Abertura do Ano Vocacional - Paróquia São João Evangelista/BH

No dia 08 de maio, IV Domingo da Páscoa, Dia do Bom Pastor, Dia Mundial de Oração pelas Vocações e Dia das Mães, realizamos a abertura do Ano Vocacional da nossa Congregação, na Paróquia São João Evangelista, Serra, Belo Horizonte/MG.

Tivemos uma participação especial na missa das 10 horas, no coral, no canto do salmo e na apresentação da nossa Congregação. Estavam presentes as comunidades da “Casa Central” e da Fraternidade “Divina Providência”, num total de nove Irmãs. Irmã Luciana Flávia Gonçalves e Irmã Maria das Graças Fernandes apresentaram a Congregação, o seu carisma, a sua espiritualidade e a proposta para o Ano Vocacional na Paróquia.

Foi uma alegria a comunidade Paroquial rever as Irmãs na Celebração da Eucaristia. E, para as Irmãs, foi muito importante e significativa essa participação.

À pergunta feita às Irmãs: qual foi o seu sentimento e o que achou da Abertura do Ano Vocacional na nossa Paróquia, tivemos as seguintes respostas:

“Quero parabenizar a Equipe por esta iniciativa. Foi um momento novo de nossa Congregação neste ano de 2022, quando celebramos o Ano Vocacional Carmelitano.”

“Foi uma grande oportunidade de contar, para os fieis de nossa Paróquia, quem somos nós, o que fazemos e como vivemos nossa vocação de Consagradas na Congregação de Madre Maria das Neves. Falar um pouco do nosso Carisma e Espiritualidade. E das diferentes frentes pastorais que assumimos como Congregação. Foi um momento forte de fazer uma pastoral vocacional entre as jovens e os leigos que quase nada conhecem do nosso trabalho. Foi um despertar vocacional para a vocação consagrada na nossa Congregação.”

“Lembrei-me de nossas Irmãs Maria Heloisa de Jesus Agonizantee Irmã Maria Angelina da Cruzque foram pessoas significativas na pastoral paroquial. Também expressou a unidade com nosso pároco e a Paróquia.”

Padre Marcelo Lacerda, pároco, acolheu com alegria e muito entusiasmo a proposta feita pelas Irmãs, e sugeriu algumas atividades para a elaboração do seguinte Programa:

* Continuidade dos grupos do Escapulário

* Criar o SAV juntamente com a Pastoral Familiar

* Celebrar a Novena de Nossa Senhora do Carmo na Paróquia

* Feira Vocacional

O casal Antônio Fernando Resende Tobias e Herlene Costa Tobias deu o seu testemunho de participação na Família Carmelitana, através do Escapulário.

Na oportunidade, convidamos a comunidade paroquial para uma reunião, na qual trataremos da   formação para o “Grupo do Escapulário” e da programação a ser realizada em parceria com a Paróquia.

Rezamos a Oração do Ano Vocacional, que foi entregue aos participantes na chegada. No final da Eucaristia, foi feita uma coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo, colocada na ornamentação muito bem preparada pela paroquiana Silvania Nascimento de Paiva e Silva. As mães e as crianças entraram ao som da música: "Flor do Carmelo nossa alegria, salve, salve Maria..." Maria foi coroada por uma mãe, enquanto entoamos com alegria o canto “Ave Maria, Virgem Mãe do Senhor. Ave cheia de graça, no Carmelo és a mais bela flor!"

Irmã Maria das Graças Fernandes



Rua Caraça, 648 / Serra / Belo Horizonte - MG / CEP: 30220-260
E-mail: secretgeral@carmelitasdiviprov.com.br
Telefone: (31) 3225-4758

Irmãs Carmelitas
Da Divína Providência