Ensinar com amor é tema de palestra para os educadores carmelitas

O corpo docente, administrativo e de apoio pedagógico da Escola esteve reunido na noite de ontem, para assistir à palestra proferida pela Irmã Marlene Frinhani. Ela conduziu reflexões sobre a frase "Fala com sabedoria, ensina com amor", lema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2022. A Irmã, Carmelita da Divina Providência, é autora de livros e de um documentário que mantém viva a memória e o carisma desta Congregação religiosa, fundadora do Colégio Carmo.

A palestrante mostrou que, voltada especialmente para os educadores, a temática da Campanha deste ano destaca uma das passagens bíblicas em que Jesus, reconhecido como o grande Mestre, leva uma multidão a refletir sobre valores humanos. Como diz o Evangelho, os que ouviam Jesus ficavam encantados com sua maneira de ensinar. O modo cristão de ensinar é um exemplo constante para todos os professores, especialmente, em uma escola confessional, como o Colégio Carmo.

Para enriquecer as palavras de Irmã Marlene, um grupo de professores participou de uma encenação, reproduzindo a cena descrita na passagem bíblica (João 8:7) que é representada no cartaz da Campanha da Fraternidade 2022. A noite de ontem contou, também, com a voz da professora Flávia Lobo, acompanhada da voz e violão da Irmã Beatriz Marques, cantando músicas carmelitas e a música tema da CF.

O texto-base desta Campanha reproduz uma proposta: "para educar para o Humanismo Solidário, e construir a Civilização do Amor, é necessário promover a cultura do diálogo, globalizar a esperança, buscar uma verdadeira inclusão, criar redes de cooperação." A mensagem é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, um chamado do Papa Francisco, feito em 2020, para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade.

 

 

Luciana Mendonça de Melo

Colégio Carmo de Cataguases

 



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência