 e 26 de janeiro tivemos um encontro muito feliz da Família Carmelitana do Brasil.

Estando no Brasil o Prior Geral da Ordem Carmelita, Fr. Míceál O’Neill, e Frei Luis Maza, Conselheiro Geral para as Américas, por ocasião dos Capítulos das Províncias de Santo Elias e do Pernambuco, tivemos a oportunidade de nos reunir com eles.

A presença da família foi muito significativa. Vejamos: Da Província de Santo Elias estavam Frei Evaldo Gomes Xavier, Provincial, Frei Renê Vilela e Frei João Paulo Moraes; da Província do Pernambuco, estava o Prior Provincial: P. Sormani José Barbosa Lima; do Comissariado do Paraná, Frei Tiago Evaristo. As monjas se fizeram presentes: Irmãs Marisel Teresita e Judith, de São João del Rei-MG, Irmãs Francisca Marlene Rochae Solange, de Jaboticabal-SP. Da Congregação das Irmãs Missionárias Carmelitas, estavam a Ir. Maria Gildete da Silva, Sup. Geral, e Ir. Edenice Rufino de Carvalho. Iniciou sua participação a Irmã Luz Albina, Carmelita de Madre Candelária, recém-chegada ao Brasil. Das Carmelitas Missionárias de Santa Terezinha, estava a Irmã Maria Silvoneide da Silva. Da nossa Congregação, participamos: Irmã Maria Imaculada Resende, nossa Superiora Geral, Irmã Leticia Rodrigues da Silva e eu. A Elizabeth Eliazar, Carmelita Leiga, completou a família.

Num primeiro momento, conversamos sobre as experiências vividas, que tiveram como grandes incentivadores os Freis John Malley, Domingos Fragoso e Carlos Mesters. Lembramos as programações que nos ajudaram a fomentar nossa identidade de Carmelitas, e construir uma fraternidade muito bonita que perdura e, nesses dias, nos deu a alegria de reencontrar irmãos e irmãs que não víamos há mais tempo.

Com o apoio bastante animado dos Freis Miceal e Luis Maza, cresceu a esperança de um reavivamento da nossa Família Carmelitana, sob os cuidados da Mãe do Carmelo e a orientação do Espírito Divino que nos habita. Preparamos, então, uma programação para o sexênio que se iniciou em setembro/19. Lembramos que essa programação, embora parta da experiência vivida no passado, precisa ter a criatividade que nos pede o momento presente. Foram propostas atividades em nível das Américas e do Brasil, que serão divulgadas pelo Secretariado da Família.

Ir. Dazir Campos



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência