Encontro Virtual - Gestores dos Colégios do Carmo de Cataguases, Viçosa e Juiz de Fora

Diretoras, coordenadoras e professores de Ensino Religioso dos colégios Carmo, de Viçosa/MG, Juiz de Fora/MG e Cataguases/MG, participaram, neste sábado, 13 de março, por videoconferência, do Encontro de Gestores Carmelitas. Esteve presente, também, a Superiora Geral da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira. 

É um evento anual dos colégios Carmo, voltado para a reflexão sobre a missão dos educadores nas escolas carmelitas. Nesta edição de 2021, o grupo recebeu, como palestrante, Frei Jorge Jacinto Corrêa, OCD, que, há 21 anos, trabalha como Mestre de Formação Carmelita, residindo, atualmente em Piedade de Caratinga/MG. Ele esteve acompanhado da carmelita secular Ana Maria Scarabelli, responsável pela formação do Carmelo Secular de Caratinga.

Pela manhã, Frei Jorge, juntamente com Ana Maria, destacaram o exemplo missionário de Santa Teresa D’Ávila, que viveu na Espanha, no século XVI e, hoje, é reconhecida como pioneira reformadora da Ordem Carmelita. Sua história e seus diversos livros publicados contribuíram para o fortalecimento da espiritualidade católica.

À tarde, a história de vida de São João da Cruz foi o tema da apresentação de Frei Jorge e Ana Maria. São João da Cruz é outra importante figura reformadora da Ordem Carmelita, que, com Santa Teresa D’Ávila, fundou a Ordem dos Carmelitas Descalços, na Espanha, tendo publicado, também, grandes obras de literatura mística. Os dois Santos são considerados Doutores da Igreja Católica Apostólica Romana.

Ao final do encontro, o grupo, que reuniu 29 educadores, com a condução da Irmã Sônia Maria Estevam, agradeceu aos palestrantes pelas partilhas de hoje. 

 

Luciana Mendonça

Jornalista do Carmo de Cataguases



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência