Noviciado Canônico

No dia dezenove de janeiro, iniciei o meu Noviciado Canônico, com a Celebração da Eucaristia presidida pelo Padre Paulo Dionê, pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, e com a participação do seminarista Samuelson Mesquita. Além da presença da Comunidade “Noviciado Nossa Senhora do Carmo”, esteve presente a Superiora Geral, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, Irmã Rita de Cássia Silva, Superiora Local e Mestra de Noviça, e as Irmãs Osmira Gonçalves, da Comunidade “Madre Santa Face”, e Graça Fernandes.

 

Iniciamos a celebração com a acolhida feita pela Irmã Rita, lembrando o sentido desse momento, dentro do Ano Vocacional Carmelita da Divina Providência, ressaltando que este é o tempo de vivenciar, com mais intensidade, as dimensões da Contemplação, Fraternidade e Serviço, que são exigências da Espiritualidade e Carisma.

 

Em sua homilia, Padre Paulo destacou a importância de levar em nosso alforge, a exemplo de Davi, o nosso sim, tudo o que somos, o Diretório, as Constituições e o que a Congregação oferece. Além disso, falou-nos da necessidade de nos revestirmos da fé e da confiança, para enfrentarmos os “filisteus” de hoje, que querem nos desviar do caminho e do projeto de Deus. Recordou que a maior riqueza que podemos ofertar é a nós mesmos, o nosso sim, que é construtivo. Dirigindo-se mais especificamente a mim, disse que a maior riqueza e contribuição no Ano Vocacional é o testemunho jovem.

 

Terminando a liturgia Eucarística, Irmã Rita fez a leitura dos Artigos 78, 79, 80 e 91 das nossas Constituições. Em seguida, Irmã Imaculada explicitou um pouco sobre o processo de formação do Noviciado, em nossa Congregação, convidando-me a expressar, diante dos presentes, da Igreja e da Congregação, representadas na pessoa de Padre Paulo e da Superiora Geral, as minhas disposições interiores para vivenciar esta nova etapa. Assim, expressei o meu desejo de continuar caminhando, com esperança de dar o meu sim, primeiramente, a Deus, e, também, à Congregação, e de aprofundar a espiritualidade e o carisma, e crescer no sentido de pertença. Concluindo a minha fala, recebi em mãos as Constituições das Irmãs Carmelitas da Divina Providência e o Diretório Geral. Dirigindo-nos a nossa querida Mãe Maria, cantamos a música: "Óh! Maria, Mãe nossa querida".

 

Louvo e agradeço a Deus, por mais um passo na minha caminhada de busca e discernimento da vontade de Deus, e por esta querida família Religiosa, que me ajuda e acolhe com tanto carinho e fraternidade.

 

Noviça Gislane Paiva Araújo.

 

 

 

 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência