Vida Consagrada a Festa da Acolhida e da Alegria!

“Uma coisa peço ao Senhor e só esta procuro: habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para gozar a doçura do Senhor e contemplar o seu templo!”

Sl 27, 4

 

Comungo deste desejo junto com o salmista! Não conseguiria escrever sobre a Vida Consagrada sem falar o que me fez assumir este ideal. Duas palavras: ACOLHIMENTO e ALEGRIA! A Festa da Apresentação de Jesus ao templo é narrada por São Lucas (cap. 2 – vers. 22-40). Maria e José são acolhidos no templo por dois personagens: Simeão e Ana. Ambos viviam a serviço do templo, e esperavam o tempo de a profecia se cumprir. Como sabiam a hora em que o pequeno Messias apareceria? Não sabiam, mas eram alimentados pela esperança, na oração e na fidelidade de Deus. Simeão e Ana representam a Vida Consagrada, vigilante e atenta aos sinais dos tempos. Atualizando, à luz da Palavra, o jeito de ser Igreja.

 

Eles revelaram à Sagrada Família o que aconteceria a partir do Sim que deram ao projeto divino: “Eis que este menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações” (Lc 2, 34-35). Que dura revelação! Ser profeta é sentir-se abraçado pela força do Senhor, para anunciar e denunciar o que engrandece e o que impede a vida em plenitude do povo de Deus! E só a oração nos pode dar essa força profética. Conheço muitas Ana e Simeão encarnados no tempo hoje: minhas catequistas, meus familiares, e as Irmãs Carmelitas da Divina Providência quem convivi na minha infância. O testemunho que vi e toquei foi o combustível que alimentou minha fé e escolha pela Vida Consagrada! Na família, recebi muitos valores cristãos, encontrei aconchego e segurança. Na catequese, fui inserida no “Templo”, incentivada a estar bem perto da Palavra e do povo de Deus. E com as Irmãs Carmelitas, no espaço do Educandário Dom Silvério, em Cataguases/MG, experimentei a ternura, o acolhimento e o incentivo para desenvolver meus dons. Encantava-me, naquelas Irmãs, a paixão pelo que eram e faziam.  

 

A Vida Consagrada é este acolhimento. Que observa, escuta e cuida dos Irmãos. Defende a vida, e por ela se doa cotidianamente. Fazendo-nos companheiros (as) de caminhada, ajudando o mundo, com convicção, humildade, simplicidade, criatividade e sabedoria, a não se entregar diante das dificuldades. É ser gratuito e grato! Não esperando glórias na missão.

 

Ser Consagrado é ser Amor encarnado. Ter o coração aberto a acolher Jesus Menino naqueles sofredores e injustiçados junto aos quais lutamos por justiça.

 

E a ALEGRIA é o fogo abrasador que queima e arde em nosso peito, transfigurando nossas atitudes, e trazendo leveza aos Votos que fazemos – Pobreza, Castidade e Obediência.

Eu senti a alegria das Consagradas com quem convivi na infância. Alegria de servir, cuidar e anunciar o Reino de Deus. Eu sinto esse entusiasmo e amor, pela escolha que fiz- graças a Deus! Uma certeza não permite que a Luz se apague: veremos a bondade do Pai reinar nesta terra!

 

É Festa! Parabéns, Consagrados (as)! Há um mundo necessitado da profecia, da esperança e da fé. Continuemos nossa caminhada, apoiados na força do Senhor! Entoemos, jubilosamente, hinos e cânticos Àquele que nos chamou! Que o testemunho da nossa comunhão como Irmãos (ãs) resplandeça nas trevas, levando a mensagem, a Boa Notícia: “O Ressuscitado vive entre nós!”

 

Irmã Beatriz Marques Dias.



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência