HORTA "IRMÃ PLAUTILA" - Comunidade de Itaituba/PA

Nossa comunidade, há bastante tempo, está buscando alguém que nos ajudasse a fazer uma HORTA SUSPENSA, muito comum aqui na nossa região.

A horta suspensa é feita de forma que o canteiro, ao invés de ser feito no chão, é feito no ar, com estacas e pranchas de madeira, que formam um caixote grande. Alguns ribeirinhos fazem a horta suspensa com barcos velhos, que não tem mais uso.

Como não conseguíamos uma pessoa que pudesse fazer a nossa horta, começamos a cultivar as sementes em potes de plástico, pneus velhos e latas, mas sempre com o sonho de expandir nossa horta.

Até que conseguimos um senhor das comunidades, que nos ajudou a realizar o sonho.

Começamos a maratona: comprar madeira, pensar e ajudar na construção; buscar e tratar o esterco e a serragem; buscar terra; comprar brita; encher os canteiros com brita, areia, terra, esterco e serragem. Cultivar as sementes, e buscar mudas. Molhar, cuidar e observar o crescimento, colocar suplementos e vitaminas naturais, matar as pragas.

É um processo que nos ajuda a exercitar a paciência, a meditação, a estar na presença de Deus, e a gratidão a Deus por nos ajudar na criação, que, a cada dia, nos emociona e nos transforma.

A alegria de ver as sementes germinando, os frutos que nascem, limpar as pragas... Tudo nos ensina muito no nosso caminho espiritual.

Alegria de ver as primeiras berinjelas, os quiabos, as flores do pé de maracujá e seu primeiro fruto...

Agora, com nossa horta suspensa, serão mais hortaliças, verduras e legumes que poderemos cultivar.

Nos dias da criação da horta suspensa, soubemos do falecimento de nossa querida Irmã Plautila.  Logo pensamos: nossa horta terá o seu nome, pois Irmã Plautila era alguém que viveu pela missão nos meios populares, na pastoral da criança, e amava a natureza.

Com muita alegria, nasceu nossa HORTA IRMÃ PLAUTILA, que, em breve, estará cheia dos dons de Deus.

 

Irmã Liene Gomes



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência