Colégio Carmo comemora 110 anos em Cataguases

O dia 6 de fevereiro de 1912 foi de festa, há 110 anos, em Cataguases. Naquele dia, chegou, de Campos-RJ, de trem, por volta das duas horas da tarde, um pequeno grupo de Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Foram recebidas na Estação Ferroviária, por uma multidão que as acompanhou, caminhando, até à nova residência delas, na Praça Santa Rita. Sua missão era trabalhar no colégio, que já seria inaugurado alguns dias depois.

O processo de matrículas das primeiras alunas do "Collegio N.S. do Carmo" já havia sido anunciado em 1º de janeiro de 1912, no jornal "Cataguazes", informando que seriam admitidas meninas para o ensino primário e secundário. A primeira diretora seria Madre Bernadete da Imaculada Conceição, que assim descreveu, em carta à Madre Superiora, o dia de sua chegada:

"Fomos recebidas com música e parecia que a metade do povo estava lá. (...) É preciso agora, a todo o custo, manter o Colégio, que já tem 48 alunas e algumas adiantadas. Eu preciso de professoras. (...) Na segunda-feira será a abertura das aulas. Temos recebido muitas atenções do povo de Cataguases e atribuo tudo isto à misericórdia de Deus e à Nossa Mãe Ssma. do Carmo."

A data oficial de inauguração da "Escola Normal Nossa Senhora do Carmo" é 10 de fevereiro de 1912, como consta na ata de fundação, documento que assim registra: "Na inauguração estiveram presentes as autoridades locais e suas distintas famílias. Falou, nessa ocasião, o Vigário Pe. João Rodrigues de Oliveira, mostrando que não é suficiente o preparo da inteligência, mas é absolutamente necessária a formação do coração."

Dois dias depois da inauguração, entraram as alunas, professoras e Irmãs. O Colégio começou em regime de internato, semi-internato e externato. As freiras acolhiam também as crianças e jovens para a recreação e catequese. 

Marcando a efeméride de 110 anos da chegada das Irmãs Carmelitas a Cataguases, no próximo domingo, 6 de fevereiro, a comunidade está convidada a participar, com essa intenção, das Celebrações Eucarísticas, no Santuário de Santa Rita de Cássia. Pedimos a Deus e a Nossa Senhora do Carmo que abençoe as Irmãs Carmelitas e a nossa escola, gratos por toda a história vivida. Repletos de esperança e disposição, que possamos continuar nessa caminhada, educando, aprendendo, vivenciando a simplicidade, a alegria e o acolhimento, que é nossa missão, tendo Maria como inspiradora.

 

Carta ao Colégio Carmo de Cataguases

 

A direção do Colégio Carmo de Cataguases recebeu com muito carinho, nesta semana, a mensagem da mãe de um dos alunos, Marcos Lavorato, que compartilhamos a seguir:

"Escolhi o Colégio Carmo como a escola para o meu filho, Marcos Pereira Lavorato, quando ele tinha 3 anos de idade. Escolha certa. Escolha feliz. Acolhida perfeita.

Em observação aos quatro pilares da educação, a escola permitiu que o Marcos: 1° - aprendesse a conhecer a si e ao próximo; 2° - aprendesse a fazer, com liberdade; 3° - aprendesse a viver os mais verdadeiros e belos momentos; 4° - aprendesse a ser ele mesmo, tendo o respeito como base do viver socialmente.

A missão da escola foi cumprida, com excelência. Educação, compromisso, vivência, simplicidade, amizade, alegria e acolhimento, tendo Maria como inspiradora. Sim. Acredito que Nossa Senhora esteve sempre ao lado do meu filho e da Comunidade Escolar.

Hoje, aos 16 anos de idade, com respeito às diferenças, senso ético, criticidade, criatividade e todos os saberes adquiridos, ao longo dos anos no Colégio Carmo, somados aos valores cristãos familiares/escolares, Marcos se despede para voar mais longe - COLUNI 2022. O sonho realizado.

Nunca me esquecerei do que diz o hino do Colégio - "O Carmo é meu chão". O chão que eu escolhi para o meu filho iniciar seus passos rumo a inúmeras descobertas e que, hoje, permite que ele trilhe outros caminhos, com prontidão. GRATIDÃO define o meu sentimento.

Obrigada a todos os membros da Família Carmelita!" Maria da Consolação Pereira Lavorato - fevereiro/2022.

 

Luciana Mendonça de Melo
Colégio Carmo de Cataguases


Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência