ESCALADA EM PREPARAÇÃO PARA A CELEBRAÇÃO DOS SANTOS E SANTAS CARMELITAS

A Escalada dos Santos e das Santas Carmelitas, no ano 2020, foi uma aventura maravilhosa! Esse evento foi uma iniciativa das Irmãs Carmelitas de Madre Candelária, de origem venezuelana, intermediada por Irmã Isimar Linhares. Irmã Isimar é uma jovem Carmelita que reside em Mariana/MG, e atua no Lar Santa Maria. Seu entusiasmo contagiou a todos que participaram, toda noite, às vinte horas.

O primeiro degrau abriu a reflexão, lembrando o inspirador do Carmelo, Profeta Elias e a presença terna de Nossa Senhora do Carmo. Concluímos a escada virtual com Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein). O palestrante do dia quatorze de novembro, refletiu sobre a vocação para o Carmelo, e nossa Missão.

Os Santos e as Santas carmelitas foram contemplados, cada um na sua história, sua originalidade, sua contribuição no Carmelo, seus aspectos relevantes no caminho da santidade. Devo destacar que quase todos os palestrantes eram jovens, o que faz consolar o coração dos mais experientes em idade. Parabéns para a juventude carmelitana, atuando com empenho e alegria.

As partilhas foram ricas de conteúdo, e mostraram o gosto pela pesquisa e pelas narrativas na linha da espiritualidade. Provavelmente, cada participante tenha se identificado com a vida de cada Santo ou Santa apresentada(o).  Os Santos contemplados foram: Elias, São Simão Stock, Beato Tito Brandsma, São João da Cruz e Beato João Soret. As Santas foram: Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, Santa Teresa de Los Andes, Santa Teresa de Jesus de Ávila, Santa Elizabeth da Trindade, Beata Candelária de São José, Madre Maria das Neves, Santa Maria Magdalena de Pazzi e Santa Teresa Benedita da Cruz.

Alguns desses santos e santas são mais conhecidos e outros não. Sendo assim, essa iniciativa proporcionou uma oportunidade para que eles fossem apresentados no conjunto da Família Carmelitana. Cada exponente escolheu sua forma de apresentar, com criatividade e recursos visuais. Aqueles que participaram, certamente, foram provocados a continuar fazendo suas pesquisas, para aprofundar e aprender mais os valores do Carmelo.

 Percebemos a leitura feminina do Carmelo, e nos perguntamos o que nos atrai na busca desse caminho de santidade. A sensibilidade, a ternura, a presença de Maria, talvez, sejam a nossa atração, assim como a identificação com Jesus humano e sofredor, e a capacidade de amar o Amado. O Mistério da Dor e do Amor nos envolve, e nos convida à conversão permanente. O processo transformador da conversão nos atrai para o seio da Trindade Santa, e nos mantém olhando para o horizonte aberto, onde se encontram o Divino-Humano.

Sem dúvida o Carmelo é, na Igreja, a expressão do Amor encarnado na vida do seu povo. A ajuda mútua entre a espiritualidade vivida na ótica feminina e na ótica masculina é um sinal a nos mostrar a importância da caminhada espiritual. Insistimos na importância da oração, do silêncio e da solidão, meios essenciais na jornada espiritual.

A Escalada foi empolgante. Eu me sinto como uma avó, ouvindo os seus netos, seus filhos, seus sobrinhos contando histórias épicas, entusiasmados com as façanhas dos caminhantes.  Curioso foi uma menina de 11 anos, acompanhando essas histórias. Ela provocou em nós a necessidade de uma literatura infanto-juvenil, que contemple a realidade dos Santos e Santas do Carmelo. Na inocência da criança, vimos o olhar de Nossa Senhora do Carmo, nos assistindo todos os dias.

A presença mediadora da Irmã Isimar, com sua simpatia e capacidade de comunicação, ajudou muito na escalada. Sua Congregação, dando a ela o suporte necessário foi admirável. Ela soube acolher, coordenar e estimular a participação dos ouvintes, pelo que damos graças da Deus!

A novidade virtual, provocada pela Pandemia, logo vai deixando de ser difícil de acompanhar.  A aproximação fraterna da Família Carmelitana na América Latina está acontecendo. Temos saudades dos encontros presenciais, mas acolhemos a facilidade da juventude, tornando esses eventos possíveis para nós do século passado. Queridos e queridas jovens do Carmelo, a chama do Carmelo não pode apagar. Continuem passando o Manto de Elias e a Ternura de Maria, todos os dias. Avante!

Irmã Marlene Frinhani, CDP.



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência