Mês da Bíblia

     “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”. (Gl 5, 25)

 

Este ano de 2021, quando se comemora os 50 anos do Mês da Bíblia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblica Catequética, propõe a leitura e a vivência da Carta Paulina aos Gálatas, com o lema: “pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

Portanto, a dinâmica deste mês nos introduz na mistagogia que a vivência da Palavra de Deus incute em nosso contexto diário. Somos convidados a deixar que Deus nos fale através da Sagrada Escritura, motivando-nos à abertura do coração, expressando, assim, uma resposta que nasce do fascínio de Deus, através da Sua Palavra divina.

Nesta Carta, São Paulo enfatiza que: “Em Cristo Jesus, somos todos irmãos e filhos de Deus, já não há diferenças ou divisões: somos todos um, pela graça do Batismo”(Gl 3,27). E assim, deixemo-nos envolver pela grandeza do amor divino revelado em Seu Filho Jesus, Aquele que nos salva e nos sustenta em sua divina misericórdia. Somos impelidos a uma profunda adesão a esse mistério pascal, que nos conclama a anunciar a boa nova do Reino de Deus.

Procuremos realizar, a partir da experiência cristológica, o sentido central de nossa ação missionária e evangelizadora. Inseridos, enfim, na prática cotidiana da vida imersa no Espírito Santo, vivamos, como nos é advertido em Gl 5, 22-23.25: “O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito”. Deixemo-nos, envolver, portanto, pela mensagem da Carta aos Gálatas e, assim como Paulo, possamos, convictos, expressar: “não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Oxalá, saibamos aproveitar este mês de setembro, para um profundo encontro com Deus e nossos irmãos, através da Sagrada Escritura. Que o Espírito Santo de luz e entendimento nos ajude a entrar na dinâmica da leitura e aprofundamento da Carta aos Gálatas.

 

Irmã Luciana Flávia Gonçalves

 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência