122 Anos da Congregação e Abertura do Ano Vocacional - CDP

Parabéns, Madre Maria das Neves!

Parabéns Irmãs Carmelitas da Divina Providência!

Parabéns, Jovens vocacionadas (os)!

Saquarema, 02 de dezembro de 2021! Este é o dia que o Senhor fez para nós! E, por isso, infinitas graças Vos damos, ó Senhor Deus altíssimo! “Casa Mãe” das Carmelitas, onde nossa Fundadora iniciou seus passos de profecia, aqui viemos para dar graças pelos 122 anos de História, bem vividos, com seus montes, vales e planícies. Nesta Festa da Congregação, houve uma pequena representação de 20 Irmãs e 20 pessoas da Comunidade Paroquial de Nossa Senhora de Nazaré. A pandemia limitou o número de pessoas, mas esta restrição não diminuiu o espírito de comunhão, gratidão e participação. Foi registrada a presença do Governo Geral, e da Equipe do Serviço de Animação Vocacional. Irmã Maria Imaculada de Resende Pereira fez uma linda Abertura, solenizando e dando Eco Vocacional de esperança, coragem e alegria, na Eucaristia das 19h. Foi o auge da gratidão, marcada pela liturgia bem preparada, expressa nas músicas, acompanhadas pela organista Irmã Julia Antônia dos Passos. A missa foi presidida pelo Padre Nédio dos Santos Lacerda, da Arquidiocese de Belo Horizonte,  e concelebrada por mais três Sacerdotes: o Pároco, Padre José Goretti Pio, o Padre Rhawy Chagas Ramos, grande amigo da Congregação, que também assessorou a transmissão, e o ex Pároco, Padre Jorge Ignaczuk, hoje Pároco de Bacaxá. A transmissão foi feita pelos links: canal da Pascom Paroquial e canal das Carmelitas CDP. Os Leigos, presentes em número reduzido, simbolizaram todos os fiéis daquela Cidade. Nossa Celebração marcou  também, a abertura do “Ano Vocacional Carmelita da Divina Providência,” dando início a uma programação recheada de momentos fortes trazidos no Organograma lançado. “A seara é imensa, e os operários são poucos”.

”Saquarema, és nosso poema! Teu lindo céu nos diz, teu lindo mar também: a história tão linda de alguém, Madre das Neves feliz que passou, mas em ti vive ainda...” A  Comunidade “Mãe da Providência”, de coração aberto e acolhedor, apresentou um clima “Fratelli Tutii”. Com todo carinho, ofereceu o café da manhã todo farto, um almoço típico de praiano, “peixada” deliciosa, e tendo, ao redor da mesa das Irmãs, os colaboradores, padres e alguns amigos. O calor humano era muito mais forte que a temperatura própria do Rio, e aí, o picolé esteve presente todos os dias, com muita delicadeza. Após a Celebração da Missa, que foi no alto do Penhasco, descemos do monte, e já nos esperava um farto coquetel fraterno, com variados salgadinhos, refrigerantes, e um bonito bolo de aniversário, com as velinhas dos 122 anos, os parabéns e as boas vindas de Irmã Sonia Marinho, em nome da Comunidade. Dava gosto de ver o entrosamento das Equipes: Governo geral, SAV e Comunidade. Por tudo, demos graças a Deus. A festividade foi vivida com as restrições, com o uso de máscaras, distanciamento, álcool gel, e completada com os “Mimos” que não podiam faltar, elaborados pela Equipe do SAV. A piedosa Oração da Manhã, dirigida pela Equipe do SAV, recordou nossas raízes, ajudando-nos no comprometimento com o carisma que Madre Maria das Neves nos deixou como herança, e, aos pés do altar, cantamos jubilosas: “Hoje que o tempo passou e o jardim floresceu, são flores lindas que Deus escolheu.” Ali, pedimos a interseção da Fundadora, para prosseguirmos com confiança, e entregamos nossa pequenez e nossa busca, como sinal visível do amor de Deus para o mundo.

            De todo o coração, a Equipe do SAV agradece à Inspiração Divina e ao Governo Geral. E abraça a todas e a cada uma de nossas Irmãs que assumiram este novo compromisso do Ano Vocacional, que busca aprimorar o nosso ser Consagrado, em busca de viver a radicalidade do evangelho, testemunhando-o diante dos Irmãos e, principalmente, dos Jovens.

“Deus infinito, nós Te louvamos e nos submetemos ao Teu poder!”

Irmã Ignez Miriam Calderano



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência