Festividades em honra a Nossa Senhora do Carmo e Santo Elias

Aconteceram, entre os dias 07 e 20 de julho, a Novena de Nossa Senhora do Carmo e o Tríduo de Santo Elias, no Santuário Santa Rita de Cássia, Viçosa-MG. Neste ano, as festividades tiveram como tema central “Maria, aquela que nos ensina a acreditar e esperar no Senhor”. Houve  a participação de diversos grupos, que nos ajudaram a rezar e adentrar na espiritualidade de cada liturgia, preparada com muito cuidado, expressando a piedade e a devoção da família carmelita.

          Cada dia da novena e do tríduo ficou marcado por um tema relacionado ao Evangelho, que nos trouxe o impulso de continuar caminhando, com muita fé, a exemplo do profeta Elias e de Maria Santíssima. Alunos de todos os segmentos, ex-alunos, educadores, famílias e funcionários do Colégio Nossa Senhora do Carmo, além das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e da Fraternidade de Leigos Carmelitas, participaram das Celebrações Eucarísticas, representando todos os que gostariam de estar unidos presencialmente.

          Devido à restrição de público nas igrejas, causada pela pandemia de Covid-19, houve número limitado de participantes, mas as celebrações foram transmitidas pelo canal do YouTube da Paróquia Santa Rita de Cássia, contando com expressiva participação dos fiéis que acompanharam de suas casas. Além disso, nas redes sociais do colégio, foram compartilhados os registros de cada momento, trazendo o sentimento de unidade e comunhão de toda a comunidade escolar e família carmelita.

          As novenas compõem uma tradição antiga da Igreja, como um ato de gratidão e devoção popular aos Santos e à Virgem Maria. Teólogos, como Scott Hahn, explicam que o fundamento está exatamente no louvor a Deus (três dias de louvor a cada pessoa da Santíssima Trindade), bem como pode fazer alusão aos nove meses qm que Nossa Senhora esteve grávida de Jesus, pela ação do Espírito Santo. Há explicações, também, em torno do número 10, número redondo que representa a plenitude e perfeição (nove dias de orações somados ao dia da Festa do(a) Santo(a)).

Essas festividades devem ser sempre organizadas com muito zelo e carinho, pois nesses momentos recorremos a Deus em nossas necessidades, elevando nossas mentes e corações, sobretudo, neste tempo tão difícil em que o mundo inteiro ainda sofre com as consequências da pandemia. Que possamos, assim como a Virgem Maria e o profeta Elias, ser sal e luz, cumprindo a vontade de Deus, levando paz, alegria e muita esperança a tantos quantos precisarem!

 

Geovane Macedo da Costa

Professor de Ensino Religioso e Projeto de Vida

Colégio Nossa Senhora do Carmo (Viçosa-MG)



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência