Celebrando 25 anos de presença missionária em Puyo Equador

No dia 21 de janeiro, iniciamos a preparação para celebrar os 25 anos de nossa presença missionária em Puyo, Equador. Fizemos a experiência de percorrer o caminho que as Irmãs fizeram para chegar aqui, através da leitura das crônicas muito bem escritas, que nos contam os fatos e sentimentos, deixando transparecer encanto, beleza e as surpresas próprias de estar, por primeira vez, em missão ad gentes. À noite, na Igreja de Santo Domingo, rezamos com o povo, agradecendo a caminhada percorrida nestes 25 anos.

 

No dia 22, na oração da manhã e da noite, seguimos com a leitura, nos emocionando com os relatos, refazendo o caminho, e agradecendo a Deus a coragem e valentia daquelas Irmãs, que vieram destemidas, sem saber bem o que as esperava. À noite, celebramos com o grupo de leigos, momento em que os mesmos expressaram, com emoção, como nossa presença aqui tem influenciado na vida de suas famílias, com acompanhamento, escuta e a ajuda aos mais necessitados da comunidade.

 

No dia 23, sábado, dedicado a nossa Mãe querida, iniciamos nossa oração comunitária junto à imagem de nossa Senhora do Carmo, que foi doada por Monsenhor Flumencio Escudero, para a inauguração da primeira Comunidade. Cantamos “minha luz é Jesus...”, e Irmã Viviana Beatriz Porra, a última que chegou a esta missão, acendeu uma vela e a conduziu até a capela, levando acesa a chama do Carmelo de Madre Maria das Neves, enquanto cantávamos: “me chamaste para caminhar na vida contigo”. Em seguida, cada uma de nós acendeu uma vela cantando: “somos velas acesas por ti, cabe a nós acender outras luzes...” Neste dia, lemos sobre a primeira reunião com Monsenhor Flumencio, pela manhã, com a apresentação dos horários da casa e as atividades de que deveriam encarregar-se as Irmãs e, às 3 horas da tarde, a celebração de inauguração da Comunidade, introduzindo na residência a imagem de nossa Senhora do Carmo, que tem desenhado o nosso escudo no coração. Contemplamos o mural preparado com fotos, símbolos, e lembramos citações bíblicas que nos animam na vida missionária. Irmã Marieta Santos nos contou que, em 1996, estava no noviciado, e foi participar, em Belo Horizonte, da Missa de Envio das Irmãs para Puyo. Entrou, levando a cruz. Hoje, está aqui integrando a Comunidade, mas, naquele tempo, nem sonhava com isto. A Providência Divina a foi preparando.

 

Na Igreja de Santo, no dia 24, às 8 h da manhã, na Eucaristia dominical da Comunidade, fizemos a ação de graças a Deus, pelos 25 anos de missão nestas terras equatorianas, presidida por Monsenhor Rafael Cob, concelebrada por Padre Vinício Molina, nosso administrador paroquial.

Celebramos com entusiasmo e alegria, com a presença de paroquianos e amigos. Por motivo da pandemia, não pudemos celebrar como a data merecia mas, com simplicidade e com número reduzido de pessoas, fizemos a festa da vida, agradecendo a Deus pela caminhada. Ao final da Missa apresentamos um vídeo com testemunhos de Irmãs que viveram aqui e de leigos, além de Alexandra Narciza, nossa ex Irmã que está no grupo de Carmelitas Leigos. Às 10h da manhã, na capela São Joao XXIII de nossa Paróquia, rezaram, agradecendo a Deus nossa presença, e demonstrando carinho e agradecimento à Congregação, pela presença e o acompanhamento à Paróquia nestes 7 anos. Entregaram à Irmã Gorete, em nome da Congregação, uma placa de honor, com o seguinte escrito: “Camina no dejes de caminhar, manãna en tus huellas alguien se puede fijar.”

Com o coração agradecido, seguimos cantando: “confiamos nossa vida a Divina Providencia”.

 

Irmã Maria Alves de Farias (Gorete)



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência