PARTILHA MISSIONÁRIA DA MISSÃO EM IATAITUBA/PA

MOMENTO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA 

 

Em nossa Prelazia, a Pastoral da Criança foi muito afetada pelo isolamento social, em consequência da pandemia provocada pelo Covid-19. Muitas líderes ficaram doentes e muitas ainda lutam com as sequelas, além do sofrimento causado pela perda de familiares. Fátima Costa (Coordenadora da Prelazia), Pe. Carlos Eduardo (Pároco) e eu, Irmã Liene Gomes do Nascimento (Assessora da Pastoral da Criança da Prelazia), tivemos uma reunião com os líderes da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio e ficou combinado que, para a retomada dos trabalhos, teríamos um momento de formação humana e espiritualidade para as líderes.

A formação aconteceu na residência das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, aproveitando, assim, o espaço verde e silencioso, oferecido neste ambiente tranquilo e aconchegante.

Na tarde dessa formação, sob a orientação de Irmã Liene, foi refletido o seguinte tema: “DEUS VIU QUE TUDO ERA BOM!”, que foi trabalhado com dinâmicas de interiorização e autoconhecimento, subdividindo-se nos tópicos: “como escutar”, “a criança interior”, e “a integração da história pessoal”, terminando o conteúdo com momento de massagem em duplas. Foi uma ocasião de muita profundidade para as líderes, no “cuidar de si” para “cuidar melhor do outro”.

Terminamos esse dia de formação, com um gostoso lanche partilhado, e muita alegria por parte das líderes.

 

NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

 

A Novena de Nossa Senhora do Carmo, deste ano, foi iluminada pelo documento Fratelli Tutti e as questões sociais; foi tempo de muita reflexão e, por que não dizer, de conversão pessoal; um olhar transformador das nossas vidas. Nossa Novena aconteceu nos momentos de oração comunitária.

Muitas perguntas surgiram: Como é a nossa presença neste mundo? Não basta estar na Amazônia, precisamos sempre buscar uma presença de qualidade, e acompanhando o que Jesus disse: lancem as redes do outro lado da margem... onde é o outro “lado da margem”? Nós estamos junto aos que estão à margem, os que não contam, os que não têm voz e nem vez...?

Louvamos a Deus por esta novena, e pedimos a Ele que nos ajude a dar forma aos questionamentos que ela nos motivou.

No dia 16, nossa Festa foi bem simples, mas bem vivida. Tivemos a Missa presidida pelo Dom Frei Wilmar Santin, O.Carm., com a presença dos Frades Franciscanos, Padres Diocesanos, Frei Romualdo O.Carm., e alguns leigos amigos. Durante a missa, fizemos nossa renovação dos Votos, sendo um momento de muita comunhão com toda a Congregação.

Após a celebração, tivemos um gostoso almoço, espaço de compartilhar a vida e vivenciar entre nós, missionários e missionárias, a fraternidade.

Dando continuidade ao tempo festivo, iniciamos no dia 17, até 26 de julho, o Festejo de nossa Paróquia e Prelazia dedicada à Sant’Ana.

Este ano, após o falecimento do nosso Pároco, Frei Manoel Lima, OFM (falecido no dia 16 de abril/2021, de Covid-19), foi designado para assumir a paróquia Frei Francisco Paixão, OFM. Frei Paixão já iniciou seus trabalhos, com a missão de organizar o Festejo da Paróquia, contando com a ajuda de todos/as os(as) paroquianos(as), criando laços e conhecendo as comunidades.

Foi a primeira vez que tivemos um momento de agregar as comunidades como Paróquia, desde o início da Pandemia. Seguindo os protocolos de saúde, e com as devidas adaptações, foi possível reanimar as comunidades e, assim, começamos a retomar a caminhada de fé.

Frei Paixão solicitou que nós, Irmãs, fizéssemos parte da Comissão Geral da festa e, também, que ficássemos à frente de alguns serviços. Assim, a Irmã Nelza Rodrigues da Silva ficou na Comissão de Liturgia, e eu, Irmã Liene, na Comissão de Música e Animação.

Todos os dias, a festividade contou com a presença de um grupo das comunidades, Pastorais, Serviços e Movimentos; da Área Pastoral III (Comunidades de Miritituba, do outro lado do Rio Tapajós) e Área Pastoral São Francisco do Tapajós administrada pela nossa Irmã Creusa da Costa Lima.

Foi um tempo de muita fé, religiosidade popular e revigoramento das comunidades, após tantas perdas humanas que tivemos em nosso meio. Depois de uma uma linda e animada carreata, os festejos foram encerrados com a Missa Solene, presidida por Dom Frei Wilmar Santin, O. Carm., Bispo da nossa Prelazia.

 

VISITA ÀS COMUNIDADES DA ÁREA SÃO FRANCISCO DO TAPAJÓS

 

Com as vacinas chegando a todos em nossa região, e começando o verão amazônico, aos poucos, as comunidades vão retomando as atividades e recuperando o ânimo à luz da fé, depois de tantas perdas em nosso meio, e ainda com inúmeras pessoas, lutando com as sequelas da covid-19.

Nas visitas, organizadas pela Irmã Creusa, Administradora Pastoral, além dos leigos da coordenação, participam o Seminarista João Witor, da Prelazia de Itaituba (que está fazendo estágio pastoral na área), e eu.

Essas visitas têm vários objetivos, como: mutirões de organização da parte externa das capelas, cursos de formação, visita às pessoas doentes, Celebração da Palavra, Celebração dos Festejos, Sacramentos e visita às famílias que sofreram perdas durante a Covid-19. Isso traz para a nossa alma uma riqueza sem igual, que nos leva a uma contemplação silenciosa da ação de Deus em nosso meio.

São muitas coisas que nos levam a uma transformação da alma: as dificuldades das estradas, que são de chão, com pontes de madeira, bem diferentes das que temos em outras regiões do nosso País; buracos e animais selvagens pela estrada; a beleza da mata e dos animais selvagens; as flores e árvores imensas, próprias da região Amazônica, a diversidade de frutas, sucos e carnes de caça... vamos a lugares distantes, no meio da mata. 

E pensar que as pessoas, que ali vivem, chegaram lá, abrindo caminho a mão, com suas ferramentas de agricultura, cortando a mata, desbravando-a para realizar o sonho de ter uma terra para plantar e viver. Vieram, de outros estados, em busca de uma vida melhor. Ouvir essas histórias de migração, suas lutas e sofrimentos, conquistas e novos sonhos, nos emociona e nos motiva a enfrentar as dificuldades da missão, dando continuidade ao trabalho de vários missionários e missionárias, que se despuseram a estar no meio dos pobres e migrantes, compartilhando a Palavra de Deus e acolhendo a Sua PRESENÇA VIVA no seio da Amazônia, dentro da vida das pessoas, da mata e dos rios.

Sentimos o Evangelho tão vivo, tão encarnado, que compreendemos, com muito mais clareza, o que os discípulos experimentaram da sua relação com Jesus.

Aqui, somos motivadas para deixar, aos poucos, nossas certezas, esquemas prontos, e nos colocarmos a caminho, no caminho com Jesus de Nazaré, aprendendo, aprendendo, aprendendo o sentido verdadeiro da Palavra: missão e amor.

Gratidão a Deus e a Congregação, que nos confiou esta oportunidade inigualável de transformação da alma na missão.

Irmã Liene Gomes do Nascimento


MOMENTO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA

MOMENTO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA

MOMENTO DE FORMAÇÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA

NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

NOVENA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

ÁREA SÃO FRANCISCO DO TAPAJÓS

ÁREA SÃO FRANCISCO DO TAPAJÓS

ÁREA SÃO FRANCISCO DO TAPAJÓS


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência