Seminário para a Vida Religiosa Consagrada

“Por isso, vem, entra na roda com a gente, também, você é muito importante, vem!”

 

Neste espírito de comunhão e reflexão, a Vida Religiosa Consagrada da Região Sudeste se reuniu no dia 15 de maio, de modo online, para refletirmos o tema – “Da Querida Amazônia à Fratelli Tutti – Provocações à VRC.” Com o lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo 2,5). Participaram do Seminário as Irmãs do Governo Geral, da Comunidade Casa Central, e Ir. Lúcia Helena Torres, representando a Regional CRB Rio de Janeiro.

Iniciamos as reflexões com um momento orante, preparado, em vídeo, pelas regionais sudeste – Belo Horizonte, Vitória, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Os trabalhos foram divididos pela manhã e à tarde. Durante a manhã, os conteúdos foram aprofundados por Maria Helena Morra, scm, e Ir. Joílson Souza Toledo, fms à luz da Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”. Em suas colocações, trouxeram a novidade deste Documento Pontifício: o próprio Papa Francisco nos convidando a assumir a fraternidade entre nós e a Casa Comum. Foi bastante destacada a figura do Bom Samaritano, que dedica tudo o que tem para resgatar seu irmão caído no caminho. Com a atitude do sacerdote e o levita, vimos que, muitas vezes, nossas estruturas religiosas se tornam “desculpas” para não acolhermos os sofredores.

 

No período da tarde, fomos conduzidos pela Sra. Moema Miranda – leiga franciscana –  que nos levou pelos caminhos amazônicos, conduzindo-nos a penetrar na realidade tocada pelo documento – “Querida Amazônia”.

Somos Amazônia! Apesar das regionais estarem inseridas na Região Sudeste, nossa maneira de viver interfere no meio ambiente. Como VRC precisamos tomar consciência desta realidade de exploração da Mãe Terra, e do desequilíbrio que tais ações causam em todo o mundo. Precisamos unir forças, dar as mãos, o desafio pertence a todos. Assumamos a mística do cuidado com a vida.

 

Nas partilhas dos grupos, percebemos a importância da intercongregacionalidade, integrando os carismas na construção do Reino de Deus, ouvindo o clamor do povo e da natureza. Este Seminário nos trouxe um despertar para uma ecologia integral, na busca de sermos uma Vida Religiosa Consagrada profética e itinerante na Amazônia, denunciando as desigualdades sociais e o descaso governamental.

 

Encerramos o encontro interpelados (as) a assumir a “coragem de Madalena”, acorrendo ao encontro do Senhor, mesmo na madrugada. Que nossa convicção da Ressurreição de Jesus faça vibrar o nosso coração e brilhar os nossos olhos no anúncio da Boa Nova.

“Tudo está interligado nesta casa comum.”

 

Ir. Graça Fernandes e Ir. Beatriz Marques



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência